TV
Leitura 4 min

Como medir as polegadas da TV: passo a passo completo

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

mulher retirando plástico de TV

Saber como medir as polegadas da TV pode ser muito útil quando esquecemos o tamanho da televisão que temos e queremos saber se o aparelho vai caber em outro lugar específico.

Se você chegou até aqui com essa dúvida, não se preocupe! A seguir, ensinamos em um passo a passo completo como medir a TV em polegadas usando um cálculo baseado nos centímetros da diagonal da tela. 

Além disso, ainda mostramos quais as medidas mais comuns e apresentamos dicas de como definir a distância de posicionamento ideal para televisores de diferentes tamanhos.

Confira!

Como descobrir quantas polegadas tem a TV?

A forma mais prática de medir as polegadas da TV em centímetros (cm) é usando uma fita métrica. Assim, se você comprou uma TV usada, ou não se lembra mais qual o tamanho do seu aparelho, e quer saber como medir a polegada da TV, basta usar uma fita métrica e seguir os passos a seguir:

  1. posicione o início da fita métrica (de preferência de rolo) em um dos cantos inferiores da televisão;
  2. use a fita para formar uma diagonal com o canto superior da extremidade oposta;
  3. divida o valor obtido em centímetros por 2,54 e pronto!

O valor obtido corresponderá às polegadas do aparelho. Por exemplo, se a fita métrica apontou para o valor de 53,34 cm, a televisão tem 21” polegadas, se o valor foi de 127 centímetros, a televisão tem 50” polegadas.

Com essa dica, você consegue calcular o número das polegadas de televisões e, também, de monitores para computadores. Mas, se no momento você não tem uma fita métrica para fazer o cálculo, veja no próximo tópico algumas das medidas mais comuns das televisões.

Quais são as medidas mais comuns das televisões?

As polegadas, representadas pelo sinal de aspas após o número, são a unidade utilizada para medir telas de aparelhos como televisões, computadores, celulares e tablets. Assim, normalmente, cada tipo de aparelho tem medidas que se tornam um padrão para a maioria dos aparelhos vendidos. 

Para as televisões, as medidas mais comuns são 24” (60 cm), 28” (70 cm), 32” (80 cm), 48” (120 cm), 50” (127 cm) e 60” (150 cm). Porém, os modelos mais atuais, com uma resolução mínima de 4K, são fabricados em modelos de, pelo menos, 40”. Algumas variações dos modelos mais modernos chegam até a medida de 75”.

Como definir a distância de posicionamento ideal da televisão?

Ao comprar uma nova TV, muitas pessoas cometem o erro de não pensar antes em qual será a distância e o posicionamento do aparelho no cômodo, o que pode interferir no conforto e tornar a experiência até mesmo desagradável. 

Por exemplo, para se ter uma experiência agradável assistindo a um aparelho com mais de 50”, o recomendado é ficar ao menos a 2 metros de distância.

Assim, antes de escolher uma nova televisão, recomendamos que você meça a distância aproximada entre o local onde a televisão será posicionada e o local onde as pessoas ficarão sentadas e escolha um aparelho seguindo as recomendações a seguir:

  • até 1,5 metros ― 32” a 40”;
  • 1,5 a 1,8 metros ― 40” a 43”;
  • 1,8 a 2 metros ― 43” a 49”;
  • 2 a 2,3 metros ― 49” a 50”;
  • 2,3 a 2,65 metros ― 50” a 58”;
  • 2,65 a 3 metros ― 58” a 65”;
  • acima de 3 metros ― 65” a 75”.

De forma geral, os televisores de até 36” são ideais para ambientes pequenos, os de até 48” são ideais para salas e quartos grandes e os com mais de 50” atendem melhor a ambientes com amplo espaço. 

Outro ponto importante a ficar atento ao escolher a posição da TV é o ângulo de visão que se terá do aparelho. Se existir uma grande inclinação entre as pessoas e a posição da televisão, alguns aparelhos podem perder a qualidade da imagem, prejudicando a experiência.

Nesse caso, você pode optar por um aparelho com painel IPS, que mantêm a qualidade das imagens mesmo assistindo de ângulos mais acentuados em relação ao aparelho. 

Para escolher um novo aparelho de televisão, um novo computador ou celular precisamos pensar em detalhes importantes. Se este conteúdo foi útil e te ajudou a entender como medir as polegadas da TV, também compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude mais pessoas que podem ter a mesma dúvida!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-medir-polegadas-da-tv
4.951