Internet
Atualizado em
Leitura 5 min

Internet caindo toda hora? Conheça 6 causas e soluções

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Mulher indignada olhando o computador

Internet caindo toda hora é um inconveniente que costuma acontecer com muitos usuários de banda larga. E a causa disso, ao contrário do que se pode imaginar, não está relacionada a apenas um fator. Pelo contrário, problemas no sinal do Wi-Fi geralmente ocorrem por motivos diversos, por isso é importante conhecer os mais comuns para tentar resolver esse contratempo o mais rápido possível. 

No texto de hoje vamos mostrar quais são as seis principais causas de internet caindo toda hora no pc e no celular e como solucioná-las. Acompanhe! 

1. Problema com a operadora

Essa, sem dúvidas, é uma das principais causas de instabilidade nas conexões Wi-Fi. E ao contrário do que muitos podem pensar, na maior parte das vezes o problema com o sinal não é generalizado. Ou seja, é possível que enquanto você encontra dificuldades de acesso, um amigo que utiliza o mesmo serviço que o seu esteja conseguindo navegar na internet normalmente. Mas por que isso acontece?

Porque o problema de instabilidade de sinal costuma ser localizado. Na prática isso quer dizer que a operadora pode estar enfrentando na sua região, mas não sabe que isso está acontecendo até que os clientes entrem em contato reportando o erro. Isso é muito comum de ocorrer, por exemplo, quando há chuvas intensas numa determinada região ou quando algum problema envolvendo os cabos acontecem por alguma ação da natureza, como ventos fortes.

Como resolver?

A primeira coisa a se fazer nesse caso é desligar o modem por alguns minutos e ligá-lo novamente. Caso isso não funcione, o próximo passo é entrar em contato com a operadora para informar o erro. Geralmente, quando já existem outras reclamações registradas no sistema, o próprio atendente durante a ligação informa que há uma instabilidade de sinal na sua região. 

Siga as orientações que receber e aguarde o tempo pedido pela empresa para o restabelecimento da conexão. Se isso não acontecer, talvez seja necessário que um técnico vá até a sua casa para verificar o que está acontecendo. 

2. Quantidade de dispositivos conectados na mesma rede

Outro motivo que justifica internet caindo toda hora é o número de aparelhos conectados na mesma rede em simultâneo. Quanto mais dispositivos estiverem usando a mesma conexão, maior é a tendência de instabilidade e queda do sinal, principalmente se você não tiver uma velocidade de banda larga ideal para manter todos esses aparelhos conectados ao mesmo tempo. 

Se você contratou um plano de internet de 15 mega, por exemplo, e tem três celulares, um computador e uma Smart TV todos conectados ao mesmo tempo na rede, é bem provável que enfrentará problemas com a conexão. 

Como resolver?

Nesse caso, a primeira coisa é verificar quantos aparelhos estão usando o sinal do Wi-Fi. Se forem muitos, tente desligar alguns e faça o teste para ver se a internet ficará mais estável. Caso dê certo, você terá certeza que realmente a razão do problema estava no sobrecarregamento da conexão. 

Outra dica que pode ajudar nesse sentido é trocar a senha do Wi-Fi de tempos em tempos. Isso evita que pessoas da vizinhança descubram seu acesso e utilizem sua internet. 

3. Posição do roteador

Uma razão que pode acabar passando despercebido, mas que prejudica a distribuição do sinal de internet é a posição que o roteador foi colocado dentro da residência. O que acontece é que muitas vezes o aparelho é instalado em locais que têm muitos obstáculos pelo caminho, como paredes e objetos grandes. Com isso, é possível que a comunicação entre a rede e os dispositivos, como TV e celular, seja comprometida. 

Como resolver?

A melhor forma de solucionar esse problema é trocar a posição do roteador. Dê preferência para locais mais centralizados dentro de casa, como corredores, por exemplo. Isso vai ajudar que o sinal do Wi-Fi seja melhor distribuído, evitando quedas constantes da conexão. 

Planos de Internet Fixa(Residencial)

4. Problemas com o modem

Outra possibilidade que pode fazer a internet cair com frequência são problemas com o modem, equipamento responsável por levar sinal de internet enviado pela operadora até a casa dos clientes. Se alguma das luzes não fica acesa como se deve ou se elas apagam com frequência, por exemplo, isso pode ser sinal de falha no aparelho.

Como resolver?

Normalmente o modem é cedido pela operadora, por isso o melhor caminho é entrar em contato com a empresa para informar o que está ocorrendo. Caso eles não façam a troca, outra alternativa é comprar um equipamento novo e que atenda suas necessidades. 

5. Congestionamento do canal do Wi-Fi

Apesar de muitas pessoas não saberem disso, o Wi-Fi funciona por meio de canais. Quando a operadora faz a instalação da internet na residência, o próprio técnico configura o canal que a rede sem fio irá utilizar. No entanto, esses canais configurados por padrão tendem a ficar congestionados, uma vez que os vizinhos provavelmente também estarão conectados neles. 

Em decorrência desse congestionamento, a conexão acaba ficando mais lenta e instável. E é justamente a internet caindo toda hora o sinal mais comum desse tipo de problema. 

Como resolver?

O primeiro passo é identificar se há congestionamento do canal de Wi-Fi. Para isso, você pode utilizar apps de celular, como  o WiFi Analyzer, que além de identificar ainda ajuda a encontrar o canal ideal para a sua rede. Depois disso, a partir de um computador, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o painel de administração do modem;
  • Configure o endereço para o padrão (192.168.1.1);
  • Selecione WLAN;
  • Altere para o canal indicado pelo app Wi-Fi Analyzer;
  • Pronto! O canal já estará atualizado. 

5. Interferência digital

Internet caindo toda hora? Saiba que determinados eletrodomésticos e outros tipos de conexões sem fio, como o Bluetooth, também podem causar falhas na sua banda larga. Apesar de ser menos comum, essa interferência pode acontecer pelo fato dos dispositivos estarem trabalhando com a mesma frequência de rádio que o modem. 

Como resolver?

Primeiramente, desconecte todos os aparelhos que estejam com o Bluetooth ativado e veja se o sinal da internet irá normalizar. Caso melhore, o mais indicado é trocar o canal do Wi-Fi, como mostramos anteriormente, para evitar que a interferência continue acontecendo. Além disso, evite colocar o modem próximo de geladeiras e microondas, visto que as ondas eletromagnéticas emitidas por esses eletrodomésticos podem prejudicar a conexão sem fio. 

Como vimos ao longo do texto, internet caindo toda hora não é um problema com causa única. Ou seja, existem algumas razões que podem provocar falhas na conexão e provocar a instabilidade do sinal. Portanto, é importante conhecê-las a fim de conseguir identificar o mais rápido possível o que está provocando as quedas de internet.

Mas além disso, também é essencial escolher a banda larga ideal para contratar um plano que realmente atenda às suas necessidades. Confira o material completo que criamos sobre o assunto e saiba qual é a melhor internet residencial para você!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!