Dicas
Atualizado em
Leitura 6 min

Em busca dos principais modelos de microfone? Nós mostramos!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mulher olhando o computador e anotando algo em um caderno

Os microfones são usados para diferentes objetivos: para gravar um podcast, captação de ambiente, nas filmagens de filmes e séries, nas reportagens para a TV, na criação de álbuns musicais e assim por diante. Mas você sabia que para cada um desses objetivos distintos existe um modelo de microfone mais indicado?

Se você está em busca de um para comprar, é importante conhecer quais são os principais modelos de microfone comercializados no mercado e suas funções. Assim, dá para fazer uma escolha eficiente e que permita produções de primeira qualidade. E é sobre isso que falamos neste conteúdo.

Acompanhe a leitura para saber tudo sobre microfones, tipos e funções!

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Quais são os tipos de microfones e suas funções?

Vamos focar nos 3 principais tipos de microfones que você encontra nas lojas hoje e para que eles servem. Confira!

Dinâmicos

Também conhecidos como Dynamic Microphones, eles são os mais comuns. Como entregam um som limpo e bom para diversas formas de gravação, estão entre os preferidos de muita gente. Somado a isso, esses tipos de microfones têm três características que contam vários pontos a seu favor: a versatilidade, a durabilidade e o preço mais acessível.

Os microfones dinâmicos atuam como os alto-falantes dos fones de ouvido, só que ao contrário. Isso acontece por conta de uma bobina de indução móvel que fica suspensa no campo magnético de um ímã. Interessante, não é mesmo? Para músicos, são modelos que funcionam bem para alocar próximo a guitarras e bateria, já que suportam altos níveis de pressão sonora (Sound Pressure Level - SPL).

Nesse sentido, também são bastante indicados para shows ou gravações em que é preciso captar somente o som do instrumento. Afinal, entre suas vantagens está a rejeição de sons além do ângulo de captação.

Veja alguns modelos de microfone dinâmico:

  • SM58;
  • Electrovoice RE20;
  • Sennheiser MD421;
  • Shure SM7B;
  • Samson Q7.

Condensadores

Existem dois tipos de microfones condensadores. Veja a seguir!

Diafragma grande

Este modelo converte as vibrações da fonte do som (por exemplo, os instrumentos musicais acústicos) em áudio e usa capacitores em vez de bobinas móveis físicas. É exatamente por isso que tem como característica principal a alta sensibilidade. Então, é bastante indicado para captar vozes, com um tom mais dinâmico e "cheio".

Apesar disso, ainda podem ser utilizados em outros cenários, pois apresentam diversos modos de captação (entenderemos melhor esse assunto ainda neste conteúdo). Os microfones condensadores precisam de uma interface de áudio (chamada de phantom power) para funcionar, ou seja, devem estar conectados na energia.

Conheça alguns modelos de microfone condensador de diafragma grande:

  • AKG P420 Perception;
  • AKG C 414 XLII;
  • Audio-Technica AT 2020;
  • Behringer B-1;
  • Behringer C-1;
  • MXL V67;
  • Shure PGA181-LC;
  • Samson Cl7A.

Diafragma pequeno

Conhecidos também como pencil condensers, esses modelos de microfones condensadores são basicamente uma versão em miniatura dos tipos com diafragma grande. Quem os utiliza sabe da qualidade de captação dos sons estéreo realistas e de instrumentos acústicos.

Outro local em que eles marcam presença é nas gravações de orquestras e na música clássica em geral. Isso porque seus agudos são entendidos e dá para captar sons mais consistentes, tendo em vista que ele se dá bem com transientes.

Agora, vamos para os exemplos de microfones condensadores de diafragma pequeno:

  • Neumann KM 184;
  • Shure Pga81-Lc;
  • AKG P170;
  • MXL 606;
  • Samson C02;
  • Behringer C-2.

Microfones de fita

Se você viu fotos dos anos 1950 e 1960 nas transmissões de rádio, provavelmente já deve ter reparado nesse modelo de microfone, tendo em vista que foi uma das primeiras tecnologias de captação de som que surgiram. Mas assim como houve a evolução da TV, também vimos o desenvolvimento desse equipamento, que é bem menos frágil que antigamente.

Ele funciona a partir de uma fita de metal que captar tanto a movimentação do ar que a fonte sonora gera quanto a velocidade desse ar. É por isso que tem um som que muitos consideram vintage, mas que não responde bem aos altos níveis de pressão sonora. Por outro lado, lidam bem com equalizações.

