Cancelar qualquer tipo de serviço é sempre uma dor de cabeça.
Principalmente quando se trata de Telefone ou TV por assinatura.
Por isso, daremos um passo-a-passo de como fazer o cancelamento da Claro TV.
Confira a seguir os tópicos que cobriremos neste artigo:
- Formas de cancelamento da Claro;
- Problemas no cancelamento;
- Contrato de Fidelidade;
- FAQ.
Formas de cancelamento da Claro
Desde 2014 a Anatel permite que o cancelamento de serviços seja feito de forma automática pelo cliente, sem a necessidade de falar com um atendente.
A Agencia entende que o consumidor tem o direito de decidir quando quer encerrar os serviços prestados por uma operadora a ele, e por isso facilita o processo.
Você pode solicitar o cancelamento da Claro TV por SMS, aplicativo, telefone, como quiser. E a solicitação deve ser atendida em até 2 dias úteis.
Claro TV cancelamento com Atendente
Para cancelar usando o canal mais conhecido, o atendimento telefônico da Claro TV, você precisa ligar para um dos telefones da Claro abaixo:
- 106 99 (ligação grátis).
- ou 1052 (deficientes auditivos ou de fala).
E lembre-se que você terá de informar seu CPF ao atendente e também o motivo do cancelamento.
Quando o cancelamento é feito com o atendente a rescisão de contrato é feita imediatamente, durante a ligação.
Geralmente os atendentes irão tentar apresentar um novo plano ou pacote mais em conta para que você não cancele.
Antes de aceitar qualquer oferta, verifique os preços da sua cidade para a Claro TV.
Cancelamento em Lojas da Claro
Se quiser, você pode ir em uma das lojas da Claro para solicitar o cancelamento do serviço de TV.
Lembre-se de levar seu RG e CPF para apresentar quando solicitar a rescisão do contrato.
Mas apesar de ser uma possibilidade disponível aos usuários da operadora, muitos acham difícil cancelar serviços nas lojas físicas.
Cancelamento por SMS
Hoje você também pode solicitar o cancelamento da Claro TV por SMS.
Para isso siga os passos abaixo:
- Envie um SMS com a mensagem SAIR para 106 99, usando o celular do titular da conta;
- Aguarde o tempo legal para a operadora atender a solicitação (2 dias úteis);
- Guarde o protocolo do cancelamento que é enviado por SMS.
Cancelamento por Aplicativo
Outra opção é solicitar o cancelamento pelo aplicativo da Minha Claro TV.
O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto para Android.
- Acesse o aplicativo;
- Se for o primeiro acesso, faça seu cadastro;
- No menu vá em Claro TV;
- Selecione “cancelamento”;
- Anote o número de protocolo e aguarde o prazo do cancelamento (2 dias úteis).
Cancelar pelo telefone, sem falar com o Atendente
Você pode cancelar plano da Claro TV pelo telefone sem ter que falar com ninguém, seguindo os passos abaixo:
- Digite *1052# e selecione para ligar;
- Irá aparecer uma mensagem automática na tela com várias opções;
- Selecione o serviço que deseja cancelar e siga as instruções;
- Anote o número do protocolo e aguarde o prazo do cancelamento (2 dias úteis).
Problemas no cancelamento
Caso você tenha solicitado o cancelamento da Claro TV e a solicitação não tenha sido completada, pode ser que tenha tido algum problema no sistema da operadora.
O mais importante é ter o protocolo de cancelamento salvo.
Com ele você pode entrar em contato com a operadora pela Ouvidoria Claro no número da Claro 1052.
E caso a operadora não resolva o problema você poderá usar o número do protocolo como prova para registrar uma reclamação junto à Anatel. Que irá entrar em contato com você e com a Claro para resolver o assunto.
Contrato de Fidelidade
A Anatel entende que as operadoras tem direito em exigir um período de fidelidade a seus planos, principalmente por oferecerem alguns benefícios para atrair novos clientes.
Mas as informações devem estar bem claras, com período de fidelização e a multa que será cobrada em caso de cancelamento antes do prazo final de fidelidade por parte do cliente.
E se o serviço não for entregue conforme o contratado, o cliente não é obrigado a continuar preso à empresa, visto que ela não cumpriu o que foi prometido.
Perguntas Frequentes(FAQ) - Cancelamento Claro TV
🤷♂️Como posso cancelar minha assinatura da Claro TV?
Para cancelar sua assinatura da Claro TV, entre em contato com o atendimento ao cliente da Claro através do Claro NET telefone 10621. Eles irão guiá-lo pelo processo de cancelamento.
😥Existem taxas de cancelamento?
As políticas de cancelamento e eventuais taxas associadas podem variar dependendo do contrato e do plano que você possui.
É aconselhável entrar em contato com a Claro para obter informações específicas sobre quaisquer taxas de cancelamento que possam ser aplicadas.
⌚Qual é o prazo de aviso prévio para cancelar a Claro TV?
O prazo de aviso prévio necessário para cancelar a Claro TV pode variar.
É recomendável notificar a empresa com antecedência, geralmente alguns dias ou semanas, para garantir um processo tranquilo.
🤔O cancelamento afeta outros serviços Claro que possuo?
O cancelamento da Claro TV não necessariamente afetará outros serviços, como internet ou telefone, que você possa ter com a Claro.
Cada serviço é tratado separadamente, mas é importante verificar os termos e condições específicos do seu contrato.
🤨O que acontece com os equipamentos após o cancelamento?
Após o cancelamento, a Claro geralmente fornece instruções sobre como devolver os equipamentos, como decodificadores.
Certifique-se de seguir essas orientações para evitar possíveis taxas adicionais.
Mateus Martins, graduado em Administração pelo IFPB-PB, é um profissional com mais de 3 anos de experiência, como Produtor de Conteúdo, ele se destaca sendo um especialista na operadora Claro.