Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

Como fazer troca de plano TIM

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

A TIM é uma das operadoras mais influentes do Brasil, com grande número de usuários, e trabalha para desenvolver novos planos e promoções para atrair e conquistar novos clientes, acompanhando as tendências de um segmento cercado de disputas acirradas.

Com a alta variedade de opções para atender a todos os perfis de uso, trocar de plano é algo comum, seja por encontrar condições mais vantajosas ou pela necessidade de um pacote de dados maior para atender às necessidades e melhorar a performance.

Nesse sentido, o ideal é sempre procurar o que é melhor para a sua situação, com um bom custo-benefício. Você sabe como fazer troca de plano TIM? Confira neste post tudo sobre o assunto e tire as suas dúvidas!  

Como mudar de plano TIM?

As operadoras oferecem algumas vantagens para os clientes. Com isso, quem já tem um plano assinado pode se sentir atraído por uma novidade ou condições que serão mais úteis, com um preço atrativo.

Se você é cliente TIM e deseja mudar de plano, a operadora disponibiliza canais de comunicação eficientes para fazer a substituição. Ainda pode conhecer melhor outros planos para auxiliar a identificar algum que seja mais adequado para o seu tipo de uso.

No entanto, a mudança de planos deve ser analisada com cautela, verificando o que a operadora tem para oferecer e as suas necessidades. Pode parecer simples, mas é uma decisão que precisa ser feita com consciência para evitar insatisfações.

Para mudar de plano, basta contactar a operadora nos canais de comunicação.

Canais de atendimento TIM

Cabe ressaltar que é possível não precisar cancelar um plano para participar das novas promoções da TIM. Entretanto, é preciso procurar atendimento e verificar se tais promoções estão disponíveis para o seu plano.

Se desejar realmente mudar de plano, procure os seguintes canais de comunicação:

  • telefone: entrando em contato com o número 10341;
  • loja física: comparecendo a uma loja mais próxima;
  • atendimento ao cliente: basta ligar para *144;
  • aplicativo Meu TIM: fazendo login na sua conta e solicitando atendimento online por aplicativo ou internet.

Como mudar para outra operadora?

Se a melhor alternativa para você é fazer a portabilidade e trocar de operadora, saiba que, nos últimos anos, fazer essa mudança e manter o seu número ficou mais fácil. Todas as operadoras disponibilizam canais para proporcionar praticidade e comodidade para quem deseja fazer essa migração.

O primeiro passo é pesquisar tudo sobre as operadoras e os seus serviços, comparar os planos e identificar aquele que mais vai atender às suas expectativas. Ao definir a operadora, entre em contato e informe a sua intenção de fazer a portabilidade e contratar um novo plano.

O processo é bem rápido e consiste, basicamente, nas seguintes etapas:

  • entre em contato com a nova operadora;
  •  informe o plano que deseja contratar;
  • solicite a portabilidade e anote o protocolo;
  • o processo é concluído em até 3 dias úteis e o prazo para funcionamento não pode ultrapassar 24 horas, de acordo com a ANATEL.

O que considerar para trocar de plano?

Evidentemente, muitos motivos podem levar uma pessoa a trocar um plano e, como é um serviço utilizado com grande frequência, é algo comum buscar opções melhores, seja por motivos financeiros ou pela própria capacidade do plano.

Contudo, é fundamental analisar alguns aspectos antes de procurar outro plano de telefonia, já que existe uma diversidade enorme, o que às vezes pode causar certa confusão.

Antes de contratar, considere os seguintes fatores.

Perfil de utilização

O seu perfil de utilização deve ser o foco da atenção, pois é o que vai demonstrar as suas necessidades e o que você precisa para atendê-las da melhor forma possível. Por exemplo, se a sua utilização de internet e redes sociais for alta, o melhor é procurar um plano que ofereça dados suficientes e aplicativos grátis.  

Possíveis cláusulas de fidelidade

Outro fator importante é verificar se nos termos acordados no seu plano atual existe alguma cláusula de fidelidade ou carência que determina um prazo em que o contrato não pode ser rescindido, podendo ocorrer até multas rescisórias.

Opções disponíveis na operadora e em outras

Ciente do seu perfil de uso e que não há impedimentos ou pendências no seu plano atual, faça uma análise das opções disponíveis no mercado, compare os preços e o que os pacotes oferecem. É uma etapa indispensável para tomar uma decisão consciente e assertiva.

Fazer um comparativo é o melhor para encontrar o plano ideal!

A variedade de planos não é somente em questões de valores, mas também nos detalhes que cada operadora oferece. Muitas vezes, por instinto, a tendência é optar pelo mais em conta, sendo que é possível encontrar maior oferta de serviços com um preço justo.

Para tanto, a melhor maneira de entender os planos e seus respectivos valores é fazendo um comparativo detalhado, considerando também a qualidade dos serviços prestados e cobertura nas regiões que você costuma frequentar.

Por mais que pareça uma tarefa simples, pode ser trabalhosa se não utilizar um meio inteligente e prático para verificar as opções de todas as operadoras em um só lugar, elevando as chances de encontrar as condições perfeitas.

Ciente das dificuldades de muitas pessoas em buscar informações sobre serviços de telecomunicação, o Portal de Planos surgiu para facilitar a vida e proporcionar facilidade para analisar, trocar de plano e assinar novos serviços com agilidade e comodidade.

Pelo site, você terá acesso à informações atualizadas e em primeira mão de todas as operadoras, os seus serviços, promoções e planos, além de um comparativo que reúne todos os detalhes para analisar de uma maneira centralizada e eficiente.

Portanto, se deseja ter transparência e informações suficientes a fim de ter maior embasamento nas suas decisões para troca de plano TIM, seja para serviços da mesma ou de outra operadora, a melhor forma é o Portal de Planos.

Curtiu o post? Ter serviços práticos e eficientes é o objetivo de todos e contribui para não gastar o precioso tempo com questões burocráticas. Se deseja ter ainda mais facilidades, utilize o comparador de planos de celular do Portal de Planos e veja como vai facilitar a sua vida!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/troca-plano-tim
4.510