Os tipos de microfones de fita mais comuns são:

  • MXL R144;
  • Cascate Fat Head;
  • Oldbox M1 Ribbon.

Quais são os modos de captação de microfones?

Busca um tipo específico de microfone para captação de ambiente? Veja quais são os modos presentes nos equipamentos!

Cardióide

Muito comuns em casamentos, gravações de documentários e outros eventos, os microfones cardioides captam o som de um jeito bem flexível. Pode ser considerado ligeiramente direcional, pegando os áudios do que está à sua frente e, na maioria dos casos, rejeitando um pouco do que vem atrás.

Porém, não dá para dizer que é direcional de fato porque ele pega os ruídos de fundo naqueles ambientes em que a acústica não é 100% controlada. Alguns exemplos de equipamentos com essa captação são: Microfone Shotgun Polsen SCL-1075, Rode VideoMicro e Lavalier Audio-Technica Pro 70.

Hipercardióide e Supercardioide (shotgun)

Esses microfones isolam o áudio que você deseja captar, rejeitando tudo que vem ao fundo do ruído. A diferença entre o hipercardioide e o supercardioide está no nível de ruído lateral e de fundo traseiro. Enquanto o primeiro é indicado para gravação de documentário e de instrumentos, o segundo é ideal para conteúdos roteirizados e reality shows.

Os hipercardioides mais conhecidos são Audix SCX1-HC e Sennheiser MKH-416. Já no grupo dos supercardioides temos Rode VideoMic Pro, Schoeps Colette e Rode NTG2.

Omnidirecional

Esse modelo tem seu nome porque capta o áudio de todas as direções. Então, é ideal para grandes eventos em que não há restrições na gravação do áudio, como conferências de imprensa, entrevistas, cobertura de eventos e assim por diante.

Muitos profissionais utilizam microfones com captação omnidirecional como complemento nas gravações. Assim, conseguem um mix bem interessante para compor reportagens, documentários e outros tipos de produções.

Sabe aqueles microfones de lapela colocados em entrevistados? Eles são omnidirecionais justamente para conseguirem captar o som mais próximo possível da pessoa. Alguns bem conhecidos no mercado são Sennheiser XS Lav, Polsen OLM-10 e Rode smartLav +.

Lobar

Com captação direcional bem precisa, é ideal para as gravações de filmes e séries com diálogos intensos. Mas por conta dessa característica, fica um pouco complicado posicionar o aparelho de um jeito que capte bem o áudio. O mais indicado nesses casos é ter alguém operando-o. 

O microfone com padrão lobar é geralmente encontrado nos modelos shotgun. Os mais comuns são o Sennheiser MKE 600 e Sennheiser MKH 8060.

Bidirecional

Por fim, o microfone bidirecional é o que muitos produtores de conteúdo usam em entrevistas de rádio, podcasts e assim por diante. Ele faz a captação do som tanto frontal quanto traseiro. Os mais comuns são Rode K2, Blue Yeti e Projetos de estúdio B3.

Quais os melhores microfones para streaming e videochamadas?

Agora que entendemos vários tipos de microfones, suas funções e formas de captação, vamos ao que interessa para muita gente. Qual o modelo mais indicado para quem usa a internet residencial para trabalhar e participar de reuniões de vídeo ou fazer streaming de jogos? Veja algumas opções:

  • Gamer Profissional Redragon: com ele, dá para controlar o volume de captação e desligá-lo rapidamente. A captação do som é feita na frente e dos dois lados, o que reduz ruídos da parte traseira. Ideal para produção de conteúdo também;
  • Microfone HyperX Solocast: com alta qualidade de som, ele é USB Plug N Play. Ou seja, bem simples de usar, com sensor de toque para silenciar e LED que indica a voz mutada. Seu pedestal ajustável o torna bem versátil;
  • HyperX Microfone Gamer QuadCast: um pouco mais caro, esse microfone oferece excelente qualidade de som. Sua base shock mount antivibração reduz ruídos e amortece sons desnecessários. Uma vantagem é a possibilidade de selecionar padrões polares (cardioide, bidirecional, estéreo ou omnidirecional) e ajustar a sensibilidade de entrada;
  • Microfone Condensador USB Blue Yeti: com 3 cápsulas condensadoras e 4 configurações de padrões polares, esse microfone é ideal para comandar qualquer processo de gravação.

Gostou de conhecer os modelos de microfone? Se a intenção é usar algum deles no trabalho, temos mais uma boa dica para você hoje. Conheça qual a melhor internet para home office!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!