Dicas
Leitura 5 min

O que é restringir no instagram? Saiba se você foi restringido!

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Homem sentado usando o Instagram no celular

Encontrar comentários e interações indesejadas no Instagram ainda é uma realidade triste bastante cruel das vida em redes sociais, uma vez que a ferramenta também é utilizada para praticar cyberbullying e outras formas de depreciação a terceiros. Se você ainda não sabe o que é restringir no Instagram, a ferramenta foi criada para evitar que esse tipo de situação continue a acontecer.

Saiba o que significa restringir no Instagram, como restringir contas e descubra se você foi restringido por algum usuário! Confira. 

O que é restringir no Instagram

A função restringir no Instagram foi criada para evitar que você receba comentários e mensagens enviados por pessoas que fazem uso da rede para provocar algum sentimento negativo em você. Claro que, apesar de ser criada com esse propósito, a opção pode ser usada por outros motivos.

O fato é que, ao restringir um usuário, os comentários feitos por ele em suas publicações e mensagens enviadas ao seu Instagram direct não devem aparecer para você. As mensagens chegam na caixa "solicitações", sem enviar uma notificação, e não mais em “geral” ou “principal”, como de costume.

Ao ativar a função, o usuário restringido não deve receber nenhum aviso sobre a ação; é possível, entretanto, saber se sua conta está restrita no Instagram de alguém. Veja como descobrir!

Já conhece planos de celular com redes sociais grátis?

Nossos especialistas te ajudarão a encontrar o plano ideal, fale conosco!

Como saber se fui restringido no Instagram

Agora que você já sabe o que é restringir no Instagram, descubra também como saber se fui restringido no Instagram! Como o aplicativo oficial não permite que a informação seja pública, existem alguns truques para descobrir se isso de fato aconteceu com você. Veja só algumas formas de saber se a sua conta de Instagram está restrita!

Utilize outra conta

Uma das formas mais fáceis de saber se fui restringido no Instagram é utilizando uma outra conta para verificar se os seus comentários aparecem na publicação daquela pessoa. 

Uma conta que foi restringida têm seus comentários em publicações daquele usuário ocultos não somente para ele, mas qualquer pessoa que visualize sua publicação.

Envie uma DM

Se quiser utilizar uma estratégia um pouco mais direta, envie uma DM para a pessoa que possivelmente restringiu sua conta. Caso a mensagem não seja nem ao menos visualizada, é possível que esteja indo diretamente para a caixa de solicitação e o usuário não esteja recebendo a notificação da mensagem.

Como restringir alguém no Instagram

Já sabe o que é restringir no Instagram e sente que a opção é ideal para alguns dos seus seguidores? Veja como restringir alguém no Instagram!

Restringir através dos comentários

Uma das formas mais rápidas de restringir alguém é através dos comentários. Encontre um dos comentários da pessoa em sua publicação e arraste-o para a esquerda; em seguida, selecione a opção “Restringir”.

Restringir no perfil do usuário

Outra forma fácil de restringir alguém é entrando na página da pessoa e selecionando os três pontinhos verticais que ficam posicionados no canto superior direito da tela. Ao clicar nos pontos, selecione “Restringir”.

Restringir através das configurações

Para restringir um usuário através das configurações do Instagram, entre nas configurações de privacidade e, em seguida, “contas restritas”. Selecione quem deseja restringir e pronto!

Como remover uma restrição do seu Instagram

Se você restringiu algum usuário e deseja desfazer a ação por algum motivo, não se preocupe: retirar a restrição é tão simples quanto fazer ela! Para isso, basta entrar em "configurações" > “privacidade” > “contas restritas”. Selecione a conta que deseja deixar de restringir e confirme a ação! 

Restringir ou bloquear?

Ao restringir uma conta, a pessoa ainda pode comentar em suas publicações, visualizar seu feed, assistir aos stories e lives do Instagram iniciadas por você e realizar outras ações normalmente, sem imaginar que está na lista restrita de sua conta. Ao bloquear, entretanto, o usuário já não consegue mais ter acesso a qualquer conteúdo que possa envolver a sua conta, o que torna a ação mais “agressiva” e, de certa forma, escancarada. 

Bônus: como saber se fui bloqueado nos stories de alguém

Os stories trazem mais intimidade e mostram, normalmente, partes do dia a dia dos seguidores. Por ser uma ferramenta que traz uma visão mais intimista, algumas pessoas optam por bloquear determinados usuários para que não tenham acesso a seus stories. Se você percebeu que não vê atualizações de stories de alguém e quer saber se você está bloqueado para essa pessoa, confira como descobrir!

Pesquise pelo usuário

Ao pesquisar pelo usuário, atente-se a escrever de forma correta; caso contrário, você pode não encontrar quem deseja e imaginar que esteja bloqueado por engano. Apesar de ser um erro bobo, é bastante comum. 

Busque pelo usuário e verifique se a conta dele aparece normalmente, oferecendo acesso ao conteúdo do feed e stories. Caso você esteja bloqueado, é possível que não encontre o nome de usuário buscado, como se ele fosse inexistente.

Menções 

Outra forma de verificar se você está bloqueado nos stories de alguém é fazendo uma menção à conta. Quando alguém bloqueia sua visualização, também perde acesso aos stories que são postados a partir de sua conta; sendo assim, a pessoa mencionada não veria sua menção.

Verificando por outra conta

Outra opção para verificar se você está bloqueado nos stories de alguém é acessando a conta da pessoa através de outro login, que não está bloqueado. Se for possível acessar o conteúdo através do outro login mas não aparecer em sua conta, você provavelmente está bloqueado nos stories daquela pessoa.

A ferramenta restringir foi criada como uma forma de frear o bullying que muitos usuários sofrem em redes sociais. A iniciativa pode ser bem bacana e um verdadeiro conforto para muitos usuários. Por isso, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que é restringir no Instagram!

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Bianca Broncher

Leitora assídua e redatora por amor à escrita, Bianca Broncher faz parte do time de redatores do Portal de Planos. Apaixonada por diferentes formas de comunicação, Bianca se dedica a escrever de maneira a agregar valor com seus conteúdos e ajudar as pessoas a entenderem até mesmo os conceitos mais técnicos em forma de uma história simples e intuitiva. Apesar de já ter escrito sobre diversos temas, têm se especializado na área de telecomunicações.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-restringir-no-instagram
4.754