Você que assiste a filmes e séries no computador ou celular e gosta de navegar na internet com esses dispositivos: já parou para pensar do que eles são feitos? Quais são as peças que permitem o seu funcionamento de tela, áudio e vídeo? O hardware é um dos grandes responsáveis por isso, entre outros conceitos da tecnologia.
Antes de irmos para o artigo, se você quer economizar com seu plano de internet, não deixe de falar com nossos especialistas! Te ajudamos na escolha do melhor plano para suas necessidades:
Planos de Internet Fixa(Residencial)
A partir de agora, descubra o que é hardware, para que serve e quais as diferenças para o software!
O que é hardware?
O hardware é a parte física de um computador ou celular, o que inclui os equipamentos e peças que tornam o funcionamento desse dispositivo possível. Existem tanto os que ficam no interior do eletrônico quanto os que auxiliam os usuários do lado externo.
Um dispositivo é composto de diversas pequenas peças que se conectam. Quando uma delas apresenta falhas ou está mal encaixada, o funcionamento é prejudicado. Mas não é somente o hardware que compõe esses eletrônicos e permitem os tipos de acesso a que estamos acostumados –– como os jogos online, navegação pela internet, conferida nas redes sociais etc. Falaremos sobre isso mais adiante!
Ainda está com dúvidas sobre o que é hardware na prática? Veja estes exemplos a seguir!
Hardware interno
Só ficam visíveis se você abrir o dispositivo para uma análise, e geralmente só são trocados por especialistas –– se a troca for possível:
- processador;
- memória RAM;
- HD;
- SSD;
- placa-mãe;
- fonte de energia;
- unidades ópticas de CD, DVD etc.;
- placa de vídeo.
Hardware externo
São aqueles que usamos de forma mais direta e podem ser trocados facilmente por qualquer leigo:
- teclado;
- monitor;
- mouse;
- impressora;
- pendrive;
- webcam;
- fones de ouvido;
- microfone.
Quais as diferenças entre hardware e software?
Vimos que o hardware é tudo que podemos ver em um dispositivo, desde suas pequenas peças aos acessórios que nos ajudam a ter um melhor uso. O software, por sua vez, é algo que fica invisível aos nossos olhos na parte física, mas que dá vida às funcionalidades do eletrônico.
Basicamente, os softwares são encontrados em forma de programas, aplicativos, instruções de código firmware, scripts e muito mais. Em outras palavras, são os comandos para que seu computador ou celular faça determinada função.
Os softwares englobam aplicações às quais estamos bem acostumados, como os navegadores, as calculadoras, os aplicativos de redes sociais, players de música e muito mais. Ou seja, Netflix, Globoplay, Spotify, Google Chrome, iTunes e vários apps que você usa todos os dias entram na lista.
Como o hardware funciona nos dispositivos?
Cada peça tem a sua função para compor um celular, tablet, computador ou outro dispositivo. Os engenheiros são responsáveis pela criação desses aparelhos e pelo funcionamento da forma como os conhecemos. Então, os hardwares se conectam para levar energia à máquina, possibilitar imagens nítidas na tela e, sobretudo, permitir a atuação dos softwares.
Como você pode imaginar, existem peças de função similares em um computador e um celular, por exemplo. Porém, também têm tamanhos e características diferentes para ocupar os espaços destinados a elas.
Falamos muito sobre exemplos de hardware no computador, mas vale lembrar os que aparecem no celular também. É o caso dos botões de digital, câmeras, bateria, alto-falantes, microfones e assim por diante.
As informações sobre o que é hardware foram úteis para você? Elas podem ser para outras pessoas também. Aproveite e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!
Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.