TV
Atualizado em
Leitura 3 min

O que é IPTV e como ele funciona

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

IPTV: mulher de costas observa vários televisores

Cada vez mais os hábitos de consumo das pessoas têm passado por mudanças. Se antes não haviam muitas opções para assistir aos programas de TV favoritos, com a chegada do conceito de TV on demand essa realidade começou a mudar. Entre os serviços que possibilitam ao usuário assistir o que quiser e a qualquer momento, o IPTV é um dos que mais se destacam. Mas afinal, você sabe o que é IPTV?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de acompanhar este conteúdo até o final. Vamos explicar o que significa IPTV, como ele funciona e se esse é um serviço legal ou não. Confira!

O que é IPTV?

Primeiramente é preciso entender o que significa IPTV. A sigla é um acrônimo de Internet Protocol Television, que traduzida para português quer dizer Protocolo de Televisão via Internet. Como o próprio nome sugere, o serviço pode ser definido como um protocolo de rede capaz de transmitir sinais de TV pela internet.

Mas como isso acontece? Inicialmente, qualquer sinal de televisão era transmitido por ondas de rádio, satélite ou cabo. Daí a origem da TV por assinatura, serviço que é oferecido pelas operadoras justamente por meio de satélite ou cabo. No entanto, no caso do IPTV, esse sinal é convertido em dados e a transmissão para o usuário acontece pela internet, geralmente por meio de conexões banda larga.  

Como funciona o IPTV?

Assim como acontece com a Netflix, Disney+ e Amazon Prime, o IPTV também pode ser classificado como um serviço de streaming de vídeo. Ou seja, você pode assistir aos canais que deseja em tempo real e a qualquer momento do dia. A diferença está apenas no tipo de conteúdo: ao invés de ter acesso a catálogos específicos de séries e filmes, o IPTV permite assistir os mais variados canais de TV.

Para isso, o usuário deve ter um player de vídeo, como Kodi, instalado no computador, celular ou TV que seja compatível com as listas de canais IPTV. Isso porque são essas listas que vão permitir assistir o conteúdo das emissoras de TV pela internet, sejam eles abertos ou fechados. 

Entretanto, pode acontecer que o dispositivo não esteja pronto para receber a transmissão de sinal que é emitido pelo IPTV, logo programas como o Kodi acabam não funcionando. Geralmente isso costuma acontecer com aparelhos de televisão, principalmente os mais antigos. Nesses casos, a opção mais indicada é adquirir as chamadas set-top boxes a fim de converter o sinal da internet para outro formato que a TV consiga exibir.

Por fim, é preciso reforçar que IPTV e TV Online são dois serviços diferentes. Apesar de muitas vezes parecer a mesma coisa, a TV Online normalmente é uma extensão dos canais de um serviço de TV por assinatura. Ou seja, o cliente que já paga por um plano de TV, pode assistir a alguns dos canais que fazem parte do seu pacote através de outros dispositivos, como celular. 

Sua internet está lenta?

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Afinal, IPTV é legal ou não?

Depois de entender o que é IPTV e como ele funciona, é importante saber que esse é um serviço essencialmente legal. Na prática isso quer dizer que o IPTV não é oficialmente considerado algo irregular, pois a transmissão de sinal de TV pela internet é legalizada no país.  

No entanto, essa forma de transmissão acaba abrindo brechas para que canais pagos sejam distribuídos de forma ilegal. E é justamente aí que mora o grande problema em torno do IPTV, uma vez que as emissoras e operadoras de TV possuem direito exclusivo de transmitir esse tipo de conteúdo. 

Logo, quando assinantes mal intencionados começam a distribuir o sinal de canais de modo independente, essa atividade passa a ser classificada como pirataria, um crime que é previsto em lei e passível de punições judiciais. Sendo assim, ao invés de se perguntar qual o melhor IPTV, na verdade é melhor pesquisar e ficar atento para não utilizar um serviço ilegal. 

Como usar listas de canais IPTV legalmente

Como mencionamos, o melhor IPTV é aquele que pode ser usado legalmente. E ao contrário do que pode parecer, não é difícil encontrar, tanto pago quanto gratuitamente, listas de canais IPTV que são legais e de qualidade. 

Para quem quer usar o serviço de maneira gratuita, é possível acessar listas compostas apenas por emissoras de TV aberta, como Globo, Record, SBT, Cultura, Rede Vida, entre outras. Como o sinal desses canais são transmitidos abertamente, a retransmissão pela internet não configura crime de pirataria. 

Já para quem deseja pagar para ter acesso a mais canais, existem operadoras brasileiras que disponibilizam listas com canais para os assinantes de planos de TV a cabo. Caso esse seja o seu caso, vale a pena entrar em contato com a operadora para verificar essa possibilidade e ter mais informações. .

Esperamos que você tenha gostado de entender um pouco mais sobre o que é IPTV e como utilizá-lo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

0