Dicas

Atualizado em
Leitura 8 min

Meu TIM: saiba tudo sobre o aplicativo principal da operadora

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Meu TIM: Gerencie sua conta pelo App no Google Play

Ao aparecer algum problema no seu plano, você costuma procurar o número da operadora ou endereço de alguma loja para solucionar o que houve? Saiba que com o app Meu TIM você pode otimizar o seu tempo e evitar aborrecimentos.

Por ter parcerias incríveis como Netflix, Deezer, C6 Bank, Esporte Interativo e demais empresas, torna-se natural a TIM obter um número maior de clientes a cada dia, mas nem todos sabem como aproveitar ao máximo os serviços que contratam.

Sendo assim, trouxemos tudo o que precisa saber a respeito do portal Meu TIM, desde o conceito do programa até o passo a passo para utilizar. Confira!

O que é o Meu TIM?

Para facilitar a vida dos usuários e tornar a comunicação muito mais simples, o Meu TIM é um serviço de autoatendimento que promove autonomia e permite resolver problemas com facilidade. 

A transparência a respeito do que usamos sempre foi um assunto muito discutido na área de telecomunicações, de modo que ter acesso a uma espécie de raio-X do plano é algo extraordinário para controlar o que usa de forma efetiva.

O acesso é gratuito tanto pela web quanto pelo aplicativo, servindo como informativo importante sobre diversos pontos críticos, tais como consumo de dados, fatura, status de pagamento, ofertas etc. 

A ideia é ajudar o planejamento dos clientes, a fim de gerenciar melhor quanto gastam e terem noção do que pode ser mais rentável de acordo com o que utilizam no dia a dia.

Quais são as vantagens de usar o Meu TIM?

A princípio, assim como acontece com o serviço de redes sociais ilimitadas, você pode usufruir do aplicativo à vontade sem consumir os dados da sua franquia contratada. 

Independentemente se você é um cliente pré-pago, controle ou pós-pago, todos têm direito de usar essa ferramenta e aproveitar os recursos disponíveis.

Você terá um controle financeiro mais apurado, tendo em vista que pode acompanhar o que gasta e verificar se o que usa atualmente dispõe de um bom custo x benefício, o que pode favorecer uma mudança de plano depois. 

Ajuda a ter autonomia para resolver os próprios problemas e adaptar o seu plano conforme a sua necessidade, acompanhando a evolução do perfil do consumidor do século XXI, que está atento a tudo. 

Além disso, o app é muito prático, pois você pode preencher os dados cadastrais apenas uma vez, clicar em “manter-me conectado” e ter acesso a tudo sem deslogar da conta, otimizando assim seu atendimento para as mais variadas funções.

Quais são as principais funções? 

Por falar nas funcionalidades, provavelmente o seu cérebro já está curiosidade de saber quais são os recursos mais utilizados no Meu TIM, não é mesmo? 

Pois bem, o que verá a seguir pode modificar a forma como se relaciona com sua operadora, vendo algo muito além do que a solução de burocracias, mas também a oportunidade de conquistar benefícios.

Alterar cadastro

Cogitando a possibilidade de que você tenha preenchido algum dado errado, principalmente de endereço, em uma representante da TIM, torna-se óbvio que queira corrigir as informações o quanto antes. 

Tanto no app quanto na web é possível atualizar todos os seus dados cadastrais e deixar do jeito que preferir, facilitando a vida até na questão de recebimento da fatura. 

Caso tenha mudado de casa ou utilize um e-mail diferente, nada impede que modifique essas informações para otimizar o contato da TIM contigo, especialmente na questão de recebimento de avisos ou ofertas. 

Você pode alterar também a forma de pagamento e o vencimento da fatura, sendo que optar pelo débito automático permite facilitar as coisas e, ainda, gera bônus de internet nos planos de franquia.

Status de pagamento

Antes mesmo dos Correios baterem na sua porta, você já sabe quando é preciso pagar a conta e acompanha o status das últimas faturas, facilitando na hora de verificar se há inadimplência para negociar a melhor solução com a TIM. 

Você terá um histórico detalhado das faturas mensais, de modo que possa baixar o arquivo em PDF e identificar o que tem sido cobrado no seu plano, até para reivindicar seus direitos.

Já na situação daqueles que usam o pré-pago, o app auxilia a fazer a recarga TIM de maneira mais rápida, sem que você precise ir à lotérica para solucionar essa questão. 

