Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Como funciona o 4.5G da Claro? Entenda essa tecnologia!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Moça olhando o celular

Vivemos em uma época que o acesso remoto à internet não só é vantajoso, mas visto como prioritário. Desde estudantes jovens até adultos corporativistas, todos conectam-se por seus celulares para acompanhar seus afazeres. Sejam eles assistir um novo vídeo no YouTube, seja participar de uma conferência em vídeo com o chefe do outro lado do mundo.

Nesse contexto, uma internet móvel rápida é mais do que diferencial, mas sim uma necessidade. As operadoras percebendo isso, trabalham arduamente para oferecer as melhores conexões. É aqui que a Claro 4.5G faz diferença e revoluciona com sua capacidade de rede.

Para entender tudo sobre o 4.5g da Claro, siga acompanhando nosso post. Boa leitura!

O que é o Claro 4.5g?

Essa é uma internet da Claro que recebeu nome comercial de 4.5G e trata-se da tecnologia LTE Advanced-Pro. Caso você tenha esquecido, o LTE é o mesmo que 4G e essa nova versão une tudo o que há de mais avançado em redes da 4ª geração de telefones celulares.

É justamente essas novas funcionalidades para a rede 4G que sua velocidade de internet é expandida, sendo uma conexão excelente para:

  • jogar games online;
  • fazer downloads;
  • rotear internet móvel;
  • assistir vídeos online;
  • carregar buffer para vídeos offline;
  • realizar streaming de vídeos e áudios;
  • efetuar chamadas de vídeo e voz por aplicativos.

Saiba a diferença do 4G para o 4.5G

A principal diferença entre A Claro 4.5g é a oferta mais avançada em internet móvel oferecida em larga escala no Brasil, tendo velocidade 10x superior ao 4G.

o 4G e o 4.5G da Claro são quatro novas funções que precisam ser suportadas pelo smartphone. Essas funções são:

  • agregação de faixas: é a tecnologia que agrega diferentes frequências de faixas para carregar as informações de maneira mais rápida e sem interrupções, com mais dados ao mesmo tempo. Na tecnologia 4.5G da Claro são criadas 3 novas faixas agregadas, ampliando a conexão de navegação do 4G existente na cobertura;
  • MiMo 4x4: sigla para Multiple input, Multiple output 4x4, que nada mais é que a multiplicação dos sinais de entrada e saída em 4 antenas para receber e outras 4 para enviar a frequência de dados, acelerando o processo de comunicação na rede;
  • modulação 256QAM DL: melhora a frequência espectral do sinal recebido pelo smartphone, permitindo que o celular receba (faça download) 4 vezes mais a quantidade de dados simultaneamente durante as conexões de internet 4.5G;
  • modulação 64QAM UL: melhora a frequência espectral do sinal enviado pelo smartphone, permitindo que o celular envie (faça upload) 1,5 vezes mais dados durante as comunicações de navegação.

Como funciona o 4.5G da Claro?

Esta é uma tecnologia regulamentada e protocolada desde 2011, tendo sido feito inicialmente pela empresa 3GPP (3rd Generation Partnership Project). Sendo esta uma organização que é responsável por regulamentar e protocolar os sistemas telefônicos do mundo inteiro.

No momento, a internet móvel utiliza ondas de rádio para movimentar-se pelos smartphones. Falando a nível Brasil, são centenas de antenas espalhadas pelo país e que ajudam nessa comunicação de sinais. A faixa utilizada nessa “conversa” de antena para antena é apenas uma nas tecnologias 3G e 4G.

Já na LTE Advanced-Pro, ou 4.5G da Claro, são três faixas agregadas que transmitem a comunicação dos sinais em:

  • 700 Mhz: frequência de faixa que era usada nas TV’s analógicas e foi liberada para uso;
  • 1800 Mhz: frequência de faixa que era utilizada para o 2G e está sendo reaproveitada;
  • 2100 Mhz: frequência de faixa que era utilizada para o 3G e está sendo reaproveitada.

Além dessas 3 faixas que são agregadas com a nova tecnologia, o próprio 4G já possui sua faixa modulada para 2600 Mhz. Ou seja, enquanto você navega com a conexão da 4ª geração, está usando apenas uma “avenida” de informações para trafegar seus dados. Quando passa a conectar no 4.5G, você ganha mais três “avenidas”, totalizando quatro dessas vias.

O que eu preciso para usar o 4.5G da Claro?

Se você ficou com interesse em usufruir dessa velocidade 10x maior que o 4G, confira abaixo o que você precisa!

Cobertura da Claro 4.5G

Como toda tecnologia de telefonia celular, existe a cobertura desse serviço no território nacional. Isso significa que, no momento, não é todo o Brasil que recebe sinal da Claro 4.5G. Os estados brasileiros que têm acesso são quase todos, exceto Amapá e Roraima.

Além disso, não são todas as cidades que estão dentro da área de cobertura, é preciso conferir o site da Claro para mais detalhes. Até a publicação deste artigo eram 1690 cidades ao todo com a cobertura 4.5G da Claro.

Aparelhos smartphones

Por ser uma tecnologia evolutiva do 4G, o Claro 4.5G precisa de um smartphone compatível com esse serviço para que seja utilizado. No momento, os seguintes aparelhos são compatíveis com a cobertura:

  • LG;
    undefinedundefined
  • Motorola;
    undefined
  • Apple;
    undefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefined
  • Samsung;
    undefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefined

Como eu sei se já uso o Claro 4.5G?

Muitos celulares modernos, como mostramos acima, já aceitam a tecnologia 4.5G da Claro e mostram em seu visor a rede que estão conectados. Outra boa dica para saber se você está navegando na internet mais rápida é conferir se o seu smartphone é compatível e se você dentro da área de cobertura.

Além disso, você pode notar se sua conexão de internet móvel está mais rápida. Caso não queira contar com a percepção, pode fazer um teste de conexão para entender qual sua velocidade de navegação.

Um ponto importante sobre o Claro 4.5G para ser esclarecido é que não há gasto adicional de franquia de dados e nem cobrança extra para usar o recurso. Basta que você esteja dentro da área de cobertura e tenha um smartphone compatível, poderá utilizar sua internet mais rápida.

Agora que já entende melhor como funciona o 4.5G, conheça os planos da Claro para seu celular!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.