Comparativos
Atualizado em
Leitura 3 min

Saiba qual é a melhor opção para você: Internet via satélite ou via rádio?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Mulher em dúvida

A tecnologia sempre nos surpreende com inovações e melhorias. A internet evolui a passos acelerados e cada vez mais, oferece vantagens na conexão e serviços. A internet via satélite é a prova de que não há limites no campo da virtualidade.

Entretanto, não se pode desconsiderar que outros tipos de internet também são eficientes, dependendo dos propósitos de uso e necessidades. É o caso da internet via rádio que é também utilizada por muitos usuários.

O que observar para decidir entre a internet via satélite ou via rádio? Viemos mostrar as principais características para ajudar você a entender melhor as funcionalidades da internet via satélite e comparar com a opção via rádio!

Como funciona a internet via satélite

Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique – para recebimento e envio de dados – com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências.

É necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal, pois os satélites estão há mais de 30 mil km de distância da superfície da Terra. Nas regiões onde a fibra óptica ou a banda larga por fio ainda não são utilizadas, a internet via satélite pode ser uma boa alternativa.

Geralmente, as operadoras que oferecem internet via satélite são regionais, sem uma cobertura tão abrangente. A HughesNet é uma das mais conhecidas, com planos que vão de 10 a 25 Mega de velocidade, mas a Viasat também chegou ao Brasil oferecendo inúmeras vantagens.

Com funciona a internet via rádio

Em localidades remotas, em que não é possível utilizar uma rede cabeada, a internet via radio é uma das alternativas mais viáveis. Para quem mora longe ou se instalou em zonais rurais, a internet via rádio é uma opção funcional.

Utilizando ondas de radiofrequência, para funcionar e levar o sinal até os computadores, é necessário instalar torres de transmissão e antenas receptivas. As torres são instaladas em locais altos, onde não há prédios ou estruturas ao redor que possam interferir na recepção do sinal.

A internet via rádio é fornecida por provedores locais, de menor porte, que disponibilizam os serviços para regiões específicas. Toda empresa de internet via rádio deve ter a autorização da Anatel instalar a torre e as antenas correspondentes.

Vantagens e desvantagens das opções

vantagens e desvantagens nestes dois tipos de internet, o que é bom você conhecer para identificar os pontos positivos e negativos, caso opte por contratar um dos serviços. Vamos entender esses pontos!

Vantagens da Internet via satélite

Maior abrangência e alcance

O satélite não sai do lugar, com isso, esse tipo de internet pode ser ofertado em qualquer parte do mundo, inclusive para quem está se locomovendo de um ponto a outro. Seja em cidades afastadas, locais desertos ou montanhosos, é mais fácil localizar um sinal de internet.

Por satélite, a internet tem menor interferência, aumentando a qualidade do sinal, sem dependência de instalação de grandes estruturas como a torre e a antena para captura, como é o caso da via rádio.

Velocidade alta para download

Para quem precisa baixar arquivos ou utilizar a internet para acessar diversos sites ao mesmo tempo, a velocidade para download e navegação é mais eficiente na internet via satélite.

Desvantagens da internet via satélite

Custo elevado 

O custo de instalação é elevado, o que pode onerar o plano se comparado aos serviços via rádio e de banda larga. O reflexo é uma mensalidade mais alta, com cobrança de excedente ou redução na velocidade, depois de atingir a franquia contratada.

Limitação de provedores

Na atualidade, os provedores de internet são mais limitados, o que quer dizer, que você pode não ter uma prestadora de serviços na região. Além disso, muitos provedores que atuam de forma ilegal, acabam comprometendo a entrega de um serviço apropriado.

Lentidão para atividades online            

Para quem gosta de jogos, vídeos ou séries completas de streaming a velocidade de conexão online da internet via satélite é uma desvantagem. A ocorrência de travamento no acesso em tempo real, é um problema que pode gerar insatisfação.

Vantagens da internet via rádio

Cobertura abrangente

Com uma torre bem instalada e antenas com boa captação, a internet via rádio pode abranger áreas maiores e levar a conexão para diversos locais. Além das áreas mais afastadas, as cidades também podem ser beneficiadas, com o longo alcance da radiofrequência.

Facilidade de Manutenção

A manutenção da internet via rádio é menos constante, pois, como não há cabos e fios, será difícil ter ocorrências como rompimentos e furtos. Como funciona de forma independente, não é preciso linha telefônica, por exemplo, o que reduz as chances de ter problemas.

Desvantagens da internet via rádio

Sujeita à instabilidade

A conexão por ondas eletromagnéticas pode acarretar erros frequentes de instabilidade do sinal, sobretudo, com as oscilações da natureza, que impactam no desempenho da torre em comunicação com a antena.

Baixa velocidade para download

Na internet via rádio, o que chega de velocidade nos computadores e celulares, é uma média de 1 a 10 Mega. Isso significa que, para quem pretende fazer download ou usar os streamings com frequência, a velocidade pode ser comprometida e ter uma performance aquém do que se esperava.

Seja internet via satélite, seja internet via rádio, o ideal é que você consulte se sua região está apta a fornecer um determinado plano. Além disso, compare os serviços e analise as principais características que compõem o contrato.

Quer uma internet a cabo ou fibra? Então, utilize agora mesmo o comparador de Planos de Internet disponível em nosso site e veja o que melhor se adéqua à sua necessidade!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.