Precisa saber o que é PPPoE para criar uma conexão banda larga?
Neste conteúdo explicamos o conceito de PPPoE, qual a diferença para as conexões DHCP e qual o procedimento padrão para realizar a configuração da conexão PPPoE!
Confira o nosso passo a passo!
O que é PPPoE?
A sigla PPPoE significa “Point-to-Point Protocol over Internet” e, basicamente, trata do processo utilizado pela maioria das redes Wi-Fi para nos conectar à rede, substituindo o uso do PPP (Point-to-point Protocol), antigamente usado nas conexões discadas Dial-Up.
Você talvez se lembre que antes da chegada da internet banda larga residencial, para se conectar à rede, era necessário utilizar programas que autenticavam a conexão através de um usuário e senha, e que forneciam o serviço através da linha telefônica residencial.
Assim, sempre que era necessário, o processo de autenticação era repetido para nos conectarmos à internet. Porém, com a chegada da internet banda larga, dos modens e roteadores, isso mudou.
As conexões PPP evoluíram para PPPoE, o que significa que as conexões discadas deram lugar às conexões ethernet, que permitem o uso de uma placa de rede para compartilhar a uma rede LAN para vários usuários.
Além da vantagem de uma conexão mais veloz e que pode ser compartilhada por vários usuários, uma conexão PPPoE permite que, uma vez realizada a autenticação, não será necessário repetir o processo com frequência.
Planos de Internet Fixa(Residencial)
Qual a diferença entre PPPoE e DHCP?
Outra dúvida que está frequentemente surge entre pessoas que estão buscando informações para configurar sua conexão com a internet é o que é DHCP e qual a sua diferença para o PPPoE.
Porém, na verdade, os dois processos do PPPoE e do DHCP são complementares. Enquanto o PPPoE é a forma essencial de criar autenticar conexões ethernet banda larga, DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é o protocolo que atribui endereços de IP e outras configurações essenciais para compartilhar a rede com vários dispositivos.
Assim, a configuração dos novos dispositivos que acessam a rede, seja via LAN ou Wi-Fi, é realizada rapidamente, de forma automática, sem a necessidade de inserir as informações de usuário e senha da rede. Enquanto em conexões PPPoE sem DHCP é preciso, primeiro, autenticar a conexão através do usuário e senha PPPoE.
O que é usuário e senha PPPoE?
O usuário e senha PPPoE são informações necessárias para a autenticação do modem na primeira conexão à rede de internet.
Normalmente, não precisamos dessa informação, pois não fazemos a configuração da rede, mas, caso você precise criar uma nova conexão PPPoE ou alterar a configuração atual do seu modem, será necessário saber o usuário e senha.
Essa informação geralmente está disponível em uma etiqueta na caixa do aparelho, ou no próprio modem. Contudo, se você não encontrá-la, é possível recuperar essa informação entrando em contato com o fabricante do aparelho e informando o número de série do produto.
Como criar uma nova conexão banda larga PPPoE?
Muitas pessoas buscam informações sobre conexões PPPoE, pois precisam configurar um novo modem sem a assistência técnica especializada.
Isso pode ser feito de forma manual utilizando o endereço IP do modem e o navegador de internet de um computador ou notebook.
Veja então o nosso passo a passo para configurar o modem para conexão PPPoE.
Configurando a conexão PPPoE no primeiro acesso ao modem
Cada aparelho pode ter etapas diferentes no procedimento, contudo, em geral, o procedimento consiste nos passos a seguir:
- abra o navegador de internet e na barra de endereço digite o IP do modem;
- insira os dados de login apresentados na caixa do aparelho;
- na opção “Configurações Rápidas” selecione o fuso horário correspondente à sua região e clique na opção “Avançar” ou “Próximo”;
- dentre as opções apresentadas, procure e selecione o protocolo PPPoE e clique em “Avançar” ou “Próximo”;
- insira o usuário e senha fornecidos pelo provedor e clique novamente em “Avançar” ou “Próximo”;
- siga as orientações e preencha os campos para configurar o acesso Wi-Fi do modem.
Com isso, o modem vai concluir a autenticação da rede com o servidor do seu serviço de internet e você já vai poder começar a navegar via conexão PPPoE.
Contudo, se em qualquer um dos passos você tiver problemas por falta de informações, não deixe de entrar em contato com o suporte do fabricante do aparelho utilizado.
Alterando a conexão para PPPoE via navegador de internet
Em alguns casos é preciso mudar a configuração do modem ou roteador de uma conexão Dynamic IP, Static IP, L2TP ou PPTP para uma conexão PPPoE.
Nesse caso, você deve seguir os seguintes passos:
- abra o navegador de internet e na barra de endereço digite o IP do modem;
- acesse o menu de “Configurações básicas” ou “Configurações rápidas”;
- procure e acesse as opções de “Internet”;
- altera a opção atual para o protocolo “PPPoE”;
- insira as informações de login e senha e confirme a alteração;
- salve a configuração atual e pronto!
Caso não encontre essa opção no menu de “Configurações básicas” procure a opção de protocolo PPPoE no menu de “Configurações avançadas” e siga os mesmos passos citados acima.
Contudo, se em algum dos passos você tiver problemas devido à falta de informações do aparelho modem, entre em contato com o suporte ao cliente do fabricante e solicite assistência.
Agora que você sabe o que é PPPoE e como configurar o seu modem de internet para esse protocolo de conexão, aproveite para conferir algumas informações úteis sobre as diferenças entre internet via cabo e fibra óptica!
Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.