• Home
  • Artigos
  • Assistir filmes online depende de boa conexão de internet?

Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

Assistir filmes online depende de uma boa conexão de internet?

Monique Shinoda, especialista do Portal de Planos

Por

Especialista em Audiovisual, Telecomunicações e Tecnologia — Portal de Planos

Filmes online: Jovem comendo pipoca assistindo algo no computador

Assistir filmes online tem se tornado um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. A facilidade de acesso e a possibilidade de acompanhar os conteúdos a qualquer momento e nos mais diferentes tipos de dispositivos são, com certeza, as principais razões para esse crescimento.   

Entre as formas mais comuns de assistir filmes e séries online estão os serviços de streaming, as plataformas de compartilhamento de vídeos e também sites independentes. No entanto, o que muitas pessoas acabam se esquecendo é que a velocidade da internet influencia e muito na qualidade dessas transmissões. Logo, dependendo do pacote contratado, a experiência de ver filmes online pode não ser tão satisfatória assim. 

Neste artigo vamos mostrar a relação entre conexão de internet e filmes online e quais são as melhores plataformas para assistir esse tipo de conteúdo. Confira!

Como a conexão de internet interfere na qualidade dos filmes online

Se você quer assistir filmes online sem precisar passar pelo inconveniente dos vídeos que travam a cada trinta segundos, saiba que é preciso estar atento à sua conexão de internet. Isso porque tanto a qualidade do sinal quanto a velocidade do pacote contratado podem influenciar diretamente no desempenho dos conteúdos que são reproduzidos em TVs, celulares, entre outros dispositivos. 

Para se ter uma ideia, bandas com menos de 2 Mbps (megas por segundo) dificilmente irão oferecer uma boa experiência ao usuário. E por que isso acontece? Devido a demanda mínima que é exigida pelos sites e plataformas de streaming para assistir filmes com qualidade. 

Veja a seguir uma relação que mostra qual é a velocidade mínima de internet que é necessária para assistir aos principais formatos de vídeos:

  • 420p (conhecido como SD): 2 Mbps ;
  • 720p (conhecido como HD): 5 Mbps;
  • 1080p (conhecido como Full HD): 5 Mbps;
  • 4K (conhecido como Ultra HD): 25 Mbps.

Portanto, de acordo com esses números, para ver filmes online o ideal é uma banda larga ou pacote de dados acima de 5MB. Dessa forma, será possível assistir vídeos em boa qualidade sem pausas constantes. Porém, se você tem o hábito de consumir conteúdos em 4K, vale a pena ficar atento com relação a velocidade mínima de 25MB para ter uma experiência melhor. 

Além disso, também é importante mencionar que internet de fibra óptica é uma excelente indicação para quem busca opções de internet fixa mais estáveis. Essa tecnologia, que é a mais moderna no mercado, não costuma sofrer com interferências, como acontece no caso da banda larga a cabo. 

Caso queira entender mais sobre as diferenças entre esses dois tipos de conexão, basta conferir o comparativo que fizemos entre fibra óptica e internet a cabo. 

8 dicas de plataformas para assistir filmes online

Casal assistindo algo no computador

Na era do conteúdo digital, o que não faltam são opções de plataformas de vídeos na internet. Mas qual seria o melhor site para assistir filmes online

Na verdade não existe uma resposta exata para essa pergunta. Afinal, tudo vai depender do objetivo do usuário, se ele tem condições de pagar para ter acesso a um determinado tipo de serviço e quanto está disposto a gastar para ver filmes e séries online. 

Por isso, separamos a seguir uma lista com 10 dicas de plataformas pagas e gratuitas para que você possa escolher aquelas que mais se encaixam na sua realidade e atendem suas necessidades.

1. Netflix (pago)

Netflix

Plataforma de vídeos on demand mais conhecida atualmente, a Netflix chegou para revolucionar a indústria audiovisual mundial. O serviço, que introduziu o conceito de streaming no mercado, conta com incontáveis opções de séries, filmes, documentários e desenhos consagrados, além de produções originais. No site da empresa é possível conhecer os valores e planos disponíveis atualmente. 

