• Home
  • Artigos
  • Está sem internet? Aprenda como resolver problemas de conexão
Internet
Atualizado em
Leitura 5 min

Está sem internet? Aprenda como resolver problemas de conexão

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Está sem internet? Aprenda como resolver problemas de conexão

Ficar sem internet em casa é muito desagradável, principalmente quando dependemos tanto dela. Trata-se de um recurso indispensável para muitas atividades, sejam profissionais, acadêmicas ou de entretenimento.

Nesse contexto, ter uma conexão de internet estável é mais do que um desejo: é uma necessidade nos dias atuais - usamos essa tecnologia para nos comunicar com pessoas queridas, trabalhar, estudar, passar o tempo e muito mais.

Pensando em trocar seu plano de internet? Fale com nossos especialistas e conheça o plano ideal para você:

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Por ser um recurso importantíssimo para muitas pessoas, é essencial saber o que fazer caso fique sem internet. Pensando nisso, saiba neste post como resolver problemas de conexão ou identificar se a questão é com seu provedor. Acompanhe!

Problemas em um site

Muitas vezes, quando estamos navegando na internet, um determinado site não carrega. Isso pode ser originado por uma queda momentânea de conexão ou um problema no servidor do site.

Se o problema é em um aplicativo, atualize todos os apps. Veja também o que fazer caso seja o WhatsApp que parou de funcionar.

Nesses casos, o problema não é na sua conexão. Antes de se desesperar, faça um teste: entre em um site de busca ou outro site que você está acostumado a acessar diariamente para ver se está funcionando.

Se o teste der certo, mas o site que você deseja acessar realmente não carrega, nossa sugestão é que você envie uma mensagem para a empresa do site, informando-os do problema de conexão. Se o teste falhar e você continuar desconectado, veja os tópicos a seguir.

Queda de conexão

A primeira coisa a fazer quando você constatou que realmente está sem internet é verificar o posicionamento dos cabos e fios do seu roteador. Alguém pode passar perto do aparelho e, acidentalmente, mexer no roteador ou um fio pode soltar ou ficar mal conectado.

Quando a energia da sua casa cai, seu roteador se desconectará. Na maioria das vezes, ele restabelece a conexão sozinho. Se isso não acontecer, verifique se as luzes do modem estão todas acesas:

  • LAN/Ethernet: mostra a conexão entre modem e computador;
  • Wireless: sinaliza o estado da rede sem fio;
  • Power: mostra se o aparelho está recebendo energia;
  • ADSL/DSL: indica o funcionamento do telefone fixo;
  • Data/Activity: mostra a ligação do modem com a internet.

Se uma dessas luzes estiver apagada ou instável, tire o modem sem internet da tomada, espere 10 segundos e ligue-o novamente. Espere todas as luzes se acenderem e veja se a conexão voltou.

Caso continue sem internet, você pode fazer o “reset” do modem. Contudo, tenha em mente que não é bom resetar o modem com muita frequência.

Seu modem/roteador é muito antigo? Saiba que ele pode provocar quedas no sinal da internet. Ou seja, pode ser a hora de procurar um novo aparelho.

Problemas no computador

Alguns problemas comuns acontecem no próprio computador:

  • A memória interna HD pode apresentar algum problema;
  • O aparelho está com pouca memória interna ou memória RAM;
  • O dispositivo está com algum vírus ou malware.

Para verificar se esse é o caso, acesse a rede Wi-Fi a partir de outros dispositivos. Se você conseguir se conectar no celular enquanto o computador não estiver conectando, o problema está no seu computador.

Nesse caso, o mais aconselhável é levar seu computador em uma assistência técnica de sua confiança para que façam uma verificação no seu computador e, assim, resolvam o problema.

Falhas na conexão sem fio

É comum que o sinal Wi-Fi apresente algumas instabilidades eventualmente. Quando isso acontecer, vá no ícone de Wi-Fi do seu computador e veja se o nome da sua rede aparece como “disponível” ou “limitada”.

Se estiver aparecendo como “limitada” (quando está conectado, porém sem internet) ou não estiver aparecendo, desligue o roteador da tomada, espere uns minutos e ligue novamente.

