Já é comum vermos um “9” à esquerda de números de celular, não é verdade? Essa decisão foi tomada com o objetivo de aumentar a disponibilidade de números de celulares, já que os oito dígitos não iriam suportar a demanda por muito tempo. De 2010 a 2016, a implementação do processo foi sendo feita em diferentes etapas.
As operadoras de telefonia móvel não ficaram responsáveis por fazer essa alteração na agenda dos clientes. Coube a cada um inserir manualmente o 9 antes do número a ser chamado ou, o que é mais fácil, usar um aplicativo para fazer isso de forma automática.
Quer economizar com o seu plano? Fale com nossos especialistas e conheça os melhores planos de celular e internet fixa na sua região:
Quer saber como inserir o nono dígito de forma mais rápida nos números da sua agenda? É só continuar a leitura!
Para que serve o nono dígito?
Com a crescente demanda de aparelhos celulares em todo o mundo, inclusive no Brasil, foi necessário disponibilizar mais números para os usuários da telefonia móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 226,7 milhões de números estavam em uso no Brasil em 2019.
Além disso, o nono dígito teve a função de padronizar a numeração dos telefones móveis no país. Ao ver um número de telefone iniciado pelo algarismo 9, você já sabe que se trata de um aparelho móvel e não de fixo.
Como a inclusão do nono dígito é obrigatória, inclusive para ligações para outro estado, você deve discar: 0 + código da operadora + código da região + 9 + oito dígitos antigos.
Quais estados tem o nono dígito?
Todos os estados brasileiros, atualmente, têm o nono dígito. Em 2012, o primeiro estado da lista a contar com a novidade foi São Paulo, por ter o maior número de linhas e, consequentemente, mais urgência na ampliação da quantidade de números disponíveis.
Depois, em 2013, Rio de Janeiro e Espírito Santo também aderiram. Na sequência, Minas Gerais, Bahia e Sergipe — até se completar, em 2016, a implementação do nono dígito em todos os estados.
Existem aplicativos para incluir o número extra?
A princípio, a maioria dos brasileiros teve o enorme trabalho de incluir, manualmente, o nono dígito em todos os números da agenda. Porém, aos poucos, as próprias operadoras começaram a lançar alguns aplicativos para ajudar nessa tarefa. Veja a lista com 3 opções!
1. 9º Dígito TIM
A TIM preparou o 9º Dígito TIM, um aplicativo que, além de integrar o 9 antes do número antigo, insere também o código da operadora (41) para fazer as chamadas — disponível para iOS e Android. Porém, esse app só funciona para os clientes TIM. Então, nada de usar o Nono Dígito TIM com chips de outras operadoras!
2. Embratel — Claro
O app Embratel 9º Dígito pode ser baixado em Android ou iOS e funciona como o que foi descrito acima: basta permitir que o aplicativo acesse os contatos da sua agenda e seguir o passo a passo.
Ele vai atualizar a agenda e, além de inserir o 9 nos novos contatos, também acrescenta o 21 como código da operadora.
3. Vivo 9º Dígito
A Vivo também tentou ajudar os usuários a se adaptarem ao novo formato — porém, o app não foi muito bem avaliado por eles na App Store. A aplicação apenas acrescenta o 9 à esquerda do número registrado, sem as demais funcionalidades dos outros apps.
A vantagem é que, apesar de ser da Vivo, funciona em aparelhos de qualquer operadora.
Hoje, o sistema de nono dígito para telefonia móvel já está totalmente implementado no Brasil e nós já nos acostumamos àquele número 9 no início, não é? Se você ainda não adaptou toda a sua agenda, aproveite para baixar um dos aplicativos indicados e atualize!
Falando em operadoras, quer saber qual é a melhor do Brasil? Confira no nosso post!
Gabriel Subtil é Analista de Segurança em Tecnologia da Informação. Empreende projetos na Internet e foi o primeiro brasileiro a criar um mapeamento de Sinal 3G aberto na internet no Brasil. No Portal de Planos, Gabriel é o especialista em tecnologia, escrevendo os melhores artigos para você ficar por dentro do assunto!