No aconchego do seu lar, você pode seguir os comandos intuitivos do aplicativo e escolher o valor que prefere de recarga, sendo que a todo momento pode acompanhar o seu saldo e a data limite do que foi contratado.

Conta digital

Da mesma maneira que o débito automático facilita na hora de pagar e não se estressar com fila de banco, colocar a sua fatura no modo conta digital é excelente em diversos aspectos, principalmente na questão de sustentabilidade e comodidade. 

Seja no TIM Controle, seja nos planos pós-pago, você não precisa ficar à mercê da entrega da fatura física, tendo acesso ao código de barras para pagar imediatamente

Isso permite que tenha um acesso facilitado à 2ª via da conta, não somente para efetuar o pagamento de débitos em atraso, mas também para outras eventualidades, tal como a necessidade de um comprovante de endereço. 

Com a conta digital em mãos você pode acompanhar os valores mensais, adicionais contratados, juros, multas, parcelamentos, serviços de parceiros e assim por diante. 

Consumo de dados

Agora uma das funções mais acessadas do aplicativo Meu TIM, sem sombra de dúvidas é o consumo de dados, tendo em vista que ninguém quer ficar sem sinal fora de casa quando mais precisa, não é verdade? 

Levando isso em consideração, a operadora mostra detalhadamente o que você tem consumido em matéria de minutos e pacote de internet, a fim de planejar melhor sua utilização da franquia

No plano TIM Black Família, por exemplo, esse tipo de informação é de suma importância, uma vez que o(a) titular pode distribuir melhor a cota de internet conforme o acompanhamento do consumo de dados. 

Isto é, se algum dependente sempre estoura o que recebeu, nada impede que faça um remanejamento do plano para beneficiar quem utiliza de forma consciente o sinal ofertado. 

Na web, por exemplo, você pode acompanhar um nível de detalhamento maior ao acessar “Minhas Contas” e “Perfil de consumo”, de maneira que fique de olho nas ligações efetuadas, número de mensagens enviadas e até roaming internacional.

Nunca é demais lembrar que a TIM envia dois contatos via SMS para alertar sobre o seu consumo do pacote, sendo que os bônus são consumidos antes do plano original.

Troca de plano

Se o plano que usa já não atende tão bem as suas expectativas e está de olho em promoções melhores, você pode modificar os seus serviços para algo melhor, afinal, o portal Meu TIM oferece essa possibilidade em questão de segundos.

Na aba “Perfil”, você tem um apanhado geral sobre o que a TIM disponibiliza dentro do preço contratado, de modo que consiga identificar se há alguma irregularidade ou se está tudo dentro dos conformes.

Sabendo o que tem, faça comparações com outros planos acessando as ofertas da TIM, que costumam seguir o seu histórico de consumo para oferecer algo realmente adequado ao que quer. 

Na tela principal é possível ver informações no formato de “stories” de rede social, trazendo ofertas que podem facilitar sua vida no cotidiano, portanto, fique de olho em cada notificação. 

Você pode visualizar promoções com serviços TIM que façam mais sentido em relação ao que quer, mas saiba que os pacotes tidos como prioridade são aqueles de acordo com o seu modelo de pagamento.

Cancelamento de serviços

No entanto, se você não vê mais utilidade em ficar com o plano, pois acha que a operadora não oferece algo que esteja de acordo com os seus anseios, faça a ruptura dos serviços de maneira prática. 

Sem precisar ligar na central de relacionamento da TIM, é possível cancelar promoções, eliminar funcionalidades básicas ou, até mesmo, cancelar a linha sem burocracias.

A intenção da TIM jamais é prender seus clientes, mas sim atuar com transparência para que cada um saiba “onde o calo aperta” e verifique o que pode ser melhor, seja continuando como cliente, seja em outra operadora de telefonia. 

Além disso, caso não queira abandonar o que tem, mas precise solucionar um evento mais crítico como um furto do seu aparelho, você pode bloquear as informações para que ninguém tenha acesso.

TIM para mim

Se você achava que o Meu TIM servia só como parâmetro do que gasta e canal para ofertar novidades, saiba que tem muitos outros recursos que pode explorar e, com isso, obter benefícios incríveis. 

Caso não conheça ainda o serviço TIM para mim, então está mais do que na hora de saber como pode economizar dinheiro nas suas compras pela internet ou em experiências diversas. 

