Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Como desativar o Instagram temporariamente e definitivamente?

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mão de uma pessoa segurando o celular usando o Instagram

Apesar de muito constantes em nosso cotidiano, é comum que, por vezes, precisemos de uma pausa nas redes sociais - um respiro em relação à postagem de fotos, stories, seguidores e interações no aplicativo. Se você busca dar um tempo no Instagram, descubra aqui, no Portal de Planos, como desativar o Instagram temporariamente e definitivamente!

Como desativar o Instagram temporariamente?

Para você, que busca se retirar da rede social apenas por um curto período de tempo, a opção de desativação temporária é uma ótima solução! O recurso de desativação de conta do Instagram pode ser usado apenas uma vez a cada sete dias, então fique atento a este período ao escolher desativar seu perfil. 

Aprenda como desativar o instagram de forma simples e descomplicada, seguindo os passos abaixo:

  • Abra o Instagram em um navegador, seja no seu computador ou smartphone. A desativação temporária da conta não é possível pelo aplicativo da rede social, então é necessário acessar a plataforma através de um navegador;
  • Faça login na sua conta do Instagram pelo navegador;
  • Toque no ícone com sua foto de perfil no canto inferior direito e selecione “Editar Perfil”;
  • Na área de “Editar Perfil”, você encontrará a opção “Desativar minha conta temporariamente”;
  • A plataforma pedirá um motivo para desativação do seu perfil, e você deverá inserir sua senha;
  • Confirme a ação em “Desativar conta temporariamente”, e pronto!

Você também pode acessar o Instagram pelo navegador e logar o seu perfil. Após explicar seus motivos e inserir sua senha novamente, sua conta será desativada temporariamente. Uma conta no instagram pode permanecer temporariamente desativada por tempo indeterminado, não tendo um prazo limite para que o usuário mude de ideia. 

Descubra abaixo também como desativar o Instagram pelo celular!

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o plano ideal!

O que acontece quando desativo minha conta temporariamente?

Ao desativar o perfil do Instagram temporariamente, seu perfil se tornará invisível para os outros usuários da rede social. Suas publicações feitas na plataforma não serão perdidas, e tudo continuará do jeitinho que você deixou ao realizar a desativação. Uma conta do Instagram pode ficar desativada por tempo indeterminado, da forma que o usuário achar melhor. 

Caso você queira saber como recuperar conta do Instagram desativada, o processo é bem simples: basta inserir novamente seu login e senha no aplicativo e você terá seu perfil, fotos publicadas no feed e seguidores de volta quando quiser.

Saiba, também, o que é e como restringir no Instagram!

Como excluir conta do Instagram?

Caso você tenha interesse em sair definitivamente da rede social, há a opção de desativar a conta definitivamente. Para quem se cansou da plataforma e não possui a intenção de reativar a antiga conta, aprenda conosco, passo a passo, como excluir o Instagram.

  • Acesse o Instagram pelo aplicativo - diferentemente da opção de desativação temporária, a opção de excluir a conta definitivamente aparece de forma mais clara no aplicativo. O processo também pode ser feito pelo navegador em um computador ou no próprio celular, seguindo as mesmas etapas;
  • No seu perfil, acesse a aba “Configurações”;
  • Em “Configurações”, selecione a opção “Conta”;
  • Clique em “Excluir conta” e informe um motivo para sua decisão;
  • Confirme sua ação novamente e insira sua senha no campo mostrado.

Os passos para excluir uma conta no Instagram são muito simples, mas lembre-se: é uma opção mais definitiva, e caso se arrependa, pode ser que não consiga reativar a mesma conta. Ao seguir as etapas descritas acima, o aplicativo também te oferecerá a opção de desativação temporária do perfil.

O que acontece quando desativo minha conta definitivamente?

Quando você opta por desativar a conta definitivamente, você perderá seu nome de usuário, fotos publicadas no feed e destaques, além dos seguidores e mensagens no aplicativo.

Ao realizar a ação da exclusão definitiva, o Instagram deixa você reativar a sua conta excluída por um período de 30 dias após a ação, caso se arrependa e queira voltar para a rede social. A data da desativação da conta irá constar na última etapa, após confirmação do processo. O usuário pode marcar esta data ao tirar um print da tela final e se atentar ao período de recuperação da conta.

Caso você exclua sua conta e queira o perfil de volta, basta fazer login normalmente no aplicativo antes dos 30 dias de prazo limite dados pelo Instagram. Assim, você pode ter seu nome de usuário de volta, assim como todas as fotos postadas e seguidores, caso deseje.

Como saber se a pessoa desativou o Instagram?

Tanto na desativação definitiva como na temporária, o perfil desativado não aparece nas buscas e torna-se invisível na plataforma. Logo, se um perfil de alguém que você conhece desapareceu da rede social repentinamente, é muito provável que a pessoa tenha optado por dar um tempo no Instagram. Porém, não há como saber se a desativação foi apenas por um tempo ou se a exclusão foi definitiva, a não ser que a pessoa retorne para a plataforma.

Por fim, lembramos: ao pensar em como desativar conta do Instagram, considere se você pode ter interesse em um dia voltar para a rede social novamente, para escolher se a melhor decisão para você é a desativação temporária ou definitiva.

Este conteúdo foi útil para você? Não esqueça de compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Bianca Broncher

Leitora assídua e redatora por amor à escrita, Bianca Broncher faz parte do time de redatores do Portal de Planos. Apaixonada por diferentes formas de comunicação, Bianca se dedica a escrever de maneira a agregar valor com seus conteúdos e ajudar as pessoas a entenderem até mesmo os conceitos mais técnicos em forma de uma história simples e intuitiva. Apesar de já ter escrito sobre diversos temas, têm se especializado na área de telecomunicações.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-desativar-o-instagram
4.730