Tente mudar a senha da conexão sem fio da sua casa. Afinal, o problema do Wi-Fi sem internet pode ser o fato de pessoas não autorizadas estarem conectadas ao mesmo tempo.

Se você tem dois ou mais pontos de internet banda larga na sua casa, é interessante configurar para que cada um tenha um nome e senha. Você pode manter um só para uso dos moradores e o outro para compartilhar com visitantes. Dessa forma, uma conexão não interfere negativamente na outra.

Problemas no roteador

Você sabia que seu roteador pode ser hackeado? Quando você compra o roteador, ele vem com uma senha e login padrão. Se você não muda a senha, alguém pode conectar à distância e acessar todas as suas informações.

Para mudar a senha e resolver o problema de roteador sem internet, entenda primeiro como encontrar o IP do roteador em cada sistema.

No Windows

  • Na área de trabalho, aperte a tecla “Windows” + R;
  • Escreva “cmd” e pressione “enter”;
  • Na tela preta que aparecer, escreva “ipconfig” e depois pressione “enter”;
  • Procure por “Gateway Padrão” e copie o número do lado.

No Macbook

  • No menu “maçã”, selecione “preferências do sistema”;
  • Clique em “rede”;
  • Na próxima tela, clique em “avançado”;
  • No canto inferior direito, selecione “TCP/IP”;
  • Procure a informação “Roteador” e copie o número que aparecer.

Para acessar as configurações avançadas do roteador e alterar a senha, siga o passo a passo:

  • Em um navegador (Chrome, Explorer, Mozilla), cole o número do IP do roteador;
  • Na tela de login, use as informações padrão que estão no manual do roteador;
  • Vá em configurações e procure a opção de mudar a senha.

Nunca deixe sua rede de Wi-Fi sem senha. Isso pode fazer com que muitas pessoas possam acessá-la sem autorização. Veja também 9 formas simples de acessar internet de graça, de forma legal e sem hackear o roteador de ninguém.

Qualidade da banda larga

Se o problema de conexão ocorre frequentemente e você já seguiu todos os passos acima, pode ser que você esteja sem internet por causa do pacote da sua operadora.

Pacotes mais básicos podem não ser suficientes se:

  • você usa muito a internet em casa;
  • mora com muitas pessoas;
  • usa muitos serviços de streaming, como Netflix, YouTube, Spotify;
  • há muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Pode ser também que a empresa contratada não esteja entregando a velocidade que você comprou. Para isso, faça um teste na velocidade da sua internet. Se esse for o caso, entre em contato com seu provedor e solicite que eles resolvam a situação. Afinal, você merece ter acesso a uma internet estável.

Se não conseguirem resolver, a melhor solução é mudar de provedor de internet. Há muitas operadoras com ofertas variadas de pacotes de banda larga. Assim, você pode comparar, escolher a melhor internet e decidir qual é o pacote mais adequado às suas necessidades e ao seu bolso.

Ficar sem internet é algo indesejável para qualquer pessoa, afinal, é uma ferramenta útil para diversas atividades. Portanto, entender como resolver problemas de conexão é fundamental para evitar que a perda da internet comprometa suas tarefas.

Curtiu o post? Conte-nos o que achou deste conteúdo sobre estar sem internet! Você seguiu todas as nossas sugestões de solução para o problema de conexão? Qual delas ajudou mais?

Perguntas Frequentes

❗❓ Por que a internet não está funcionando?

Há vários motivos para a sua internet não estar funcionando, porém, os motivos mais comuns são: queda de conexão, problemas de cabos, problemas no roteador e números de aparelhos conectados à rede.

🤔 Como resolver problemas de conexão com a internet?

O primeiro passo para resolver problemas com a conexão de internet é verificar se o modem Wi-Fi está funcionando. Caso não, desligue o aparelho, espero alguns instantes e religue-o.

🤷‍️ Como saber se estou recebendo a conexão Wi-Fi que contratei?

Para saber se você está realmente recebendo a conexão que contratou no plano de internet, basta fazer um teste de velocidade online e gratuito.

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos
Escrito por:Yuri Kaminski

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!