Um sinal de internet com problemas pode causar muitos transtornos na nossa vida. Isso impede que a gente possa trabalhar e estudar com eficiência e até se divertir vendo nossa série favorita em serviços de streaming como a Netflix. Já pensou que chato a conexão cair bem no meio daquele jogo online incrível?
Por isso, trazemos aqui as principais questões que podem estar causando as falhas na conexão de internet da sua casa. Quer entender mais? Continue a leitura!
Enfrentando problemas com sua internet? Fale com nossos especialistas e conheça os planos mais bem avaliados na sua região:
Planos de Internet Fixa(Residencial)
1. Muitos aparelhos conectados
Se muitos celulares, notebooks, tablets e smart TVs estão conectados à rede de internet da sua casa, isso pode causar uma sobrecarga do sistema, ainda mais se a velocidade contratada não for alta.
Como teste, tente desconectar todos os aparelhos da sua casa da rede WiFi. Em seguida, conecte apenas um deles e veja como a internet se sai.
Se a internet rodar tranquilamente com apenas um dispositivo por vez, é sinal de que você deve mudar de plano. Afinal, o ideal é que todos os nossos aparelhos estejam conectados na internet, e não ficar escolhendo um por um, não é mesmo?
Se mesmo assim a internet rodar lentamente, tente as nossas próximas dicas, pois o problema pode estar em outro lugar.
2. Bluetooth
A verdade é que alguns dispositivos que se conectam usando a tecnologia Bluetooth (como fones de ouvido) podem interferir no sinal de internet WiFi.
Isso pode acontecer porque dispositivos Bluetooth e WiFi usam a frequência de banda de 2,4GHz, embora muitos roteadores WiFi possam usar a faixa de 5GHz.
Por isso, uma dica é mudar a frequência em que seu Wi-Fi está conectado, para que os dois sinais não “disputem” a frequência entre si. Você pode solicitar a ajuda de um técnico em informática especializado para fazer essa configuração para você.
3. Pessoas não autorizadas conectadas
Quem nunca teve que lidar com aquela pessoa problemática, que adora abusar da boa vontade alheia? Infelizmente, temos que manter a nossa conexão protegida de quem quer “roubar” o sinal de internet da nossa casa.
Por isso, certifique-se de trocar a senha da internet de 6 em 6 meses, pelo menos, fazendo uma combinação complexa de letras e números. Além disso, evite nomear a rede com o seu nome, para não chamar tanto a atenção das pessoas que querem aproveitar o seu WiFi.
Caso você perceba que alguém está fazendo um “gato” com a sua internet, ou seja, utilizando-a de maneira ilegal, denuncie a situação para a Anatel e/ou para a sua operadora.
4. Modem ou roteador
Esse problema é bastante comum de pode atrapalhar o seu sinal de internet, ainda mais se o seu modem ou roteador for mais antigo. É importante considerar trocá-lo com uma frequência de, pelo menos, 4 a 5 anos, para garantir que você está aproveitando a velocidade de internet contratada no seu plano.
Depois desse período, esses dispositivos começam a não funcionar tão bem, causando problemas no sinal de internet.
Veja alguns sinais de que o problema do sinal de internet está no modem ou roteador:
- as luzes importantes ficam vermelhas ou apagadas com frequência;
- o aparelho reinicia do nada, sem você ter feito isso;
- mesmo conectando o notebook ou computador diretamente nele, a internet não funciona.
Para trocar o modem ou roteador, você deve entrar em contato com a sua operadora. Eles farão uma visita técnica para realizar a troca e a configuração do aparelho na sua residência.
5. Local de instalação do modem ou roteador
Se você costuma usar seu notebook ou celular muito longe do local em que o modem está instalado, pode estar com problemas de conexão por causa disso. Afinal, o sinal terá que atravessar muitas paredes para chegar até o seu dispositivo, perdendo qualidade e deixando tudo mais lento.
Vale a pena pensar em adquirir um repetidor de sinal de internet, para ampliar o acesso dentro da sua residência, ou até em mudar o local de instalação do roteador. Dessa forma, o sinal de internet vai fluir com mais facilidade para os dispositivos que realmente precisam dele.
Em alguns casos, pode ser também que uma simples mudança, como deixar o aparelho na parte mais alta do móvel em que ele está, já faça uma diferença enorme. Pequenas barreiras podem causar problemas na conexão de internet, mas também são mais simples de serem eliminadas. Por isso, fique de olho!
6. Problemas no dispositivo conectado
Se o seu aparelho já está muito antigo, pode ser que o problema não seja a sua conexão de internet. Computadores e celulares mais velhos perdem a sua eficiência com o tempo, e isso inclui a sua capacidade de se conectar à rede.
Mesmo que o aparelho não se encaixe nessa descrição, se você consegue usar o sinal de internet tranquilamente no celular, mas o computador não se conecta de jeito nenhum, por exemplo, vale a pena fazer uma manutenção para consertá-lo, uma formatação de fábrica ou, até mesmo, considerar sua troca.
7. Fiação defeituosa
É um pouco mais difícil de detectar se a fiação da casa está com problemas, pois demanda que o técnico da operadora seja bem atencioso, mas acontece com frequência. Uma das maneiras de perceber isso é que todas as outras hipóteses que citamos aqui neste artigo foram descartadas.
Porém, pode ser que a fiação defeituosa, na verdade, seja a que está conectando o modem ao computador, por exemplo. Nesse caso, é muito simples: basta comprar um cabo de rede ethernet.
O nome é complicado, mas é fácil encontrar esse cabo à venda tanto online quanto em lojas físicas que vendem acessórios de informática.
Se a sua internet se conecta diretamente à linha telefônica da sua casa, considere também a troca do cabo de telefonia que liga o modem à tomada de telefone.
8. Falha técnica temporária
Como dica final, sugerimos que você tente sempre reiniciar tanto os roteadores quanto os aparelhos que estão conectados, pois, às vezes, é apenas uma sobrecarga temporária no sistema, que vai se resolver com isso.
Se a situação persistir, não hesite em procurar a sua operadora para que eles resolvam o problema do sinal de internet. Esse é um direito seu, combinado?
Agora que você entendeu os principais motivos que podem causar transtornos no seu sinal de internet, use o teste de velocidade para conferir se está tudo ok com sua conexão!
Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.