Não Registrado na Rede: Veja como resolver esse problema passo a passo – 2018

Quer ganhar um safári na África do Sul com tudo pago e ainda levar um acompanhante?
Então clique no botão para se cadastrar!
CADASTRE-SE

Não registrado na redeVocê já viu essa mensagem em seu smartphone: “Não registrado na rede“?

Se deparou com ela quando foi cadastrar um chip, ou então, em uma viajem para outra cidade?

Então fica com a gente pois vamos te mostrar como corrigir esse erro que atormenta os usuários de aparelhos Android, principalmente da fabricante Samsung.



 Veja o que você vai encontrar aqui:

  1. O que significa não registrado na rede
  2. “Não registrado na rede” – em quais aparelhos essa mensagem aparece?
  3. Por que ocorre esse erro?
  4. Como resolver o erro “Não registrado na rede”
    • Soluções rápidas
    • Seleção manual de rede
    • Falha de registro do IMEI
    • Manutenção das antenas de sua operadora
    • Cobertura de sua operadora
    • Chip cortado ou mal encaixado
    • Oxidação no cabo flat da antena
    • Troca de operadora ou portabilidade

Está pensando em contratar um Plano Controle para o seu celular? Clique nos links abaixo e contrate em instantes:


1. O que significa “não registrado na rede”?

O termo “não registrado na rede” é uma mensagem de erro recebida por um aparelho móvel quando a linha de celular não consegue se conectar à  rede de conexão da sua respectiva operadora, impossibilitando assim, a realização de ligações e acesso à internet.

Esse erro pode acontecer por diversos motivos, sendo que os mais conhecidos podem ser: Aparelho com firmware desatualizado, sistema android desatualizado, antenas da operadora em manutenção ou com problemas temporários ou até mesmo quando se está fora da área de cobertura das antenas da sua operadora.

2. “Não registrado na rede” – em quais aparelhos essa mensagem aparece?

Essa mensagem pode aparecer em qualquer aparelho, mas geralmente o problema está relacionado aos aparelhos da Samsung, nos seguintes modelos:

“Não registrado na rede” – Comum nos aparelhos abaixo:
Marca  Modelo
Samsung Galaxy S
Samsung Galaxy S3
Samsung Galaxy S4
Samsung Galaxy S5
Samsung Galaxy J5

 

Na maioria dos casos são nas seguintes operadoras que a mensagem “Não registrado na rede” aparece:

3. Por que ocorre esse erro?

O erro “Não registrado na rede” pode ser causado por vários motivos, dentre eles:

  1. Falha na escolha automática de rede;
  2. Trocas consecutivas entre a tecnologia 3G para 4G;
  3. Falha do IMEI;
  4. Manutenção de antenas das operadoras;
  5. Possível oxidação ou mau contato do cabo flat da antena de seu smartphone;
  6. Chip mal cortado, mal encaixado, oxidado, etc.

 

Leia também

 

4. Como resolver o erro “Não registrado na rede”

Antes de realizar algum passo a passo, você tentou desligar e ligar seu smartphone? É bem simples, mas isso pode resolver.

Bem, se você já tentou e não deu certo, fique tranquilo pois preparamos o tutorial de algumas maneiras de como solucionar os problemas que causam o erro “Não registrado na rede”.



Atenção: os tutoriais mostrados aqui foram feitos com base no aparelho Moto G4 Plus que utiliza o Android 7.0. Algumas configurações mostradas nos tutoriais podem não ser exatamente iguais aos do seu aparelho, porém são muito parecidas e você não terá dificuldade no procedimento.

 

Soluções rápidas

Vamos apresentar algumas soluções que podem resolver rapidamente o problema “não registrado na rede”.

 

Não registrado na rede como resolver – Método 1

Siga o passo a passo abaixo com o primeiro método para resolver o problema “não registrado na rede”:

  1. Ative o modo avião de seu aparelho;
  2. Tente realizar uma chamada;
  3. Após isso, desligue o modo avião;
  4. Espere 1 minuto para o aparelho realizar a conexão com a rede;
  5. Tente fazer a chamada novamente.

 

Como registrar na rede – Método 2

Siga o passo a passo abaixo com o segundo método para resolver o problema “não registrado na rede”:

  1. Desligue seu aparelho e retire o chip;
  2. Passe uma borracha branca na parte dourada do chip para fazer uma limpeza;
  3. Coloque o chip novamente;
  4. Ligue o celular e tente realizar uma chamada.

 

Como registrar um número na rede – Método 3

Acompanhe o terceiro método para resolver o problema “não registrado na rede”:

Ative o serviço de Roaming de seu Android. Para fazer isso é só seguir o passo a passo abaixo até a quarta imagem:

Não registrado na rede - soluções rápidasNão registrado na rede - roaming de dados

Na opção mostrada na última imagem (das mostradas acima) você pode escolher entre as redes 2G, 3G e 4G. O Android tenta se conectar à rede com melhor qualidade de sinal, porém, podem acontecer instabilidades de sinal, fazendo com que o seu aparelho fique trocando constantemente entre as redes 4G e 3G.

Para resolver isso, selecione ou mude de rede. Se estiver selecionada a rede 4G, mude para a 3G e ative o modo avião. Depois de 1 minuto, desative o modo avião para que as configurações sejam atualizadas.



 

Seleção manual de rede

O Android está configurado para escolher automaticamente a rede do aparelho, de acordo com a sua operadora, mas pode haver erros, de modo que o Android não se conecte a nenhuma rede e fazendo aparecer a mensagem “Não registrado na rede”.

