• Home
  • Artigos
  • Problemas com a internet lenta? Veja nossas 7 dicas para melhorar sua conexão
Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Problemas com a internet lenta? Veja nossas 7 dicas para melhorar sua conexão

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mulher mal humorada mexe no celular enquanto deita da cama

Nada pior do que uma internet lenta bem no meio da partida de futebol do time do coração ou de curtir o vídeo daquele artista predileto no YouTube, não é mesmo? Os motivos da baixa velocidade da conexão são variados, desde uma sobrecarga de uso até um erro de programação do provedor.

Cansou de ter problemas com a sua internet? Fale com nossos especialistas e conheça os planos mais bem avaliados na sua região:

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Talvez o problema seja simples e antes de se desesperar e logo querer abrir um chamado de reparo, o que normalmente gera custo, você mesmo pode tentar alguns procedimentos. Veja as 7 dicas que temos para ajudar na solução desse transtorno!

Quais são os principais motivos para uma internet lenta?

Quando os sites não carregam, um download demora uma eternidade para ser concluído ou você simplesmente não consegue terminar de ver um filme, é porque algo está acontecendo com sua internet e impedindo a velocidade normal.

A internet lenta e oscilante pode acabar com o planejamento de um dia, seja de finalização de um trabalho ou uma sessão de entretenimento. É um problema que surge do nada e pode estar associada a uma série de fatores como:

  • falha nos equipamentos;
  • sinal precário do roteador;
  • quantidade de pessoas conectadas;
  • uso de aplicativos que consomem muita internet. 

Para cada um desses motivos existe solução e você pode executar alguns procedimentos antes de acionar o serviço contratado e solicitar a presença de um técnico – além de tempo, você pode economizar um bom dinheiro da taxa de visita.

Como solucionar o problema da internet lenta? Veja nossas 7 dicas

As falhas ocasionadas por uma internet lenta podem causar desconforto bem na hora que não deveria. Entretanto, é um contratempo que pode não ser tão complexo quanto se imagina e com algumas ações talvez seja possível restabelecer a conexão sem precisar da ajuda de um técnico. 

Selecionamos algumas dicas que você pode realizar para o teste de velocidade da internet. Se ainda assim, depois de cada uma delas a internet continuar lenta, será preciso solicitar o reparo. 

Confira 7 procedimentos para executar e torcer para voltar a conexão ao normal!

1. Confira o sinal da operadora

O primeiro passo é verificar a qualidade do sinal da sua operadora e se está transmitindo o que foi contratado. Tenha em mãos os detalhes do plano e compare com as informações do que está chegando no seu roteador – para isso, você pode usar nosso teste de velocidade

2. Verifique se há falhas no equipamento

Seu equipamento pode apresentar falhas, o que interfere na velocidade e qualidade da internet. Portanto, confira se todas as luzes no display do roteador estão acesas e se os cabos estão devidamente conectados.

Em seguida, reinicie o aparelho, desligue por alguns minutos e ligue novamente. Dessa forma o cache do DNS será atualizado, com grandes chances de o problema de internet lenta ser solucionado, pois um equipamento ligado por muito tempo pode gerar esse tipo de conflito.

3. Verifique a posição do roteador

É importante que o modem e o roteador estejam em uma posição favorável, que beneficie o uso do wi-fi, por exemplo. As barreiras físicas como paredes, árvores ou algo que atrapalhe o campo de atuação dos equipamentos podem deixar a internet lenta.

Caso a sua internet esteja instalada em local com prédios em volta, instale os aparelhos em local aberto, centralizado e no alto. Essa pode ser uma maneira de driblar a interferência e  captar melhor o sinal.

Se as barreiras forem um incômodo permanente, você pode adquirir um repetidor de sinal, usado para aumentar e melhorar o alcance da rede wi-fi. Porém, antes de fazer esse investimento, tenha a certeza de que o problema não é a banda larga do seu plano.

4. Verifique a quantidade de aparelhos conectados

O número de aparelhos conectados na mesma internet pode influenciar a velocidade da conexão e deixar a internet lenta. Se muitas pessoas estiverem conectadas ao mesmo tempo e pelo wi-fi, com certeza o desempenho da conexão será comprometido.

Vamos imaginar que alguém esteja jogando online, enquanto outro vê um filme online e uma terceira pessoa navegando por diversos blogs e redes sociais — dependendo do plano, o consumo extrapola o limite aceitável e ideal é equilibrar o uso ou contratar um pacote com capacidade maior, para atender à quantidade de usuários.

5. Altere o servidor DNS

O DNS ou Domain Name System é um número que identifica sua internet, configurado automaticamente pela operadora contratada. Acontece que se muitos usuários estiverem utilizando o mesmo serviço, a internet pode ficar lenta, por isso, trocar o DNS ajuda a resolver a lentidão.

Para alterar e configurar um novo número de DNS, sigas os passos:

  • vá em “Painel de Controle” do seu computador, na “Central de Rede e Compartilhamento”;
  • clique em “Conexão local” no lado inferior esquerdo da janela;
  • em seguida clique em “Propriedades”;
  • selecione, primeiro, o protocolo IPv4 e, depois, o IPv6. Adicione uma nova sequência de números nessas duas opções para que o servidor funcione corretamente.

6. Tenha cuidado com os aplicativos que consomem banda

Alguns aplicativos são campeões de consumo da banda larga de download e upload e faz com que a velocidade da conexão fique mais baixa, deixando a internet lenta. Se você gosta de ver filmes e séries, armazenar arquivos em nuvem ou utilizar aplicativos que exigem download e upload, essas podem ser causas da instabilidade da internet.

7. Veja os programas e feche os que não estão em uso

Deixar os aplicativos e programas abertos para não ter que repetir o procedimento todas as vezes que for utilizar pode até facilitar a vida, mas interfere na velocidade da internet. Eles podem consumir a conexão só pelo fato de estarem abertos, mesmo sem utilização.

Por isso, se você não quer ter uma internet lenta e sempre oscilante, feche tudo o que não está sendo utilizado no momento. Não faça downloads enquanto assiste a um programa online ou não veja duas programações que demandam uma velocidade alta, ao mesmo tempo.

É isso, pode ser que com algumas dessas dicas sejam suficientes para resolver seu problema de internet lenta e você não precise entrar em contato com a operadora. Contudo, se depois de todas as verificações, perceber que a situação persiste, analise o plano contratado, o que a operadora tem a oferecer e compare com as opções disponíveis — pode ser que em vez do reparo, seja a hora de substituir o serviço. 

Gostou do post? Para ajudar você a fazer essa comparação, conheça agora os melhores planos de internet banda larga!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!