Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

Descubra qual é o melhor Teste de Velocidade e receba dicas!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Teste de Velocidade de Internet: notebook com foguete decolando

Um teste de velocidade de internet mostra se sua internet está boa ou precisa melhorar. Ele exibe dados importantes que permitem verificar se sua operadora está fornecendo a velocidade prometida no contrato. Por fim, esse tipo de velocímetro ajuda a decidir se você deve fazer alguma manutenção no roteador ou mesmo trocar de plano de banda larga. 

Seja qual for seu caso, descubra aqui qual é o melhor medidor de velocidade e o que você pode fazer para melhorar sua conexão de internet. Confira também passos importantes que precisam ser tomados antes mesmo de fechar um pacote para sua casa. 

Cuidados ao contratar um serviço de Internet

Se você busca uma internet de alta velocidade a um preço que valha a pena, talvez tenha notado as diferentes ofertas de banda larga fixa que existem no mercado. Existem opções bem atrativas a uma mensalidade aparentemente muito justa. No entanto, é sempre importante olhar além dos números exibidos na propaganda.

Assim, analise o contrato antes de assiná-lo. O documento pode ter detalhes adicionais sobre a entrega do serviço. Com isso, caso a internet esteja com velocidade abaixo da esperada ou mesmo pare de funcionar, você poderá registrar uma reclamação na Anatel ou buscar a Justiça.

Desde 2014, é exigido por lei, de acordo com a Anatel, que a operadora entregue uma determinada velocidade ao cliente, cumprindo os seguintes critérios:

  • transmissão média: pelo menos 80% da velocidade máxima contratada;
  • transmissão instantânea: no mínimo 40% da taxa contratada.

Existem muitas pesquisas oficiais que medem qual é a melhor internet do Brasil. Contudo, uma forma do próprio consumidor avaliar se a operadora costuma cumprir as promessas é conferindo comentários de outros clientes em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais. 

7 dicas para melhorar a conexão

A internet lenta, entretanto, nem sempre é de culpa da operadora. Existem algumas ações que você mesmo pode fazer para aumentar a velocidade de sua conexão. Certas medidas são bem simples e podem fazer toda a diferença. Outras talvez exijam manutenção técnica. De todo modo, veja o que você pode fazer para melhorar!

1. Melhore a posição do roteador

Não é mais necessário conectar o aparelho a cabos para entrar na internet. O acesso à web fica disponível sem fio e a todo momento. Contudo, é preciso avaliar a fonte do sinal para tirar o melhor proveito da conexão. O mais básico é conferir a distância do roteador. 

2. Verifique se objetos não atrapalham o sinal

Um ponto importante, ainda que você esteja com o aparelho (computador, celular, tablet, TV, video game…) próximo ao roteador, é que outros objetos podem reduzir a intensidade ou até mesmo bloquear o sinal. A quantidade e o material das paredes também pode influenciar. 

3. Instale um repetidor

Se sua casa for grande ou tem mais de um andar, é interessante investir em um repetidor. Isso fará com que o sinal não enfraqueça de acordo com o ambiente. Esse extensor não costuma custar muito caro e é compatível com todos os roteadores.

4. Evite muitos acessos simultâneos

Muitos aparelhos conectados podem fazer a velocidade ser compartilhada, isto é, quanto mais fatias, menos internet para cada um. Também, dispositivos que fazem um consumo passivo podem "roubar" sinal, como smart TVs, video games e até pequenos gadgets. 

5. Confira o estado da fiação

É verdade que a maioria dos acessos à internet é sem fio, mas esse tipo de conexão acontece apenas entre o aparelho e o roteador. Da operadora até a sua casa, o sinal caminha por cabos. Por isso, uma visita técnica pode avaliar se alguma fiação está muito velha ou danificada. 

6. Proteja seu dispositivo

Sempre mantenha seu computador, celular ou qualquer outro aparelho atualizado e em segurança, com antivírus e outros softwares de proteção. Vírus e malwares podem não só reduzir a velocidade de sua internet, mas também do próprio dispositivo. 

7. Avalie seus aplicativos

Veja se não há nenhum aplicativo que consuma muito de sua internet ainda que você não perceba. Programas que têm atualização em segundo plano ou fazem downloads automáticos consomem tanto da conexão quanto aqueles que têm sua execução visível. 

Conheça o melhor teste de velocidade

Será que sua operadora está cumprindo com a velocidade prometida na venda? Você já seguiu todas as dicas para melhorar a velocidade da internet e quer saber se isso funcionou? A melhor forma de tirar essas dúvidas é usando um teste de velocidade de internet

Assim como existem muitas operadoras, também há muitas opções de medidor de velocidade de internet, ferramenta que exibe qual a taxa de download, upload e latência de sua conexão. 

Confira o teste de velocidade do Portal de Planos, o melhor Speed Test do Brasil, com servidores espalhados em diferentes localizações de forma estratégica, que deixam o velocímetro de internet ainda mais confiável. 

O teste é gratuito e pode ser feito tanto por clientes de operadoras nacionais como Vivo, NET Claro, Tim, Algar e Oi, como por aqueles que contrataram prestadores em sua cidade. 

Como ter a melhor internet residencial

Verificar se a empresa contratada entrega a velocidade mínima do contrato e tomar ações que melhoram a conexão até certo ponto são passos importantes para se ter uma internet de alta qualidade casa. Porém, existem casos que o mais indicado é contratar uma outra operadora ou aumentar o plano de banda larga

Se este é seu caso, leia o artigo sobre a melhor internet residencial e veja qual operadora fornece o melhor serviço!

Compare e escolha

Sua internet não tem a velocidade que você precisa? Encontre outra opção!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

internet/melhor-teste-de-velocidade
4.920