Celular

Atualizado em
Leitura 5 min

Como higienizar o celular corretamente? Confira nossas dicas!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

pessoa higienizando tela do celular com pedaço de pano

Lavar bem as mãos e a prática de higiene básica são fundamentais para o bem-estar da sua saúde. Porém devemos levar em consideração os objetos que estão à nossa volta e no nosso dia-a-dia.

A limpeza do celular é um bom ponto quando se trata desta higiene, já que, na maioria das vezes, o aparelho é totalmente exposto ao ser tocado por você ou por outro objeto que também possa oferecer perigo para você.

Mas você sabe quais são os produtos que podem ser utilizado para evitar o mau funcionamento do seu aparelho? Por isso que, neste artigo, traremos dicas essenciais para que você aprenda como higienizar o celular e mantê-lo sempre limpo, sem causar problemas. Confira!

Por que devo higienizar o meu celular?

Durante a sua rotina diária, muito provavelmente a sua mão irá entrar em contato com o mundo exterior, estando 100% desprotegida de qualquer resquício de germes ou bactérias.

Tendo isso em mente, haverá um momento em que você irá pegar o seu aparelho celular na mão que estava exposta e também expor o celular aos mesmo tipo de germes e bactérias.

Com a higienização do aparelho, você consegue eliminar parte dessas bactérias maléficas que poderão lhe prejudicar.

Além disso, a sujeira pode acabar entrando no seu celular e atrapalhar algumas funcionalidades, como a saída de som. Por isso, mantê-lo limpo é essencial!

Qual produto devo usar?

Segundo a empresa Samsung, o melhor produto para a higienização do celulares com a superfície de vidro, metal ou cerâmica é o álcool etanol 70%. Por outro lado, a Apple recomendou o uso de álcool isopropílico 70%, porém essa recomendação foi apenas para usuários de seus aparelhos.

Ambos os produtos você poderá encontrar em lojas de materiais de informática e escritórios, basta você comprar o que atende às suas necessidades e seguir as recomendações da empresa que fabricou seu aparelho.

Qual produto NÃO devo usar?

Evite produtos que possam desgastar o seu aparelho, como polidores e abrasivos, que não servem para este tipo de serviço — alguns exemplos são água sanitária, cloro e até mesmo o álcool em gel de farmácia que nós usamos nas mãos. 

Todos esses produtos poderão danificar o revestimento que auxilia a tela do seu aparelho no combate a manchas. Sem contar que o produto poderá escorrer até o interior da carcaça e causar danos que você não poderá reverter — nem mesmo se tiver um seguro celular.

Indo para a prática

Agora que já sabemos mais sobre os produtos, vamos para a parte prática de como higienizar o celular. É bem prático!

Primeiramente, certifique-se de retirar todos os acessórios vinculados ao seu aparelho, como a capa protetora. Após desligar o aparelho, comece pelas entradas, conectores e saídas do aparelho.

Para isso, pegue um cotonete e deixe um pouco fino, retirando parte do algodão da ponta. Se preferir, uma escova de dentes macia também irá resolver na limpeza. O processo não é feito com força, já que poderá causar danos. Limpe todas as entradas e evite deixar sobras de algodão dentro do aparelho.

Após finalizar com a higienização nas entradas do seu celular, pegue um lencinho de papel ou qualquer tecido que não vá sujar o aparelho com fiapos e umedeça com o álcool 70%, lembrando sempre seguir a recomendação da empresa que fabricou o seu celular.

Não é necessário encharcar o papel utilizado, apenas algumas gotas já serão eficientes. Passe lentamente com o pano no dois lados do celular e nas bordas. 

Para garantir que a higienização elimine toda a sujeira e proteja mais o seu celular, espere a primeira camada de álcool secar e depois finalize com mais uma camada.

Como higienizo a minha capa?

A resposta irá depender do material em que a capa do seu celular é feita. Caso a capa protetora é feita de couro ou tecido, evite o máximo lavar de forma casual e siga o que é recomendado pelo fabricante do produto. Se a capa é de silicone, ela pode ser higienizada normalmente com pano umedecido e com álcool ou apenas lavada com água e sabão normalmente.

Cuidado pré e pós higienização

Mesmo após a higienização, ainda há uma série de cuidados que você deverá tomar para garantir que seu aparelho fique limpo e sem resquício de bactérias. Vale lembrar que estes cuidados também devem ser tomados pré-higienização, já que ajuda a evitar o desgaste do aparelho e a propagação de doenças.

Não deixar o celular exposto em locais que possivelmente as pessoas passaram com a mão também é um bom ponto, e se ocorrer, siga os passos de como higienizar o celular que citamos neste artigo.

Gostou do nosso artigo? Comente abaixo algumas outras dicas que você tenha para manter limpo o aparelho!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.