Dicas
Leitura 3 min

Saiba como encontrar grupos no Telegram e não fique de fora!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Tela de celular aberta na aba de aplicativos de redes sociais

O Instagram já está instalado em 53% dos smartphones no Brasil, tendo como principal concorrente o WhatsApp. Mas vale lembrar que ele tem algumas funções bem diferentes de seu rival, como é o caso dos grupos que reúnem até 200 mil pessoas e os canais de transmissão. Para empresas, produtores de conteúdo, gamers e outros nichos, é uma funcionalidade muito interessante!

Mas como encontrar grupos no Telegram para ficar por dentro dos assuntos e interagir com outros usuários do app? É o que veremos a partir de agora. Tire suas dúvidas neste conteúdo!

Como encontrar grupos no Telegram pelo app

Essa é a forma mais simples de procurar grupos no Telegram, sem precisar sair do app. Para isso, siga as instruções a seguir:

  • clique no ícone de lupa, que fica no canto superior direito da sua tela;
  • em "Buscar", digite o que você procura, ou seja, as palavras-chave do seu interesse;
  • analise as opções que vão aparecer em tela e clique em "Entrar";
  • agora você já faz parte do grupo!

Nesse momento, você pode encontrar tanto grupos quanto canais do Telegram. São funcionalidades semelhantes, mas com objetivos diferentes. Os canais são mais próximos das listas de transmissão do WhatsApp e a um feed de redes sociais. Você recebe mensagens automáticas, links, imagens e outros tipos de conteúdos.

Já os grupos, que é o que estamos procurando aqui, são salas de chat para conectar usuários, permitindo que interajam de forma livre. É comum encontrar grupos privados, mas você também localiza alguns abertos a público geral.

Você conhece planos com redes sociais ilimitadas?

Converse com nossos atendentes e escolha o plano móvel ideal!

Como encontrar grupos no Telegram por meio de sites

Além de usar o app, tem como achar grupos no Telegram com ajuda de alguns sites, mas lembrando que somente os que estão marcados como "públicos". Geralmente, o administrador desse chat disponibiliza o link para uma dessas plataformas, autorizando a divulgação.

Veja as possibilidades a seguir!

TelegramGroup

O TelegramGroup é um portal bem simples de se usar. Basta digitar o que deseja na aba de busca que fica na página inicial e, em seguida, clicar no ícone de busca. Certamente o que você procura estará por ali! São diversos resultados, desde grupos a outras funcionalidades do Telegram, como canais e bots –– a seleção é feita por meio de filtros. Fique de olho!

Além disso, a plataforma divide os resultados em categorias, com objetivo de facilitar a navegação. Para entrar no grupo depois disso, é só clicar sobre o título que encontrou e fazer o mesmo procedimento! Simples, não é mesmo?

Telegram Directory

Se preferir, pode usar o Telegram Directory. Essa é uma plataforma bem semelhante, que oferece uma infinidade de resultados para o que você procura –– mais de 64 mil, para ter uma ideia. São diversas categorias de grupos e canais no Telegram para localizar, além da busca por palavra-chave que acontece no próprio app e no TelegramGroup.

TeleGroup

Por fim, ainda dá para recorrer ao TeleGroup para encontrar grupos no Telegram e conversar com outros usuários. É uma opção que também apresenta diversos resultados, que podem ser melhor organizados a partir de alguns filtros. Ali, você encontra não só esses tipos de chats, mas também canais e bots.

Como criar grupos no Telegram

Não encontrou o grupo do Telegram que queria? Então, que tal criar o seu? Assim, dá para convidar outras pessoas para debater algum assunto do seu interesse –– desde os melhores jogos online do momento aos aplicativos de filmes e séries. É bem simples, veja só:

  • se você usa iPhone, crie uma mensagem e clique no ícone em "Chats", que estará no canto superior direito. Depois, escolha a opção "Novo Grupo";
  • agora para usuários de Android, selecione o ícone de lápis na lista de chats. Então, clique em "Novo Grupo";
  • no Telegram desktop, o caminho é semelhante ao do Android: é só clicar no menu que fica no canto superior direito da tela.

Mais uma vez, lembramos que você precisa colocar o grupo como público para que as pessoas o encontrem pela busca –– se quiser debates mais amplos e pontos de vista diferentes. Do contrário, somente seus amigos, para quem você enviou o link, terão acesso.

Gostou de saber como encontrar grupos nesse app de mensagem? Então, aproveite que está por aqui e descubra um pouco mais sobre o Telegram!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-encontrar-grupos-no-telegram
4.896