• Home
  • Artigos
  • Como descobrir qual a operadora de um número?
Dicas
Atualizado em
Leitura 3 min

Como descobrir qual a operadora de um celular ou telefone fixo?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

homem mexendo no celular

Por muitas vezes, precisamos realizar ligações e nem sabemos qual a operadora do número que estamos ligando. Afinal, o mais comum é salvar o contato da pessoa para ligar quando há necessidade. Mas e se o plano não cobrir ou oferecer bônus em ligações para outras operadoras? Lá se vão nossos créditos, não é mesmo?

Para evitar que isso aconteça, temos aqui a solução. Fique com a gente e conheça todas as formas de descobrir qual a operadora de um número passo a passo, seja ele fixo ou móvel. Fácil e instantâneo! Também confira outras vantagens de ter essa informação em mãos para quando for ligar para seus amigos e familiares.

Como descobrir qual a operadora pelos sites

Na internet existem alguns sites de consulta de operadora que realizam a busca a partir do número inserido. Com isso é possível descobrir, além da operadora, se o número em questão pertence a uma linha fixa ou móvel e também o seu estado de origem.

Conheça abaixo os melhores sites para consultar a operadora do celular.

ABR Telecom

abr telecom print

Se você deseja um site bem simples que indique apenas de qual operadora é o número, a ABR Telecom é o local mais indicado. De forma rápida e fácil, insere o número com DDD a ser consultado, realiza a verificação captcha e pronto: lá estará a operadora do celular em questão.

 

Consulta Operadora

consulta operadora

Diferente do primeiro site mostrado, o Consulta Operadora oferece mais informações. Além da operadora do número consultado, ele permite saber se ele é portado ou não e se pertence a uma linha móvel ou fixa.

A consulta da operadora do celular também é simples, basta inserir o número com o DDD.

Leia também

Quer mudar de operadora?

Escolha o melhor plano móvel falando com nossos especialistas!

Como saber qual a operadora com aplicativos

A vantagem dos aplicativos é que você não precisa abrir uma página de pesquisa na web toda vez que quiser saber qual a operadora de um número –– e ter que lembrar qual é o site mais indicado para a sua busca.

Basta fazer o download do App em seu celular (disponível em diferentes plataformas, como você verá a seguir), e consultar quando e de onde quiser. Acompanhe o passo a passo para os principais sistemas operacionais do mercado!

 

Consulta Operadora – Android

consulta operadora android

O Consulta Operadora é um App gratuito para Android que acessa sua agenda de contatos, permitindo que você veja qual a operadora de todos os números salvos em seu celular e de onde o número é!

Outro recurso interessante é que ele avisa se um amigo fizer portabilidade e insere automaticamente o 9º dígito caso necessário. Com isso, a sua agenda fica sempre atualizada e você não perde tempo na hora de ligar –– afinal, quando não inserimos o número adicional na frente, não é possível completar a chamada.

 

Operadora – iPhone

operadora iphone app

O App Operadora, disponível para iOS, mostra de cara o logotipo da operadora do lado dos contatos da sua agenda, notifica caso alguém mude de número ou operadora e adiciona o DDD em números que não possuem.

Outra vantagem bem interessante é que o App mostra um gráfico em formato pizza com as operadoras que são mais usadas pelos seus contatos. É um recurso muito útil para decidir qual chip comprar ou migrar, caso queira mudar de linha.

 

Qual Operadora – Windows Phone

qual operadora windows phone tim

Diferente dos outros, o Qual Operadora, disponível para Windows Phone, tem um limite de 6 consultas por hora. Além de informar a operadora dos telefones da lista de contatos, também permite consultar a operadora de números avulsos, sendo necessário apenas fazer a discagem com o DDD.

Leia também

Whoscall

Esse aplicativo funciona para a maioria dos sistemas operacionais do mercado (iOS, Android e Windows Phone). Nele, é possível consultar tanto a operadora do celular quanto a cidade de origem do chip de seus contatos. Se quiser verificar um número desconhecido também, esse é o local mais indicado.

Para isso, basta fazer o login no aplicativo, consultar seu histórico de chamadas (de ligações realizadas às perdidas). O app mostra os detalhes do número ao clicar em cada um deles. Outra vantagem é identificar ou bloquear aquelas chamadas inconvenientes.

Vantagem de consultar a operadora de um número

Você pode se perguntar: por que tenho que saber a operadora do número se posso ligar pelo WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens? Realmente, isso tem sido comum para os usuários. Mas lembre que nem sempre a chamada terá a mesma qualidade. Então, para esses casos de necessidade, o conhecimento prévio é essencial.

Isso se explica pela grande vantagem de saber qual a operadora do número para o qual você está ligando: a economia possível de ter com essa informação. Afinal, nem sempre a ligação para o seu familiar ou amigo será gratuita pelo seu plano.

Tenha em mente que nem todos os planos oferecem minutos ou bônus em ligações para outras operadoras –– e, quando ofertam, nem sempre é em quantidade suficiente para você se comunicar com quem precisa. Nesses casos, é cobrado o valor de acordo com o estipulado pelo pacote.

Acontece também de alguns contatos terem mais de um número, um de cada operadora. Então, para saber em qual deles você deve ligar, essa consulta do celular ajuda bastante, concorda?

Dessa forma, você pode selecionar as ligações que realmente precisa fazer e dispensar aquelas que não valeriam tanto a pena por não serem tão necessárias –– ou porque gastariam muitos créditos e provocar uma cobrança alta na fatura.

Por isso, é importante conhecer as tarifas de seu plano, pois assim você estará ciente das cobranças para cada tipo de ligação e poderá gerenciá-las melhor.

Além disso, sabendo de qual operadora é o número de seus amigos e familiares, dá para escolher melhor o seu futuro chip –– como vimos, pode ser que você queira trocar de plano ou migrar para uma empresa que ofereça melhor custo-benefício.

E se eu tenho um plano ilimitado?

É claro que se você possui um plano ilimitado de minutos para esse tipo de chamada ou para ligações a distância, isso não faz tanta diferença pra você. Por falar nisso, caso tenha necessidade de ligar para diversos números ao longo do mês, esses pacotes podem ser essenciais para suas economias. 

E então, conseguiu realizar a consulta? Achou fácil?

Saber qual a operadora de um número é um recurso bem útil para diversas ocasiões, como vimos. A boa notícia é que o passo a passo para consultar essa informação não apresenta muitas dificuldades –– e pode ser feito em segundos. Seja pelo navegador, seja pelo aplicativo no seu celular, grave essas dicas para fazer a melhor gestão dos seus créditos!

Agora que você já sabe como consultar a operadora dos celulares na sua agenda, ajude outras pessoas a descobrir essa dica também. Basta compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e comentar com seus amigos e familiares!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/qual-a-operadora
4.673