Para resolver esse problema, siga o tutorial abaixo:

  1. Acesse o menu de aplicações do seu aparelho;
  2. Entre em Configurar;
  3. Procure a opção Mais;
  4. Agora vá para Redes Móveis;
  5. Selecione Operadoras de Rede;
  6. Assim que selecionar Operadoras de Rede, o Android irá realizar uma pesquisa de redes disponíveis na sua área e você pode selecionar a rede de sua operadora.

Erro não registrado na rede

Obs: Sempre que selecionar uma rede você receberá uma notificação com a mensagem Registrado na rede. Caso o aparelho não consiga se conectar, desligue e ligue o aparelho e tente novamente.

Se ainda tiver dúvidas, confira o vídeo abaixo:

 

Leia também

 

Atualização do software Android e da conta Samsung

Pode ser que a mensagem de erro esteja aparecendo por conta de algum dos softwares do sistema, sendo necessário que você baixe e instale as atualizações, que automaticamente farão as devidas correções.

Para fazer essas atualizações, siga este passo a passo:

  1. Carregue a bateria do seu celular até 100%. Isso é necessário pois a atualização pode demorar bastante tempo e se a bateria acabar o processo é interrompido;
  2. Abra o menu Configurações e escolha a opção Sobre o dispositivo;
  3. Vá agora em Atualização de Software e depois em Atualizar, para conferir se há alguma atualização disponível para o seu Samsung;
  4. Se sim, execute a atualização e espera que ela seja realizada completamente;
  5. Aguarde o celular reiniciar automaticamente e pronto, seu Samsung está atualizado.

Este é um motivo bem comum para o aparecimento do erro “Não registrado na rede”.

 

Falha de registro do IMEI

Sempre que o aparelho se conectar com a rede de sua operadora o aparelho deve informar o número de IMEI válido. Porém, em alguns casos o número do IMEI é corrompido, fazendo com que a conexão não se realize.

É comum acontecer em aparelhos com ROMs customizadas ou quando é realizado o processo de ROOT. Para verificar o seu número de IMEI, ligue para o número *#06#

Não registrado na rede - IMEI

 

Ao digitar o número você recebeu uma mensagem de erro?

Então pode ser o motivo pelo qual seu aparelho exibe a mensagem “Não conectado na rede”. Veja o que você pode fazer para resolver esse erro:

  • Restaurar o celular para as configurações de fábrica pode resolver esse problema, mas se você é um usuário de uma custom ROM, como Lineage OS, Ressurrection Remix, etc., vai precisar reinstalar o Android original para recuperar seu IMEI. Para isso, procure algum tutorial referente ao modelo do aparelho no Google e realize por sua conta e risco.
  • Caso tenha feito ROOT no seu aparelho e também está recebendo a mensagem de erro, tente remover o ROOT e solicite novamente o número do IMEI. Se mesmo depois disso você continuar a receber a mensagem de erro, você precisará reinstalar o Android.

 

Manutenção das antenas de sua operadora

Se você está em um lugar onde nunca teve problemas com sinal de sua operadora, mas você está com problemas agora, saiba que pode não ser um problema com seu aparelho ou chip.

As antenas que transmitem o sinal para os aparelhos estão em constante manutenção e esse pode ser o motivo pelo qual você está recebendo a mensagem “Não conectado na rede”.

Infelizmente nesse caso só podemos esperar por algumas horas e verificar se o sinal volta.

Para entender melhor como as redes das operadoras funcionam, veja nosso artigo” Entenda melhor como a telefonia celular funciona“.

 

Cobertura de sua operadora

Verifique a cobertura de sua operadora na região onde está, pois esse também pode ser o motivo para receber a mensagem “Não registrado na rede”.

Para saber se sua operadora tem cobertura na sua região é só clicar nos links abaixo:




Chip cortado ou mal encaixado

Se esta mensagem está aparecendo constantemente para você, verifique se seu chip está encaixado corretamente (lembre de desligar seu aparelho antes de retirar o chip).

Além do encaixe ruim, vale lembrar que muitas pessoas acabam cortando o chip de modo incorreto para que o chip encaixe em seu aparelho, e isso pode ser a causa da mensagem “Não registrado na rede”, já que o chip é muito sensível e precisa ser manuseado pela ferramenta de corte correta.

Caso tenha danificado o chip no momento de cortá-lo, não há como recuperá-lo. Será necessário que você compre outro chip virgem caso queira ter o mesmo número. Encontre a loja da sua operadora mais próxima de você através dos links abaixo:

 

Oxidação no cabo flat da antena

Se seu aparelho reconhece o chip, mas não conecta na rede, ele pode estar com o cabo flat da antena de seu aparelho oxidado ou rompido.

Para resolver esse problema você pode, ou procurar algum tutorial na internet e segui-lo por sua conta e risco ou levar o aparelho até um técnico para que ele realize o procedimento de limpeza ou troca do cabo flat da antena.

 

Troca de operadora ou portabilidade

Se nenhum dos procedimentos descritos acima funcionou ou o problema continua a ocorrer constantemente, então sugerimos a troca de operadora. Você pode realizar a portabilidade e manter seu número mudando para qualquer operadora.

Veja abaixo nossos artigos onde explicamos como fazer a portabilidade:

Antes de escolher para qual operadora vai fazer a portabilidade, veja como é a cobertura da operadora que deseja na sua região para que não tenha mais nenhum problema com sinal da sua operadora.

 

E aí, conseguiu se livrar dessa mensagem? Qual procedimento funcionou para você?

Não registrado na rede - Deixe seu comentário

Tem alguma dúvida? Teve alguma dificuldade? Então conta pra gente logo mais nos comentários e nós vamos te responder o mais rápido possível!

Compartilhe esse artigo e ajude seus amigos a também se livrarem dessa mensagem (sem falar que isso também nos ajuda muito!)

 
Sky-Combo-Assine-TV-e-Banda-Larga