• Home
  • Artigos
  • Dicas
  • Gravador de tela: conheça bons programas para gravar a tela do PC e celular
Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

Gravador de tela: conheça bons programas para gravar a tela do PC e celular

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Gravados de tela: Jovem com fone de ouvido mexendo no computador

É cada vez mais normal precisar gravar a tela do PC ou do celular, por várias razões: registrar alguma reunião de trabalho no home office, salvar uma aula online do EaD para assistir depois, mostrar algum jogo para um amigo que está longe ou ensinar alguma pessoa do seu convívio a mexer em uma ferramenta. 

Contudo, quem nunca precisou gravar a tela antes, pode ficar confuso na hora de encontrar um bom gravador de tela online ou um programa para instalar no seu dispositivo. A boa notícia é que essa tarefa pode ser mais simples do que parece, uma vez que a maioria dos notebooks e PCs atuais têm gravador de tela instalado de fábrica. Confira, a seguir, algumas opções.

Xbox Game Bar, no Windows

Como dissemos, os computadores Windows já vêm com um programa para gravar a tela do PC, de fábrica. Trata-se do Xbox Game Bar, que foi pensado para as pessoas que querem registrar ou transmitir seus jogos no computador — mas que você pode usar para gravar o que quiser. Confira como utilizar esse programa:

  • Aperte as teclas "Windows" e "G" ao mesmo tempo;
  • O sistema vai perguntar se o que você quer gravar é um jogo. Clique na caixinha para confirmar, mesmo que não seja;
  • Um pequeno painel de controle vai aparecer na sua tela, ali você pode escolher se quer gravar a tela do PC com áudio ou sem. Você também pode iniciar uma transmissão;
  • Feitos os ajustes, clique no botão com uma bola para começar a gravar a tela do PC;
  • Clique nele novamente para parar e salvar o vídeo. Pronto!

Os vídeos ficam salvos dentro do aplicativo do Xbox no seu computador. Para acessá-los, é só abrir o app e encontrar a opção no menu. Ali é possível até fazer algumas edições simples, renomear os arquivos e compartilhar. 

A principal limitação do gravador de tela Xbox Game Bar é que ele só permite registrar a janela que está aberta no momento — ou seja, se você quiser mudar de um programa para outro, não é possível. Mas se você quer apenas gravar uma aula online ou um jogo, ele deve servir muito bem, além de ser uma opção gratuita e que já vem instalada. 

Gravador de tela nativo do macOS

O passo a passo de como gravar a tela do computador é ainda mais simples se você estiver usando o macOS, da Apple. Isso porque você só precisa apertar as teclas "command", "shift" e "5" ao mesmo tempo para abrir o gravador de tela. 

Nesse momento, um pequeno painel vai se abrir na parte de baixo da tela, onde você pode selecionar se quer gravar a tela inteira ou apenas uma parte selecionada. Ao clicar no botão "Opções" você pode escolher se quer gravar a tela com áudio ou sem, bem como o local de salvamento do vídeo. Feitos os ajustes, é só clicar em "Gravar", ao lado.

No gravador de tela nativo do macOS você pode gravar tudo que aparece na tela, inclusive mudando de programa durante o vídeo. Para finalizar e salvar seu vídeo, é só clicar no botão redondo que vai aparecer na barra de menus, em cima da tela. 

Loom, para Windows, macOS e Google Chrome

Se você precisa de um gravador de tela e as opções nativas não lhe agradam, o Loom pode ser uma ótima opção. Isso porque ele tem programas tanto para Windows, quanto para Mac e tem até uma extensão para Google Chrome, se você deseja gravar telas da internet.

A usabilidade do Loom é incrivelmente simples, bastando dois ou três cliques na tela para começar a gravar a tela do PC com áudio ou sem. Além disso, você pode gravar a webcam com esse programa, o que pode ser bem útil em várias situações. 

Quer uma internet barata?

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Movavi Video Editor, para Windows e macOS

Os programas citados até aqui servem para gravar a tela do computador, mas não permitem fazer muitas edições nos vídeos. Já o Movavi Video Editor conta com essas e diversas outras funções. A questão é que suas gravações vão ficar com uma marca d'água na versão grátis — se você se importar, pode adquirir o Movavi Premium, que tem ainda mais funcionalidades. 

Além disso, é interessante observar que esse programa pode ser um pouco mais complexo de utilizar do que os outros que citamos, mas compensa, se você usar as funções extras.

Record My Desktop, para Linux

Nossa lista não ficaria completa sem uma opção de gravador de tela para Linux, certo? O Record My Desktop é um dos mais completos da lista, ao mesmo tempo em que é bastante simples de usar — e é exclusivo para Linux. 

Basta baixá-lo na central de programas do sistema para começar a usar. Ele permite gravar a tela do computador com áudio ou registrar as imagens da webcam, além de ter várias opções para mudar a qualidade do vídeo ou a área de captura. Vale a pena conferir!

Para terminar, se você quer gravar a tela do celular, saiba que o iPhone tem essa função de fábrica, no painel de controle. A maioria dos celulares Android, como Samsung e Xiaomi, já vêm com essa função também. Se o seu celular não tiver, é só baixar algum app como o AZ Screen Recorder ou VRecorder, no Google Play. 

A gente espera que alguma das opções de gravador de tela dessa lista atenda às suas necessidades e, se você curtiu esse guia, compartilhe o link nas suas redes sociais!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.