Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

Google Assistente: saiba como utilizar no seu dia a dia

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Google Assistente: mensagem "como posso ajudar"

As tecnologias de comando por voz estão cada vez mais à frente do mercado atual e não é a toa! Assim como tendemos a substituir um textão por um áudio no Whatsapp, os comandos de voz tem caído no gosto do público por conta da sua praticidade.

Nesse sentido, os assistentes virtuais são excelentes para quem quer uma mãozinha no dia a dia. Um exemplo é o Google Assistente, aplicativo da gigante Google que trouxe a inteligência artificial para dentro das nossas casas.

Quer entender o que é o Google Assistente, como ele funciona e que tipo de tarefa pode ser feita com esse recurso? Vem com a gente!

O que é o Google Assistente?

O Google Assistente é um recurso que tem o objetivo de tornar o cotidiano de seus usuários mais rápido e simples, com foco no que realmente importa. No Brasil, desde 2017, o app pode ser acessado automaticamente por meio do comando “Ok Google”.

Seja acionando por meio de comando de voz, seja digitando a sua pergunta, o Assistente pode acessar os seus contatos e realizar chamadas, enviar mensagens, navegar na internet — tudo sem que você precise ir até o app específico.

Os comandos de voz, inclusive, são uma excelente opção para quando você está dirigindo ou não pode tocar seu smartphone por alguma razão.

Ele funciona nos seguintes idiomas: alemão, árabe, chinês (simplificado), chinês (tradicional), coreano, dinamarquês, espanhol, francês, hindi, holandês, indonésio, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, português (Brasil), português (Portugal), russo, sueco, tailandês, turco e vietnamita.

O melhor de tudo é que o Google Assistente é gratuito e funciona muito bem em Android (sendo nativo nas versões mais recentes desse sistema) e iOS.

Como usar o Google Assistente no meu Android?

Quer usar o Google Assistente? Saiba que, para isso, o seu dispositivo precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Android 5.0 ou posterior;
  • o app do Google na versão 6.13 ou posterior;
  • o app do Google Play Services;
  • estar em um idioma suportado pelo recurso;
  • ter, pelo menos, 1 GB de memória livre.

Para acionar esse recurso em aparelhos Android, mantenha o botão home pressionado (caso o seu aparelho conte com esse botão físico na parte frontal) ou apenas fale “Ok Google + comando” e espere que o aplicativo responda.

No primeiro uso, é necessário que você ative o recurso. Será exibida a seguinte mensagem: “O Google Assistente está pronto para ajudar você a fazer as coisas”. Clique em “Ativar” e comece a realizar perguntas.

Internet boa e barata

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Como usar o Google Assistente no meu iOS?

Se você tem um iPhone ou outro dispositivo Apple, saiba que ele precisa ter:

  • iOS 10 ou posterior;
  • app Google Assistente instalado;
  • estar em um idioma suportado pelo recurso.

Tudo certo? Então primeiramente, é preciso abrir o app. Depois, diga “Ok Google” ou toque em “Falar no microfone”. Em seguida, é só fazer a sua pergunta ou comando.

Isso acontece porque a preferência do sistema iOS é que você utilize a sua própria tecnologia de IA, a Siri — embora seja perfeitamente possível usar as duas simultaneamente no seu celular.

Quais comandos você pode usar no Google Assistente?

Veja abaixo uma lista de perguntas e comandos mais interessantes (e alguns engraçados) para usar nesse assistente virtual, após ativar pelo “Ok Google”:

  1. Me dê um superpoder.
  2. Envie a mensagem “Chego aí em 20 minutos” para Joana.
  3. Me lembre de comprar ovos amanhã às 18 horas.
  4. Como está o clima hoje em São Paulo?
  5. Me acorde às 07 horas amanhã.
  6. Como está o trânsito hoje para o trabalho?
  7. Toque as notícias.
  8. Converta 100 reais em dólar americano.
  9. Qual é a altura do Monte Everest?
  10. Tocar Beyoncé no Spotify (ou outro aplicativo).
  11. Pesquise sobre o Vale do Silício.
  12. Vamos jogar um jogo.
  13. Conte uma piada/curiosidade.
  14. Ligar para mamãe.
  15. Como será meu dia?
  16. Encontrar hotéis em Belo Horizonte.
  17. Eu sou o Batman?
  18. Como eu digo “muito obrigado” em francês?
  19. Me divirta.
  20. Me dá dinheiro.

Além das opções que apresentamos acima, outra sugestão é que você pergunte ao Google Assistente “Ok Google, o que você pode fazer?”. O recurso é tão incrível, graças à Inteligência Artificial, que mostra como você pode otimizar o seu uso dele. Legal, não é mesmo?

Outra coisa importante a ser ressaltada é que o Google Assistente pode ser usado offline. Os pedidos serão mais limitados, é claro, mas ele consegue abrir aplicativos, acessar a galeria de fotos, e fazer toda e qualquer tarefa que não precise de internet — nem banda larga, nem seu pacote de dados móveis.

Com tanta praticidade proporcionada pelo Google Assistente, você já deve estar ansioso para baixar o aplicativo, certo? Agora que você conhece todos os benefícios, é só baixar no seu smartphone e começar a utilizar agora mesmo!

Mas antes, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais? Afinal, temos certeza de que os seus amigos também gostariam de ver essas informações!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.