• Home
  • Artigos
  • Como bloquear o chip da TIM passo a passo – Atualizado 2018
Celular
Atualizado em
Leitura 3 min

Como bloquear o chip da TIM passo a passo

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Como bloquear o chip da TIM passo a passo - Atualizado 2018

Levando em consideração que o Brasil já tem mais de 100 milhões de roubos ou furtos de celulares, o que resta é tomar providências para que possamos proteger nossos dados digitais. Falando nisso, você sabe como bloquear o chip TIM?

Especialmente em casos de roubos, perdas ou extravios de aparelho, o serviço de bloqueio de chip é um direito de qualquer cliente, cabendo à operadora incluir a linha no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI).

Para que consiga preservar o acesso às redes sociais e demais aplicativos, acompanhe o texto e saiba exatamente como bloquear o chip!

De que forma é possível bloquear o chip TIM?

Você pode fazer o bloqueio do seu chip TIM por meio de uma ligação simples para os números *144, do seu TIM, 1056 em qualquer aparelho (fixo ou móvel) ou 0800 741 2580 para ter o atendimento especial aos deficientes auditivos. 

Basta seguir as orientações da gravação corretamente, no intuito de chegar ao estágio de comunicação com algum dos atendentes e, com isso, fazer a solicitação. 

Para que o processo seja concretizado dentro de 24 horas e conferir a veracidade do contato, seus dados pessoais serão pedidos. Porém, só a pessoa titular da linha pode realizar o bloqueio, até como medida de segurança. 

Por mais que seja algo burocrático, anote sempre o protocolo de atendimento, pois ele será útil em possíveis situações em que precise reclamar com a Anatel.

Caso prefira, você pode efetuar a interrupção em qualquer uma das lojas físicas da TIM, desde que detenha a titularidade da linha e esteja com os documentos em mãos para fazer as devidas confirmações de dados. 

Vale ressaltar também que deixar de recarregar o celular, por exemplo, pode resultar em bloqueio do chip, sendo 30 dias para o modo temporário e 60 dias sem recarga para a operadora cancelar a linha.

Será que é possível bloquear o aparelho?

Todavia, nem sempre nos sentimos seguros somente com o bloqueio do chip. Afinal, em casos de roubos, existe a possibilidade de colocarem outro SIM card e utilizarem o telefone. 

Sendo assim, você também pode contar com a opção de bloqueio do aparelho, até para que aumente a segurança dos dados armazenados e, com isso, consiga se proteger de possíveis utilizações indevidas de suas contas. 

Na plataforma Meu TIM esse procedimento é bem tranquilo, bastando apenas logar em sua conta, clicar na aba “serviços” e depois em “bloqueio de aparelhos”. 

Na tela, você identificará o modelo do seu aparelho celular e o número de IMEI (International Mobile Equipment Identity), que é uma espécie de “RG” do telefone, sendo necessário só clicar em “continuar” e preencher as informações requisitadas.

Se o aparelho não aparecer no Meu TIM, você pode fazer o procedimento pelo telefone 1056, mas terá que informar o código IMEI (que vem impresso na caixa do seu celular)

Esse tipo de serviço impossibilita o uso de qualquer tecnologia GSM para ligações e mensagens. No entanto, bloquear o aparelho não significa o bloqueio do chip, então fique de olho nisso e faça um boletim de ocorrência sempre. 

Quer mudar de operadora?

Escolha o melhor plano móvel falando com nossos especialistas!

Como repor o chip TIM?

Desde que esteja dentro dos critérios de roubo, perda, extravio, defeito, bloqueio de PUK, reserva ou troca de versão (micro para nano, por exemplo), você pode realizar a reposição de chip TIM após o bloqueio do aparelho. 

O passo a passo é bem simples, pois consiste em ligar no *144 ou 1056 e solicitar a reposição para quem te atender, de modo que o recebimento do novo chip vai depender do canal utilizado para o pedido.

Estima-se um prazo de até 15 dias para que receba o chip no endereço cadastrado. No entanto, caso esteja com mais pressa, é possível fazer esse processo em uma loja da TIM e retirar o item imediatamente.

Vale lembrar que, entre os clientes corporativos, esse tipo de serviço está disponível tanto em linhas fixas quanto móveis.

Se precisar desbloquear, o que fazer?

Mas pode ser que você seja apenas uma pessoa distraída e, depois de um tempo, tenha achado o seu chip ou aparelho celular em algum lugar, não é mesmo? 

Assim sendo, o ideal é desbloquear o seu chip para que volte a utilizar os serviços da TIM normalmente, podendo efetuar esse processo via internet, telefone ou nas lojas.

Com o seu cadastro do Meu TIM, efetue o login e vá até a opção “TIM Chip”, selecionando, então, a alternativa “Desbloqueio do TIM Chip”, sempre seguindo as instruções para ficar tudo dentro dos conformes. 

Pelo contato telefônico funciona da mesma maneira que viu o passo a passo de como bloquear o chip TIM, sendo gratuito o procedimento em ambos os casos.

Nunca é demais enfatizar a importância de ter os documentos em mãos para efetuar as confirmações solicitadas, principalmente quando preferir o desbloqueio em uma loja física, sendo que só os titulares podem pedir a liberação do chip

Nos casos de bloqueio temporário por falta de créditos, efetue uma recarga e entre em contato com um dos canais de atendimento da TIM.

E como recuperar os contatos de um chip TIM antigo?

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das principais dúvidas das pessoas que se veem na situação complicada de utilizar um novo chip, pois ninguém quer perder contatos importantes da agenda, não é verdade? 

Pois bem, a não ser que as informações que deseja estejam salvas em um armazenamento na nuvem, os dados não serão recuperados como gostaria. 

Por conta disso, os contatos telefônicos ficam interligados ao e-mail normalmente, possibilitando o resgate da sua agenda até em situações de simples troca do aparelho.  Lembrando que, em casos de furto, sempre é recomendável bloquear o acesso às suas contas do Google ou iCloud, de modo que seja possível rastrear o seu aparelho e fazer esse procedimento em poucos minutos.

Serviços como o TIM Protect Backup e TIM Agenda, por exemplo, apresentam ótimas soluções para você não ficar “a ver navios” e perder contatos preciosos, sejam eles pessoais, sejam profissionais. 

Com o uso de recursos desse tipo, pode-se gerenciar, visualizar e transferir seus contatos para um outro aparelho sem qualquer dor de cabeça. 

Por fim, perceba que bloquear o chip TIM não é lá um desafio, mas deve ser feito rapidamente se quiser preservar a sua segurança digital e o sigilo de dados das pessoas que gosta. Inclusive, lembre-se sempre de trocar as suas senhas de todos os aplicativos como forma de se precaver ainda mais.

O conteúdo do artigo foi uma verdadeira utilidade pública, concorda? Que tal deixar os seus amigos informados também? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!

Perguntas Frequentes

❗❓ Como bloquear um chip TIM roubado?

Para bloquear o seu TIM chip, entre em contato com a central de atendimento pelo número *144 ou 1056.

🧐 Quanto tempo a TIM cancela o número?

O chip é imediatamente bloqueado após a solicitação do serviço.

🤔 O que precisa para bloquear um chip TIM?

Para solicitar o bloqueio do seu chip é necessário fornecer as suas informações pessoais, como CPF, RG e endereço.

🤷‍️ Há custos para realizar o bloqueio do TIM chip?

Não. A realização do bloqueio do TIM chip é totalmente gratuito.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.