• Home
  • Artigos
  • Entenda como fazer recarga TIM pelo WhatsApp!

Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Entenda como fazer recarga TIM pelo WhatsApp!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Mulher mexendo no celular

Uma das facilidades oferecidas pela TIM aos clientes pré-pago é a possibilidade de fazer recargas de várias formas. Hoje, uma das mais fáceis é a recarga TIM pelo WhatsApp, pois ela pode ser feita em qualquer lugar e horário! Esse recurso foi liberado pela operadora em 2019, mas ainda é um procedimento novo para muitas pessoas. 

Por isso, neste conteúdo explicamos o passo a passo para que você faça a recarga TIM usando o WhatsApp! Em seguida, ainda apresentamos outras formas de fazer recarga e outros serviços que a operadora disponibiliza via WhatsApp. 

Acompanhe e aprenda como a fazer a recarga do seu TIM pré-pago de qualquer lugar usando o principal aplicativo de mensagens instantâneas!

Como fazer recarga TIM pelo WhatsApp

Os clientes dos pré-pagos da TIM podem, desde agosto de 2019, fazer recargas usando o WhatsApp. As recargas TIM via WhatsApp são feitas usando cartão de crédito, com valores que variam entre R$ 20,00 e R$ 40,00.

Mas, antes de poder fazer as recargas diretamente pelo aplicativo, é preciso fazer uma primeira recarga usando o site para cadastrar o cartão que será usado.

Então, o primeiro passo para fazer recargas dessa forma é usar o seu smartphone para acessar o site oficial. Em seguida, insira o número da sua linha TIM e confirme. Em instantes, você vai receber um SMS com o código para confirmação do número. Insira o código recebido no campo destinado e confirme novamente.

O segundo passo é preencher os campos disponíveis com os dados do seu cartão de crédito e escolher o valor desejado para recarga. Depois de escolher o valor, toque na opção “Recarregar”, confira as informações e, então, toque a opção “Finalizar”.

Esse procedimento faz uma primeira recarga para cadastrar o cartão que será usado nas próximas recargas feitas pelo WhatsApp. Depois disso, nas próximas vezes que você precisar fazer uma recarga, poderá realizar tudo pelo aplicativo. 

Para isso, você deve salvar o número da TIM no seu smartphone (041 4141-4141). Em seguida, inicie uma conversa pelo WhatsApp com o número da TIM, enviando uma mensagem com o comando “Recarga”. Esse comando vai iniciar o diálogo com o chatbot da operadora para apresentar os valores de recargas disponíveis.

Em seguida, basta responder a mensagem com o valor de recarga desejado. Com isso, o chatbot enviará uma mensagem de confirmação, com o valor da recarga solicitada e o final do cartão de crédito cadastrado. Confira então as informações e, caso esteja tudo em ordem, envie mensagem com o comando “Confirmo”. 

Pronto! Seguindo esses passos sua recarga será efetuada assim que a confirmação de pagamento do cartão for registrada pela operadora! Não é muito simples?

Outros serviços TIM via WhatsApp

O chatbot da TIM também pode servir como canal para usar outros serviços da operadora. Além de fazer recargas em linhas pré-pagas, você também pode usar o aplicativo para consultar informações como saldo, consumo de pacote de internet e de ligações de voz.

Para isso basta usar os comandos “Saldo”, “Dados” ou “Voz” ao iniciar o diálogo com o chatbot

Usando o comando “Saldo”, você receberá uma resposta com o valor de saldo disponível para a sua linha e a validade desses créditos. 

Com o comando “Dados”, você receberá resposta com a percentagem de dados consumidos, o número total de dados do pacote contratado, o número total de dados restantes e a data de validade para usar. 

Já com o comando “Voz”, você recebe a percentagem de minutos utilizados em ligações, o total de minutos disponíveis no seu pacote e a quantidade de minutos restantes, bem como a validade para usá-los.

Cada vez mais o WhatsApp tem auxiliado empresas nesse tipo de operação. Mas não é só usando o WhatsApp que você pode fazer a recarga da sua linha TIM e usar os serviços da operadora.

Se você não está acostumado a usar o WhatsApp para esse tipo de procedimento, a TIM ainda oferece outras formas de fazer recarga que você pode conferir no próximo tópico!

Outros canais de atendimento TIM

Se você não quer usar o WhatsApp para fazer as recargas da sua linha TIM e usar outros serviços, existem outras formas fáceis de realizar esses procedimentos. Vamos então apresentar as principais para você!

Site TIM

Acessando o site TIM Recarga, você pode recarregar créditos para o seu celular, configurar recargas automáticas e contratar pacotes turbo. Para isso, acesso o link e informe o número da sua linha. Em seguida, valide o código enviado via SMS e siga as instruções do site.

App Recarga Express

A TIM adota o App Recarga Express como alternativa para que os clientes comprem recargas ou configurem recargas automáticas de forma fácil. Nele, você também deverá realizar o cadastro do cartão de crédito e escolher o valor desejado de recarga. Você pode baixar o aplicativo na loja online do seu smartphone em versões para Android ou iOS.

*244

Para quem ainda prefere fazer recargas via ligação, a TIM disponibiliza o número *244 para esse procedimento. Usando esse número, você pode tanto fazer recargas como contratar pacotes turbo ou configurar recargas automáticas. Para isso, basta ligar para o número e seguir as instruções fornecidas via ligação.

Meu TIM

No próprio aplicativo da operadora você também pode realizar os procedimentos de recarga, configuração de recargas automáticas e usar outros serviços da operadora. Para isso, você vai precisar fazer download do “Meu TIM” na loja online do seu smartphone e inserir as informações da sua linha e outras informações pessoais.

Como vimos, a TIM é uma operadora completa que oferece diferentes serviços e vários canais de atendimento para facilitar a vida dos clientes! 

Além da recarga TIM pelo WhatsApp, a operadora oferece muitos outros produtos interessantes, que trazem diversas vantagens para os clientes. Quer conhecer melhor todos os produtos da TIM? Então, confira agora mesmo as melhores ofertas da operadora!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.