Dicas
Leitura 4 min

O que é desktop? Veja seu significado e diferença com notebook

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Computador de mesa gamer

Você sabe o que é desktop? Ter dúvidas sobre os termos relacionados a tecnologia é uma situação muito comum. Principalmente quando se trata dos computadores, que são recursos modernos e que evoluem cada vez mais no Brasil e no Mundo.  

Sendo assim, a palavra desktop é bastante utilizada no mundo da informática e o significado é mais comum do que muitos pensam. Consistem em um tipo de computador que está presente em diversas residências, empresas e instituições de ensino.

Quer entender mais sobre o assunto e ficar por dentro desse conceito típico da informática? Vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja o que é desktop, quais as características, principais usos, vantagens e outras informações relevantes!

Quer conhecer planos de internet banda larga?

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

Afinal, o que é desktop?

O termo desktop é utilizado para dar nome aos microcomputadores de mesa, ou seja, computadores que ficam fixos em uma mesa para o uso. Sendo assim, a principal diferença entre o desktop e outros tipos é que eles não são considerados portáteis.

Nesse sentido, um desktop é um computador bastante utilizado em empresas, comércios, escolas e faculdades. Além disso, também é muito comum nas residências, pois muitas famílias deixam o computador disponível para o uso de todos.

Dessa forma, as principais características de um computador desktop, popularmente chamado de PC, são:

Tem componentes independentes, como monitor, caixas de som, teclado e mouse:

  • são montados no local de uso;
  • é possível adicionar leitores de CD/DVD;
  • aceitam conexão à internet por cabos.

Quais as vantagens dos desktops?

Ter um desktop é proporcionar diversos benefícios para a rotina de uma pessoa, seja para utilizar em atividades pessoais, navegar na internet ou jogar. É um dispositivo que pode ser utilizado por toda a família, com segurança e eficiência.

Veja a seguir, quais as principais vantagens de ter um desktop em casa!

Comodidade

O desktop é um computador fixo, que fica à disposição para utilizar em casa com toda comodidade e conforto. Dessa forma, você terá a estrutura perfeita para se concentrar nas atividades que deseja desenvolver sem interrupções, principalmente em relação aos computadores portáteis.

Bom desempenho

Os computadores de mesa, ou desktops, são encontrados nas lojas em diversas configurações, que atendem desde as atividades mais simples até as mais complexas. Sendo assim, você terá um equipamento que vai oferecer um excelente desempenho, seja para navegar na internet, ver vídeos ou outros programas.

Custo-benefício

Outro ponto relevante considerado uma vantagem dos desktops, é a oportunidade de encontrar bons equipamentos com um preço mais baixo. Assim, é possível gastar menos para ter um computador de qualidade, produzido por uma marca confiável e com equipamentos excelentes.

Quais as desvantagens dos desktops?

As desvantagens de um desktop são muito relativas, ou seja, dependem diretamente dos objetivos e preferências de cada pessoa. Por exemplo, se o objetivo é ter um computador para levar para onde for, adquirir um desktop é considerado uma desvantagem.

Em vista disso, alguns pontos que podem ser negativos sobre o desktop são:

  • é um computador para uso fixo em um local.
  • exige uma mesa e cadeira apropriada;
  • não podem ser transportados.

Diante disso, se você deseja ter um computador fixo, com boa configuração para uso individual ou da família, o desktop é uma boa ideia. Entretanto, se desejar ter maior autonomia para utilizar em lugares distintos e ter um computador mais compacto, os notebooks são uma opção mais vantajosa.

Qual é melhor, notebook ou desktop?

O mercado da tecnologia oferece diversas possibilidades e dispositivos modernos, com capacidade para atender todos os tipos de gosto e perfil de uso. Em outras palavras, é possível encontrar modelos que se encaixam perfeitamente no estilo e preferências.

Nesse contexto, os desktops são computadores que oferecem vantagens importantes, como o custo-benefício, resistência e bom desempenho. Entretanto, os notebooks também têm suas vantagens e além das boas configurações, oferecem mobilidade para utilizar de qualquer lugar.

Em vista disso, para decidir qual a melhor opção é importante considerar os seus objetivos e perfil de uso do computador – se deseja utilizar em casa e enquanto estiver fora, a estrutura para colocar o computador em casa e se é para uso pessoal, acadêmico ou profissional.

Além disso, também é importante considerar se as suas atividades no computador exigem configurações específicas em relação à memória, processador e outros. Afinal, muitos jogos e softwares exigem uma configuração mínima para funcionar corretamente.

Portanto, a decisão de qual computador comprar é pessoal e deve levar em conta os objetivos, principalmente em relação a mobilidade, principal diferença entre notebooks e desktops, que acaba interferindo em diversos fatores do seu uso, por isso, é importante pensar bem.

Outro ponto muito importante para utilizar computadores com sucesso é escolher um bom plano de internet, que ofereça boa capacidade de dados a um  preço justo. Assim, você vai contar com um bom wifi em casa para os notebooks e uma rede de alta velocidade, caso escolha um desktop.

Como se pode notar neste conteúdo, saber o que é desktop é muito importante, pois é um recurso extremamente utilizado atualmente. Além disso, é um assunto relevante que vai ajudar a escolher um modelo de computador que seja ideal para os seus objetivos.

Gostou do post? Agora que já sabe o que é desktop, o que acha de ler outro conteúdo incrível sobre o assunto? Não perca tempo e leia neste instante como escolher um desktop ideal para você!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-desktop
4.920