Esse é um programa de relacionamento da operadora com os seus clientes e que não cobra valores adicionais, muito pelo contrário, pois oferece maneiras de você obter descontos em serviços dos mais variados segmentos. 

Desde que o seu plano esteja elegível para usufruir dos benefícios, você pode aproveitar cupons de desconto em lojas famosas e fazer suas compras online com tranquilidade.

Basicamente, só precisa preencher o que gosta na aba “Interesses”, que complementa a aba “Perfil” do seu aplicativo, sendo que lá você encontrará uma série de opções em áreas como entretenimento, viagens, gastronomia, estilo musical, esportes etc. 

Ao marcar as alternativas que mais simpatiza, salve as informações e confira o que tem disponível no TIM para mim no menu lateral, sendo que os cupons são ilimitados conforme as regras de cada parceiro. 

Guia de aparelhos 

Nem sempre a pessoa está familiarizada com tecnologia ou sabe de todos os recursos disponíveis no smartphone, portanto, a TIM também pensa nesse fator e oferece um manual impressionante para facilitar a vida dessas pessoas. 

Na opção “Guia de aparelhos”, que fica no menu lateral, você pode identificar tudo o que o seu celular pode oferecer em matéria de funcionalidades básicas ou mais complexas. 

É possível verificar informações de como ativar uma conta Google, selecionar o toque de chamada, configurar data e hora, restaurar dados de fábrica, ativar o código PIN (aquele que vem no cartão do chip), selecionar idiomas, entre outros recursos. 

Inclusive, caso esteja buscando opções de celulares melhores, na versão web é possível visualizar outros modelos de fabricantes diversas e comparar as configurações.

Dúvidas frequentes

O Meu TIM realmente faz de tudo para que você economize tempo, disponibilizando assim a resolução das maiores dúvidas que surgem a respeito dos planos, serviços, promoções, contas e assim por diante. 

O FAQ (Frequently Asked Questions), que em tradução livre significa “perguntas frequentes”, serve como base para você resolver problemas nos mais variados níveis de urgência. 

O intuito disso é conduzir os clientes e aliviar o trabalho do atendimento humano, até para que foquem em situações mais críticas que não possam ser realizadas via aplicativo. 

Praticamente todas as abas têm dúvidas solucionadas, de modo que aprenda como funciona o seu pacote e fique alerta a respeito de novidades sobre condições de pagamento, consumo, termos de uso e benefícios.

Se você não está com muita paciência de procurar as informações relacionadas com o que deseja, existe também a opção de perguntar via chat e “conversar” com o serviço de inteligência artificial da TIM, que também é bem eficiente. 

No caso de clientes que dispõem dos serviços do TIM Live e estejam perdidos em relação à configuração da internet ou outras situações, existe a opção de ativar o suporte técnico, de modo que possa usar o plano sem sustos ou preocupações.

Como baixar e acessar o aplicativo Meu TIM?

Agora que você viu o que é e todas as vantagens que o Meu TIM pode oferecer, logicamente que bate aquela enorme vontade de conhecer tudo isso de perto e não perder mais tempo com o atendimento. 

Pois bem, o processo de download e acesso é mais rápido que do que imagina, sendo possível baixar o app tanto no Google Play quanto no App Store

Para utilizar no celular, você acessa sua loja de aplicativos e clica em “instalar” para dar início ao processo de download, inserindo o seu número de telefone TIM e a senha (4 primeiros dígitos do PUK, que está no cartão que veio o chip). 

Se acontecer de ter perdido essa senha, não precisa se preocupar, pois é possível criar outra e recebê-la via SMS ou e-mail. 

O procedimento na web é muito similar, a diferença é que não precisará baixar programa algum, sendo necessário apenas acessar a página do Meu TIM e preencher login, senha e a imagem de segurança. 

Vale lembrar que se o login for bloqueado pelo excesso de tentativas, aguarde 20 minutos antes de tentar novamente e, sempre que desejar, ative a opção “Esqueci minha senha” para ter o acesso

Em resumo, perceba que o aplicativo Meu TIM é um verdadeiro guia para descomplicar a sua vida e minimizar burocracias, facilitando a comunicação com a operadora, o acompanhamento do consumo, as contratações, entre outros fatores.

O artigo foi uma verdadeira utilidade pública, não é verdade? Se você gostou do que leu, aproveite e conheça agora mesmo as opções de planos da TIM!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.