Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Como transformar celular em webcam?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Homem utilizando o notebook e celular
Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Atualmente, muitas reuniões e eventos exigem que tenhamos uma webcam de qualidade para participação. Sua importância é mostrar a pessoa que está do outro lado da tela do computador e possibilitar, dessa forma, a comunicação.

Apesar disso, computadores de mesa ou alguns modelos de notebook não têm webcam, o que pode ser problemático em determinadas situações. Porém, uma forma de contornar este problema é usando seu celular.

Os smartphones atuais apresentam uma grande potência de câmeras, tanto frontais quanto traseiras. Por isso, uma boa ideia é utilizá-los como a webcam do seu computador para fazer chamadas de vídeo pelo Skype, Google Meet, Zoom e tantas outras plataformas usadas para esta finalidade. 

Adiante, conheça como transformar celular em webcam de forma prática, segura e, ainda, economizando dinheiro.

Smartphone Android como webcam

Antes de tudo, cabe apontar que as formas de transformar o celular em uma webcam variam de acordo com o sistema operacional. Fique atento aos métodos indicados para Android e para IOS.

Aplicativo Droidcam

Conhecido como um dos principais aplicativos cuja finalidade é fazer seu smartphone se tornar uma webcam, o aplicativo Droidcam está disponível na PlayStore para download gratuito. De forma sem fio, ou seja, wireless, usando a rede de internet sem fio de sua casa, o app trabalha como um PC Client em computadores com sistema operacional Linux ou Windows. 

Para usá-lo, basta baixar em seu computador o instalador do Droidcam e seguir o procedimento completo de instalação. Feito o download no PC e no smartphone, abra o app e copie os números de “Wi-Fi IP” e “DroidCam Port”. 

No programa Droidcam no computador, selecione a rede “Wi-fi” clicando no menu existente no canto superior da janela. Ali, digite os números que copiou anteriormente nos campos correspondentes e, em seguida, selecione “start” para iniciar.

Neste momento, já será exibida a imagem da câmera do seu celular em seu computador. Escolha qual câmera prefere e pronto. 

Uma dica para evitar problemas de travamentos ou imprevisto durante sua transmissão ao vivo é usar seu cabo USB. Para isso, siga os procedimentos.

Dirija-se as configurações de seu smartphone e clique em “Sobre o aparelho”. Logo após, vá em “informações do software” e clique por sete vezes em “Número de Compilação”. Dessa forma, a opção de modo desenvolvedor será habilitada. Volte ao início das configurações e selecione “Opções de desenvolver” e, em seguida, “Depuração USB”. 

Vá para seu computador e baixe e instale o programa Android Debug Bridge (ADB). Reinicie o PC. Após religá-lo, conecte o celular com o cabo USB, abra o programa “DroidCam Client” no computador e selecione a opção de conexão USB no topo da página.

Após selecionar “Start”, sua câmera já será sua webcam. É fundamental que sempre nas transmissões que fizer deixe o app aberto no celular.

Cabe destacar que a versão gratuita do Droid Cam pode atender suas necessidades plenamente. Caso necessite de outras funcionalidades como controlar o zoom da imagem ou usar o espelhamento para inversão da imagem pode adquirir uma versão paga do aplicativo.

IP WEBCAM

Outro aplicativo que pode ser usado é o IP WEBCAM, que apresenta funções mais completas. Com ele, você pode fazer chamadas de vídeo em seu computador usando diretamente a câmera de seu celular. Para isso, siga o passo a passo indicado a seguir.

Em seu celular, baixe o aplicativo IPWEBCAM. Faça a instalação e abra o app. Imediatamente, será exibido um painel com várias opções.

Primeiro, selecione “Video Preferences” para configurar o vídeo. Em “video resolution”, há diferentes opções de resoluções de imagem variando até 4K. Contudo, fique atento que quanto maior essa resolução mais pesada fica a transmissão, já que a princípio a transmissão será feita pela rede wi-fi até seu computador. Uma resolução que pode ser boa para seu vídeo é “1280x720”. 

Depois, ainda neste menu de “Video Preferences”, siga até “Quality” e arraste a barra para uma maior ou menor qualidade conforme prefira. Caso domine técnicas de fotografia, pode mexer nas opções de foco e FPS, senão não há necessidade de alterá-las.

Ao retornar para o painel inicial, na opção “Audio Mode”, é o espaço para escolher se usará o áudio junto à câmera. Escolha se deseja habilitar a função.

Feito isso, siga até o fim e clique no campo “Start Server”. Neste momento, a câmera será aberta e aparecerá as informações de IP, importantes para acessá-la no computador. 

Vá em seu computador, no navegador de internet e digite o número que apareceu. Abrirá a interface da sua câmera, onde é possível verificar a qualidade e demais funcionalidades para uma boa qualidade de transmissão.

Contudo, pode ser que ocorram travamentos na imagem por ser uma transmissão feita pela rede sem fio. Logo, para driblar este problema use o cabo USB.

Conecte o celular ao seu computador com o cabo e, em seguida, abra a “Central de rede e compartilhamento” no Windows. Volte ao smartphone, vá em configurações e procure “ancoragem e roteador de USB”.

Seguidamente, habilite a opção “Ancoragem via USB”. Retorne ao computador na central de rede e clique na nova opção de rede que apareceu. Abra o status dessa conexão, clique em “Detalhes” e anote o “Gateway padrão IPv4”.

Esse número será usado para você trocar aquele IP inicial que o app informou. Assim, conseguirá ancorar pelo USB. Para isso, volte em seu navegador e na barra onde digitou o IP, modifique pelo número de “Gateway padrão IPv4”.

Lembre-se que o IP Webcam já deve está configurado do mesmo jeito e troque o IP da rede local (wi-fi) pelo IP da nova conexão realizada. Com esse procedimento USB, os riscos de travamentos serão bem menores.

Tenha atenção!

Os nomes dos menus podem variar em cada modelo de celular, mas, se o sistema operacional for Android, as funções estão disponíveis. Então, fique atento aos sinônimos dessas opções.  

IPhone como webcam

Os iPhones são conhecidos por sua grande qualidade de câmeras e áudio. Agora, é possível fazer transmissões ao vivo em seu computador usando o iPhone como webcam.

No IOS, os procedimentos de como transformar celular em webcam são um pouco diferentes. A seguir, apresentamos passos para realizar a transmissão da sua câmera como webcam.

iVCam

Um dos aplicativos gratuitos mais usados para esta finalidade é o iVCam, que possibilita a conexão do iPhone, iPad ou iPod Touch, com ou sem o cabo lightning, em seu computador Windows.

Entre as funções, ele permite a conexão de mais de um aparelho ao mesmo tempo no computador, que você use apenas o áudio funcionando como um microfone, além de funções manuais de configuração da câmera.

Para usá-lo, primeiramente, faça o download do seu driver no computador e siga os procedimentos indicados pelo iVCam. 

Cabe destacar que a versão gratuita apresenta limitações de funcionalidades que podem atender ou não sua necessidade. Caso precise de mais funções, a versão paga do programa pode ser adquirida.

Por fim, é preciso considerar também que ao transformar celular em webcam, ele deve estar apoiado em um local firme e estável. Assim, suas chamadas de vídeo terão melhor qualidade.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais e diga qual das técnicas você vai usar em seu dia a dia.

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.