Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Plano de dados móveis para celular: entenda como escolher

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Entender como funcionam as franquias de internet é a forma mais fácil de escolher o melhor plano de dados móveis para o seu celular. Se você procura um conteúdo que vai te ajudar a entender tudo sobre o assunto, veio ao lugar certo!

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre planos de dados móveis. Assim, vai ficar muito mais simples escolher o melhor pacote de dados para atender às necessidades do seu dia a dia, gastando o mínimo possível.

Então, não perca tempo. Faça uma boa leitura e aproveite as melhores ofertas das principais operadoras do Brasil!

O que é um plano de dados móveis?

Plano, pacote ou franquia de dados. Embora sejam termos diferentes, de forma geral, eles se referem à mesma coisa: dados de internet móvel para o seu celular.

Mas o que isso quer dizer na prática?

Na prática, todos os planos de celular que contratamos estão associados a um pacote de dados de internet móvel que usamos para navegar na web. Esses dados são consumidos quando usamos internet e não temos nenhuma conexão Wi-Fi. 

Dessa forma, ao contratar um plano com uma franquia de internet móvel, você pode utilizar a internet no celular, fora de casa, em qualquer lugar que conte com cobertura 3G. Os dados são consumidos ao navegar em páginas da internet e aplicativos que precisam de acesso à rede, como Facebook, Instagram, Youtube, Netflix, Waze etc.

O plano contratado é o que define o tamanho do pacote de dados. Ou seja, quantos Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB) de dados ficam disponíveis para navegação. 

Portanto, nas diferentes modalidades de planos que encontramos (pré-pagos, pós-pagos ou controle), é possível contratar franquias de dados de diferentes tamanhos. Assim, os consumidores podem escolher uma franquia de dados que atenda às suas necessidades e uma modalidade de pagamento que seja mais conveniente.

Normalmente, a maioria dos planos pré-pagos e planos controle tem pacotes de dados para consumidores básicos até intermediários, com a diferença de que, nos pré-pagos, você paga antes de consumir. 

Já os planos pós são voltados para consumidores mais exigentes ou para quem quer incluir mais de uma pessoa na mesma fatura.

Logo, o “tamanho” do seu pacote de dados é o mesmo que o limite de internet que você tem para usar em um determinado período de tempo.

Dependendo da modalidade de plano contratado, quando o limite do pacote é atingido, a operadora bloqueia o acesso do chip utilizado à internet ou cobra tarifas extras para continuar usando o serviço.

Por isso, é muito importante considerar as diferentes modalidades de planos e os tamanhos das franquias de internet para escolher uma que esteja de acordo com o seu perfil de consumo!

Para entender melhor quais os pacotes que vão atender o seu perfil, vamos ao próximo tópico!

Como escolher o melhor plano de dados móveis?

As operadoras brasileiras oferecem diferentes modalidades de planos e pacotes de dados para atender a todos os perfis de consumo.

Na modalidade pré-pago, são oferecidos pacotes mais básicos, com opções que vão de 100 MB, com validade de 1 dia, até opções intermediárias de 4 GB, com validade de 30 dias. Nas modalidades “Controle”, você também encontra diferentes opções de pacotes que contemplam desde consumidores básicos até consumidores intermediários.

Os planos pós-pagos são mais completos: disponibilizam opções com muito mais dados e costumam proporcionar outros benefícios, como inclusão de assinatura de serviços streaming e acesso a serviços especiais da operadora.

Todas as operadoras ainda costumam oferecer alguns benefícios para os seus clientes em qualquer um dos planos. Eles, normalmente, incluem acesso grátis a aplicativos muito usados no dia a dia, como o Whatsapp e Facebook. 

Por isso, se você é um consumidor básico, que usa a internet móvel para executar tarefas simples, como conversas no WhatsApp e envio de e-mails, a maioria dos planos mais simples te atenderá satisfatoriamente.

Mas se você for um usuário mais intenso, que gosta de assistir vídeos e séries e está sempre interagindo e postando nas redes sociais, deve considerar contratar um plano pós-pago com um pacote de dados maior!

Considerando essas variáveis (perfil de consumo, modalidades de planos e pacotes de dados), você terá condições de escolher um plano que ofereça o melhor plano de dados móveis para você! Assim, você escolhe um serviço que atende às suas necessidades e ainda consegue economizar mais na fatura do celular!

Como economizar o pacote de dados?

Sem alguns cuidados, o plano de dados do celular pode ser consumido muito mais rápido do que deveria. Mas, seguindo algumas dicas simples, você pode economizar para não ficar sem conexão de forma inesperada.

Então, confira a seguir as melhores dicas para economizar o pacote de dados da franquia de internet móvel!

Desative a atualização automática de aplicativos 

Normalmente, os aplicativos que baixamos são configurados para fazer atualizações automáticas, mesmo sem uma conexão Wi-Fi. Para mudar isso, você deve acessar as configurações da sua loja de aplicativos e desativar a opção de atualizações automáticas.

Desative a localização dos aplicativos que você mais usa

A localização em tempo real utilizada em aplicativos como Waze, Instagram e Facebook é uma grande vilã do consumo de dados móveis. Para desativar essa opção, você deve acessar as configurações de privacidade e preferências de cada um dos apps.

Desative o download automático de áudios e vídeos

Principalmente no WhatsApp, é muito comum recebermos diversos vídeos e áudios. Porém, esse tipo de arquivo é mais pesado e consome muitos dados de internet. Por isso, você pode desativar essa opção nas preferências do WhatsApp para economizar mais dados.

Use o Wi-fi sempre que possível

Muitas vezes, esquecemos de reativar o Wi-Fi no celular quando chegamos em casa ou não nos preocupamos em tentar acessar uma rede sem fio quando estamos na rua. Contudo, esse cuidado de verificar a disponibilidade de uma rede sem fio pode ser muito útil para economizar dados extras e chegar até o fim do mês.

Ative o modo econômico do navegador de internet e do WhatsApp

Os navegadores de internet e o WhatsApp têm opções de modo econômico que reduzem o consumo de dados. Assim, se você precisa economizar mais, essa é uma outra forma super simples de poupar seus dados.

Como você pôde acompanhar, conseguir o melhor plano de dados móveis depende muito do perfil de consumo do usuário e quais os benefícios ele deseja ter. Mas mesmo com planos e pacotes mais básicos, usando as dicas que trouxemos, você pode conseguir navegar por muito tempo!

Então, se você gostou deste conteúdo, com certeza vai gostar de descobrir quais são os melhores planos de internet móvel para você!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:

Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

artigos/plano-de-dados-celular
4.750