2. Prime Video (pago)

Prime Video

Um dos principais concorrentes da Netflix, o Prime é a plataforma de streaming da Amazon, gigante do mundo da tecnologia. Com alternativas variadas de filmes e séries, a empresa também investe na produção de conteúdo próprio. Além disso, a empresa conta o diferencial de oferecer dentro de um único plano múltiplos serviços que incluem vídeos, música, e-books, entre outros. Confira mais informações e veja se essa é uma boa opção para você. 

3. Disney Plus (pago)

Disney Plus

Outra plataforma de streaming, o Disney Plus chegou recentemente ao Brasil depois de um período de muita espera e com boas promessas de conteúdo para toda a família. Desde os desenhos que encantaram gerações aos grandes sucessos de bilheteria mais recentes, ao todo são mais de 500 filmes e 7.500 episódios de programas de TV. Para mais informações sobre planos e preços, basta acessar o site da empresa

4. Globoplay (pago)

Globoplay

Apesar de permitir acesso gratuito a alguns conteúdos, o Globoplay é uma plataforma digital de streaming paga da maior emissora de TV aberta do país: a Globo. Além de assistir filmes e séries online, o assinante também pode conferir um vasto catálogo de novelas e programas produzidos pelo canal, sendo esse o principal diferencial desse serviço.  

5. Popcornflix (gratuito)

Popcornflix

Para quem está em busca de sites para assistir filmes online grátis, o Popcornflix é uma ótima indicação. Fácil de usar, o site não exige login para acessar os conteúdos e a navegação no geral é bem intuitiva. 

6. Pluto TV (gratuito)

Pluto TV

O Pluto TV é a mais recente e, possivelmente, a mais completa opção de streaming gratuito disponível no país. A plataforma conta com 24 canais temáticos ao vivo e conteúdos sob demanda, como filmes e séries.

Por ser uma iniciativa da ViacomCBS, grande grupo de mídia responsável por empresas como MTV, Nickelodeon e a Paramount, o Pluto TV se destaca por disponibilizar conteúdos desses canais. Além disso, outro diferencial do site é o fato dele permitir assistir filmes online dublado, uma vez que praticamente tudo que é oferecido na plataforma pode ser exibido em português. 

7. Tubi TV (gratuito)

Tubi TV

Com uma interface simples e fácil de usar, o Tubi TV conta com mais de 20 mil filmes e programas de televisão. Sem a necessidade de fazer login, a plataforma separa os conteúdos por categorias, sendo possível encontrar produções clássicas e novidades. 

8. YouTube (gratuito)

YouTube

Por fim, a última indicação dessa lista é o YouTube. Sim, o site de vídeos mais utilizado no mundo é uma excelente opção para quem deseja ver filmes online. Apesar de contar com a plataforma YouTube Filmes, que é destinada para compra de conteúdos audiovisuais, também é possível encontrar obras, principalmente clássicas, disponíveis gratuitamente. 

E a melhor parte: assistir filmes online grátis HD também é uma possibilidade no YouTube. Basta pesquisar e com certeza você encontrará essas opções. 

E então, gostou das dicas de sites para assistir filmes online e qual a relação desse hábito com a velocidade da internet? Compartilhe este conteúdo e ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre esse assunto!

Compare e escolha

Quer descobrir o melhor plano de TV por assinatura com streaming para você?

Monique Shinoda, especialista do Portal de Planos
Escrito por:

Monique Shinoda

Formada em Rádio, TV e Internet (CEUNSP), com especialização em roteiros para telenovelas, Monique da Silva, mais conhecida como Monique Shinoda, é especialista em audiovisual do Portal de Planos. Apesar da paixão por cinema e TV, Monique ingressou na área de Conteúdo para Marketing Digital e vem buscando, cada vez mais, escrever sobre telecomunicações, tecnologia e audiovisual, tanto para o site quanto para vídeos do YouTube.