Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Saiba como fazer recarga online de celular pré-pago para qualquer operadora

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Celular na mão com fundo vermelho

Houve uma época em que ter celular pré-pago era mais complicado, afinal cada ligação ou SMS custava mais créditos. Além disso, quando eles acabavam, não era em todo lugar que você podia fazer uma recarga. Contudo, os planos pré-pagos se tornaram uma opção bem vantajosa nos últimos anos. 

As operadoras estão sempre lançando novas promoções, que fazem os créditos renderem mais. Também ficou muito mais fácil fazer recarga: você pode até colocar créditos online, sem sair de casa. Para saber como fazer recarga online, continue lendo esse texto.

Recarga de celular sem sair de casa

Muitas pessoas têm costume de aproveitar para colocar crédito no celular quando vão à farmácia, ao supermercado ou estão passando por uma banca de jornais. Porém, ainda mais nesse período em que estamos mais em casa, fazer recarga online pode ser uma mão na roda. Afinal, com alguns toques na tela você já resolve tudo, sem sair de casa.

Além disso, muitas operadoras oferecem promoções para recarga online, como bônus de internet ou mais minutos de ligações. Contudo, é muito importante fazer sua recarga online em meios confiáveis, para não correr o risco de cair em golpes. A seguir, nós apresentamos algumas opções de recarga online, que você pode utilizar sem problemas.

Como fazer recarga pelo app da operadora

Cada operadora de telefonia tem um aplicativo de celular pelo qual os clientes podem acessar serviços. Esse é meio mais fácil de fazer recarga online! Apenas se certifique de estar baixando o app certo.

  • App para fazer recarga TIM: Meu TIM
  • App para fazer recarga Claro: Claro recarga, para Android e iOS
  • App para fazer recarga Vivo: Recarga Vivo, para Android e iOS
  • App para fazer recarga Oi: Oi Recarga, para Android e iOS

Além dos apps específicos para recarga da Claro, Vivo e Oi, você também pode comprar créditos online pelos aplicativos Minha Oi, Minha Vivo Móvel e Minha Claro Móvel.

Os apps são gratuitos, tanto para celulares Android, como para iOS. Depois de baixá-los, você só precisa fazer um cadastro simples para acessar pela primeira vez. Então, é só procurar o botão de recarga, escolher o valor e a forma de pagamento. 

Na maioria dos apps, a principal forma de pagamento é o cartão de crédito. Os apps Meu TIM e Vivo Recarga também oferecem a opção de recarga com cartão de débito. Já os da Claro e Oi, segundo nossa pesquisa, oferecem apenas o crédito.

Se você quiser, é possível fazer a recarga programada: todo mês, na mesma data, a operadora carrega o mesmo valor que você programar.

Como fazer recarga online pelo computador

Se você está não está com seu celular à mão para baixar os aplicativos das operadoras, ou não tem espaço no seu celular para baixar novos apps, você também pode fazer a recarga online pelos sites das operadoras. 

  • Site para fazer recarga TIM
  • Site para fazer recarga Claro
  • Site para fazer recarga Vivo
  • Site para fazer recarga Oi

O procedimento para fazer recarga pelo site é tão prático quanto no app: você faz um cadastro simples, com seu CPF e alguns dados pessoais; depois é só procurar o botão de recarga, escolher o valor e a forma de pagamento. 

Como mencionamos anteriormente, TIM e Vivo oferecem a opção de recarga online com cartão de débito e crédito, enquanto Claro e Oi aceitam apenas crédito. Mas se você não tem cartão de crédito e é cliente dessas operadoras, há outras opções para você.

Como fazer recarga online sem cartão de crédito

Como explicamos, se você é cliente Vivo ou TIM, você pode usar seu cartão de débito para comprar créditos no app dessas operadoras. Mas, além disso, há outras opções para fazer recarga online sem cartão de crédito. 

Diversos apps de bancos, como Bradesco, Nubank ou Banco do Brasil, permitem comprar créditos com débito direto na conta corrente ou poupança. Procure nas opções do app do seu banco e veja se há algum botão "recarga" ou "recarga de celular". Depois, é só digitar o seu número, selecionar a operadora e o valor dos créditos.

Você também pode usar apps de pagamentos, como o Mercado Pago, PayPal e o PicPay. Esses aplicativos servem, principalmente, para pagar contas diversas e enviar dinheiro para seus amigos, mas também podem ajudar na recarga online sem cartão de crédito. Isso porque você pode enviar dinheiro para sua conta, nesses apps, por boleto ou transferência bancária. Assim que o dinheiro cair, é só usar o saldo para fazer a recarga online. Essa opção costuma estar na tela inicial desses apps, porque é bastante usada. 

Como consultar seu saldo de recarga

Depois que a recarga é feita no celular, a gente quer mais é que os créditos durem por bastante tempo. Por isso, é essencial acompanhar o saldo. 

O jeito mais fácil de fazer isso é pelos próprios apps das operadoras: Meu TIM, Meu Vivo Móvel, Meu Claro Móvel e Minha Oi. Logo na tela inicial, as operadoras mostram em destaque o quanto você tem de créditos, quanto pode usar de internet móvel e se há alguma promoção ativa na sua linha.

É interessante observar o que acontece se não colocar créditos no celular. Pela regra da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sua operadora pode bloquear sua linha se você ficar entre 90 (três meses) e 180 dias (seis meses) sem fazer recarga. Mas você precisa ser avisado com 30 dias de antecedência sobre o bloqueio. Além disso, se você perdeu a validade dos créditos, eles voltam a valer quando você faz uma nova recarga. 

Então, nesse texto, você pode observar como é simples fazer recarga de celular pelo app, pelo site das operadoras e até outras opções, como os apps dos bancos. Opções é o que não faltam e você pode escolher aquela que mais compensa para você. Dentre todas essas, qual você prefere? Deixe sua opinião nos comentários e dê uma olhada nos outros textos do Portal de Planos.

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.