Com o passar dos anos, a tecnologia evoluiu bastante e proporcionou benefícios para todos os segmentos, principalmente para as telecomunicações. Exemplo disso é a utilização do nano chip, que se destaca como uma opção moderna e eficiente.
Utilizado na maioria dos novos smartphones, o nano chip, mesmo com pequenas dimensões, teve suas características aperfeiçoadas para melhorar a performance dos aparelhos, no entanto, o seu smartphone que vai ditar qual o tipo de chip você precisará ter.
Trocou de celular? Aproveite para conhecer os melhores planos de celular na sua região! Fale com nossos especialistas e compare:
Se você não troca de aparelho há alguns anos pode nem saber que existem o nano chip e outros tipos diferentes. Para ajudar a entender melhor sobre o assunto, confira neste post a diferença entre o mini, micro e nano chip e saiba qual deve ser usado no seu smartphone!
O Cartão SIM
O chip, também conhecido como SIM Card ou Cartão SIM, é dado para você na contratação de uma linha por uma operadora. Mas com a evolução dos celulares para os smartphones de hoje, a entrada para esses cartões SIM foi mudando e cada aparelho pode ter um tamanho diferente para o chip.
Como forma de amenizar a confusão, as operadoras estão vendendo um chip com adaptador triplo. Dessa forma, você consegue conectá-lo a qualquer aparelho que quiser, evitando a necessidade de comprar outro chip para usar.
Mini, Micro e Nano Chip
Existem três tipos de chips disponíveis no mercado e a utilização é determinada pelo tipo de aparelho. Veja abaixo as principais diferenças entre os três modelos de chip existentes!
Mini-SIM
O Mini Chip é o SIM Card tradicional, sendo o modelo mais antigo do mercado e também o maior — ele surgiu nos primórdios da utilização dos chips nos aparelhos. Suas medidas são 15mm largura x 25mm altura.
Micro-SIM
Depois veio o Micro Chip, que é o cartão SIM de tamanho intermediário. Suas medidas são 15mm altura x 12mm largura. Esse modelo de chip é muito comum em smartphones intermediários e avançados.
Nano-SIM
Por último veio o Nano Chip, o menor dos três modelos. Possui 12,3mm altura × 8,8mm largura. É praticamente só o chip, quase sem bordas laterais. Este é o tipo mais usado, atualmente, nos smartphones novos.
Adaptador de chip
O adaptador de chip é a saída que as operadoras encontraram para conseguir conciliar os três modelos para seu público. No adaptador, você pode destacar o chip conforme o tamanho que precisa.
O chip que fica mais ao centro é do tamanho do Nano Chip, seguido pelo Micro Chip e, por último, fica o adaptador maior, no tamanho do Cartão SIM tradicional e mais antigo.
Trocando de smartphone
Essas informações são importantes para quando você quiser trocar de smartphone. Se você foi um dos sortudos que pegou o chip com o adaptador triplo, nunca jogue fora os adaptadores.
Como você nunca sabe se um dia vai querer trocar de aparelho, pode ser que o modelo novo que você queira só aceita o Micro Chip e o atual é o Nano Chip. Assim, você pode colocar o adaptador sem dor de cabeça.
Preciso trocar de Chip?
Se você quer trocar seu celular mais antigo, que usava o Mini SIM, por um smartphone novo, você provavelmente precisará trocar de Chip. A razão é que os novos Chips estão ficando mais finos, e pode ser que o seu Cartão SIM não caiba no novo aparelho, quer seja o Micro ou Nano Chip.
Posso cortar o chip nano?
Cortar o chip pode parecer um caminho mais fácil — você encontra na internet muitos tutoriais de como cortar chip de celular — mas não é recomendável que você faça isso. A razão é a mesma do tópico anterior: como os chips novos são mais finos, mesmo que você corte as bordas ele pode continuar grosso demais para entrar.
Em uma dessas, você pode inclusive acabar danificando seu chip, e terá que comprar um novo de qualquer forma. Então, é melhor ir direto ao ponto e resolver de uma vez a situação.
Como você percebeu, o nano chip é uma opção moderna, embora seja possível utilizar adaptadores para outros tipos de chip, que são o mini e o micro. Portanto, é importante avaliar qual a melhor opção para o smartphone que tem ou pretende adquirir, inserindo o chip adequado para usufruir dos benefícios do seu plano.
Curtiu o post? Agora que você conseguir esclarecer suas dúvidas sobre o nano chip e outros tipos, que tal divulgar informações úteis? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e permita que outras pessoas também se mantenham bem informadas!
Dúvidas frequentes
🤷️ O que é o chip nano?
O chip nano é o modelo mais novo, menor e mais fino de cartão SIM. É, geralmente, o modelo usado em smartphones mais novos. Utiliza a tecnologia para reduzir o tamanho sem perder a eficiência.
🤔 Qual o valor de um nano chip?
Para fazer a troca de um chip mini ou micro para um nano, o preço varia entre R$ 10,00 e R$ 15,00 em qualquer operadora. Mesmo com variações, é um valor bastante acessível.
❗❓ Qual é o menor: chip nano ou micro?
O menor chip é o nano. O micro é o chip tamanho intermediário. O nano chip é o mais utilizado nos aparelhos modernos de todas as fabricantes, por ser menor e mais tecnológico.
🧐 Qual a diferença entre micro e nano chip?
A diferença entre micro e nano chip está no tamanho e na espessura do chip. No entanto, a funcionalidade é a mesma. Um dos principais motivos que explicam o maior uso do nano chip é devido ao tamanho menor, que ocupa menos espaço no aparelho e aumenta as possibilidades para os fabricantes otimizarem as configurações dos aparelhos.
Gabriel Subtil é Analista de Segurança em Tecnologia da Informação. Empreende projetos na Internet e foi o primeiro brasileiro a criar um mapeamento de Sinal 3G aberto na internet no Brasil. No Portal de Planos, Gabriel é o especialista em tecnologia, escrevendo os melhores artigos para você ficar por dentro do assunto!