• Home
  • Artigos
  • Conheça 6 apps para fazer chamada de vídeo!
Dicas
Atualizado em
Leitura 3 min

Conheça 6 apps para fazer chamada de vídeo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Casal fazendo chamada de vídeo com amigos.

Seja para conversar entre familiares e amigos, seja para participar de reuniões de trabalho, a internet está inundada de apps para chamada de vídeo. Se você nunca utilizou alguma plataforma do tipo, saiba que elas podem ser muito úteis.

Se você acha que  não tem muita habilidade para fazer uma chamada de vídeo, os aplicativos disponíveis contam com recursos bem intuitivos e fáceis, de modo que todas as idades consigam interagir com tranquilidade.

Precisa de mais internet para chamadas de vídeo? Fale com nossos especialistas e conheça os melhores planos de internet fixa e móvel para você:

Para que você se informe melhor sobre o assunto, trouxemos uma lista incrível com 6 apps para chamada de vídeo que você deveria usar algum dia. Confira!

1. WhatsApp

Com mais de 2 bilhões de usuário no mundo, o WhatsApp não se resume apenas a um aplicativo que permite conversas e compartilhamento de figurinhas, imagens, vídeos, Gifs e arquivos, pois você pode também fazer chamadas de vídeo. 

Sendo totalmente gratuito, o “Whats” permite reuniões em grupos de até 8 integrantes, cujo procedimento é muito simples: só iniciar a chamada com uma pessoa e adicionar os demais. 

É uma forma bem interessante para matar saudade dos familiares, fazer ótimas resenhas com os amigos ou, até mesmo, decidir coisas rápidas do trabalho. Vale ressaltar que a chamada de vídeo em si é bem estável, mas isso dependerá da velocidade de internet utilizada, portanto, avalie a conectividade no 4G ou Wi-Fi. 

Android | iOS

2. Facebook Messenger

Da mesma família do WhatsApp e Instagram, o Messenger, que é utilizado separadamente do app principal do Facebook, modernizou-se bastante para receber reuniões de até 50 pessoas de forma gratuita. 

A interface é bem simples e segue a identidade visual dos produtos gerenciados por Mark Zuckerberg, sendo que a qualidade do vídeo costuma ser agradável dentro do propósito.

Levando em conta que boa parte das pessoas que você conhece tem um login no Facebook, a entrada na plataforma é bem mais sossegada do que convencer alguém a baixar outro app. 

Mas mesmo que a pessoa não tenha conta, é possível acessar chamadas já abertas por meio de um link gerado na criação da sala.

Android | iOS | Web

3. Skype

Presente tanto em dispositivos móveis quanto computadores, usar o Skype no dia a dia já faz parte da rotina de muitos usuários pelo mundo. 

Mesmo sendo útil para reuniões familiares, o app tem um estilo mais voltado às reuniões corporativas, não à toa que faz uma ótima integração com o Office 365 para acessar arquivos como Word, PowerPoint, Excel e assim por diante. 

De maneira gratuita, você pode criar uma sala de reunião simples na web com até 50 pessoas e não há limite de tempo, além de permitir desfocar o fundo caso o seu “cenário” não esteja tão organizado como gostaria. 

É possível gravar as chamadas de vídeo para analisá-las depois e fazer as anotações que não pode ao vivo, sendo que o Skype armazena essas gravações por 30 dias. 

Android | iOS | Windows | Mac Os | Web

4. JusTalk

Também com a disponibilidade gratuita de até 50 participantes e onipresença em várias plataformas, o JusTalk é um dos apps para chamada de vídeo que permite ter um foco educacional bem satisfatório. 

Há recursos intuitivos em um layout aconchegante, tais como a utilização de textos, desenhos e muitas anotações para demonstrar uma explicação, além de poder gravar as transmissões.

Você pode entrar via Facebook e alternar conexões sem correr o risco de sair da sala, uma vez que ele suporta até mesmo o 3G.

Na versão infantil, é possível ter um ambiente seguro e acompanhado de perto por pais e responsáveis, com conversas criptografadas e recursos mais interativos para as crianças se divertirem. 

Android | iOS | Windows | Mac Os

5. Google Meet

Tentando emplacar um app para chamada de vídeo há um bom tempo, entre os aplicativos do Google você encontrará o robusto Google Meet, que tem o funcionamento muito similar ao “primo” Hangouts

Focado em usuários do G Suite, que atende nichos empresariais e educacionais, o Meet reúne entre 100 a 250 participantes em uma só sala. No aplicativo ou na Web é possível fazer chamadas ilimitadas em alta definição, compartilhar arquivos da sua tela, ativar legendas, mudar o layout e demais recursos. 

Embora a plataforma seja paga como um plano corporativo, durante um período do isolamento social o recurso para chamadas de vídeo esteve gratuito. Agora , app permite chamadas com até 100 pessoas, tendo até 1 hora de duração.

Android | iOS | Web

6. Zoom

Com um perfil realmente direcionado para reuniões corporativas, o Zoom reúne um universo de possibilidades para quem precisa criar lives, palestras, cursos, tutoriais e demais formas de utilizar transmissões de vídeo. 

Você pode compartilhar sua tela para mostrar apresentações, textos, imagens e outros arquivos que estejam hospedados na nuvem, sendo que as pessoas podem ser convidadas pelas redes sociais, e-mail ou SMS.

No plano gratuito, existe a possibilidade de conectar até 100 pessoas em uma única sala e mostrar todos em um único mosaico, porém, o tempo de transmissão em grupo é limitado em 40 minutos. 

Caso precise de mais recursos e queira apresentar para até 1000 pessoas, existem os planos pagos que vão de 14,99 a 19,99 dólares por mês.

Android | iOS | Chrome | Demais downloads

Para finalizarmos, veja que existem apps para chamada de vídeo de todos os tipos, formatos e funcionalidades, de modo que é interessante testar e ver qual se adequa melhor às suas necessidades.

Além disso, lembre-se sempre de verificar antes o plano de internet para não sofrer com a conexão durante a transmissão.

Caso o app escolhido não tenha a possibilidade de gravar as chamadas para assistir depois, vale experimentar um gravador de tela.

Você está em home office e quer aprimorar ainda mais o seu “escritório”? Então, aproveite que está aqui e veja 7 tecnologias para trabalhar de casa!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!