• Home
  • Artigos
  • Quer saber como melhorar a qualidade das suas fotos? Conheça 8 alternativas!
Dicas
Leitura 5 min

Como melhorar a qualidade de foto: conheça 8 ferramentas

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mulher branca de cabelo enrolado olhando para o celular com cara de dúvida

Para publicar nas redes sociais ou para revelar e colocar em um álbum, muitas pessoas buscam como melhorar a qualidade de foto. Afinal, existem algumas imagens de que gostamos logo de cara ou que representam bem demais aquele bom momento vivido –– e nem sempre damos a sorte de ela ter uma resolução favorável, não é mesmo?

A boa notícia é que existem programas para computador e apps para o celular que ajudam a melhorar a qualidade da imagem. Por exemplo, dá para corrigir cores, deixar a foto mais nítida, com uma resolução limpa. Isso é essencial para aquelas fotografias que, mesmo tiradas pelos melhores celulares, estavam em um ambiente com pouca luz e/ou sem modo noturno.

A seguir, veja quais apps podem ajudar nessa missão de aumentar a resolução da imagem!

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

1. Photoshop

O Photoshop é um dos apps para melhorar a qualidade da foto mais conhecidos pelo público –– tanto em sua versão desktop quanto na mobile. O programa da Adobe também ajuda nesse quesito a partir de edições –– por exemplo, ao corrigir imperfeições, fazer recortes, criar profundidade, inserir efeitos e assim por diante.

Vale ressaltar que, mesmo sendo o mais famoso, ainda pede uma dose extra de conhecimento da ferramenta. Ele não é tão intuitivo e prático quanto outras opções que veremos ao longo desta lista. Se você comprar a licença e se especializar no Photoshop, vai conseguir imagens bem mais aprimoradas que o uso básico.

Embora exista uma versão mais simplificada para navegador, é preciso baixar o software no seu computador. Já para usar no celular, é só fazer o download para iOS ou Android.

2. Canva

Também com versões mobile e para computador, o Canva é uma boa opção para quem deseja melhorar imagens. Existem diversas possibilidades para trabalhar fotos sem precisar assinar os planos disponíveis. É também uma ferramenta bem útil para produtores de conteúdo e profissionais que atuam com redes sociais.

Estão disponíveis diversos templates, desde panfletos e comunicados a currículos, posts para Instagram e assim por diante. Você melhora as imagens a partir de filtros, efeitos e outras edições. Para usar no celular, baixe para iOS ou Android!

3. Remini

Outro aplicativo para melhorar foto é o Remini, disponível para iOS e Android. E ele cumpre o que promete de um jeito bem fácil e intuitivo, a partir da tecnologia de Inteligência Artificial. Você consegue deixar as imagens tremidas com uma aparência mais nítida, diminuindo borrões e aumentando a nitidez.

O bom desse app é que você pode fazer edições em até 5 fotos por dia e aumentar o tamanho em 2 vezes, sem que exceda os 4096 pixels. Tudo isso sem pagar nada! Até mesmo aquelas fotos antigas de família têm salvação com o Remini –– e ainda tem a praticidade de estar na palma das mãos, no seu celular.

4. Let’s Enhance

Agora que você conhece alguns apps para melhorar a qualidade da foto, chegou a vez das ferramentas para usar no seu navegador de internet! O Let`s Enhance, por exemplo, é uma das opções mais queridas do público, já que utiliza Inteligência Artificial para deixar as imagens com maior resolução.

Além de melhorar a resolução da foto, também dá para realçar cores e ampliá-la em até 4 vezes –– sem deixar com aquele aspecto de pixelada, sabe? Para usar o app, basta fazer o seu login, selecionar a foto desejada e fazer a sua mágica!

Mas como nem tudo são flores, o aplicativo não é 100% gratuito. Para a "degustação", você só consegue fazer upload de imagens com 15 megapixels e 15 megabytes. Além disso, são somente 5 fotos por conta que dá para melhorar. Então, pense bem antes de gastar suas cartas se não quiser comprar créditos no Let`s Enhance.

5. Deep-image

Também utilizando Inteligência Artificial, você pode descobrir como melhorar a qualidade de foto pelo Deep-Image. Ele é uma boa opção para ampliar (em até 4 vezes) aquelas imagens pequenas ou recortes aos quais deseja dar maior resolução. Também dá aquele toque de nitidez que tanto busca.

Sua interface é bem simples. Basta selecionar a foto dos seus arquivos ou salva no Drive e fazer o upload na ferramenta. A versão gratuita permite a edição de até 5 fotos. Se gostar bastante da ferramenta, pode assinar um dos planos para continuar usando. Também há um app para iOS e Android, mas ambos contam com avaliações negativas –– o que nos leva a crer que os usuários preferem utilizá-lo no navegador.

6. Fotor

O Fotor é uma ferramenta que se aproxima bastante do Photoshop. Seu foco é na edição de imagens para deixá-las com aspecto melhor, por meio de alinhamento, redução de sombras, aumento da nitidez, otimização de cores e assim por diante. E dá para fazer tudo isso em poucos cliques!

O seu recurso de redimensionar fotos é bem avaliado pelos usuários, já que preserva a qualidade da imagem. Ele também é compatível com imagens HDR, tecnologia usada em muitos celulares para aprimorar os cliques. Com isso, há uma mescla dos frames para encontrar a melhor resolução.

7. Enhancer

Mais uma ferramenta para melhorar a qualidade da foto é o Enhancer. Ele permite mexer na cor, no contraste e outros ajustes da fotografia, em busca da resolução ideal. Se quiser ampliar também, a ferramenta suporta uma imagem até 800% maior –– não esquecendo a possibilidade de 200 e 400%!

Para isso, é bem simples. A ferramenta aberta no navegador é intuitiva: basta inserir a imagem desejada e começar as edições. Vale lembrar que você tem 8 tentativas gratuitas e, a partir disso, é preciso fazer uma assinatura mensal. A versão premium também libera outros recursos mais avançados.

8. FotoJet

A nossa última ferramenta para você entender de vez como melhorar a qualidade de foto é o FotoJet. Ele conta com funcionalidades de arrumar a nitidez e as cores, ajustar a exposição, corrigir o contraste, reduzir os ruídos e muito mais.

Um dos destaques da ferramenta é que não pede para criar cadastro antes de mexer nas fotos. Então, fica bem mais rápido de fazer as edições. Já com uma conta premium, voc%e tem mais recursos disponíveis, pode armazenar os arquivos na nuvem, entre outros benefícios.

Antes de finalizar, aqui vai mais uma dica. Não adianta nada ter todos esses cuidados de melhorar a qualidade da foto se você compartilhar com amigos ou familiares no WhatsApp! O app de mensagens transfere os dados com menor resolução, e lá se vão seus esforços. Por isso, melhor enviar por e-mail, drive ou outros recursos da sua preferência, combinado?

Gostou das dicas? Calma que ainda temos mais! Veja os aplicativos de fotos que não podem faltar no seu celular!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-melhorar-qualidade-de-foto
4.900