internet13/11/2019 Leitura de 4 min

Internet via satélite: conheça a tecnologia e os principais planos

Internet via satélite: conheça a tecnologia e os principais planos

Em algumas localidades, como em zonas rurais, é difícil encontrar opções de operadoras e de serviços de telecomunicações. Porém, quem mora nessas regiões não precisa ficar completamente desconectado do mundo: basta contratar um plano de internet via satélite para acessar os principais sites, navegar nas redes sociais e conversar com amigos e familiares.

Você ainda não conhece essa tecnologia? Preparamos este artigo completo com todas as informações que você precisa para escolher o plano ideal de internet via satélite para sua casa ou negócio. Continue com a gente e tire todas as suas dúvidas!

O que é internet via satélite?

Na tecnologia de internet via satélite, as operadoras distribuem aos seus clientes um sinal de internet a partir de um satélite e de antenas parabólicas. Com esse tipo de conexão, não há a necessidade de utilizar cabeamentos ou ligações com a sua rede de telefone — por isso, é mais simples levá-la para regiões afastadas dos grandes centros.

Se comparada à fibra ótica, a internet via satélite tem algumas desvantagens. Dentre elas, estão:

  • alto preço — você paga mais caro pela mesma velocidade;
  • instabilidade — sofre mais interferências de clima e chuvas;
  • menos velocidade — o máximo que você encontrará são os pacotes de 25 mega;
  • franquia — assim como os planos de celular, essa tecnologia é distribuída com franquias e se você consumir todo o pacote do mês, terá que pagar por adicionais.

Porém, dentre as tecnologias que costumam estar disponíveis fora das áreas de cobertura de internet à cabo ou fibra ótica, essa ainda é a melhor.

Quais operadoras oferecem internet via satélite?

Algumas das operadoras mais tradicionais do mercado oferecem opções de internet via satélite para a sua casa ou sua empresa. Porém, também há outras alternativas para você comparar e escolher o que for melhor para atender à sua demanda e ao seu bolso. Confira!

Viasat

Recém-chegada ao Brasil, a Viasat faz sucesso há alguns anos nos Estados Unidos., no México e em algumas regiões da Europa. Com tecnologia de alta qualidade, a operadora oferece duas opções diferentes de planos, que são baseadas na velocidade e na franquia de internet disponibilizados.

A internet via satélite da Viasat é ideal para quem mora em regiões muito afastadas das cidades, ou seja, nas zonas rurais do Brasil. Isso porque, para essas localidades, a tecnologia à cabo ou fibra não chega, e o sinal de internet à rádio é muito mais instável.

Para aqueles que usam muito a internet durante a madrugada, seja para negociações, seja para entretenimento, os planos Viasat são os melhores. Isso porque a navegação é ilimitada, ou seja, sem descontos na franquia durante o período de 2 às 7 da manhã.

No Plano Viasat 10, você conta com até 10 megas de velocidade e uma franquia de 35 GB mensais, o que permite a utilização, em média, de 35 horas de serviços de streaming de vídeo, por exemplo. É a melhor opção para quem deseja apenas utilizá-la para entretenimento, trocar algumas mensagens e acessar as redes sociais. O valor mensal é de R$ 299,00.

Já o Plano Viasat 25 Pro é para aqueles que precisam de dividir a internet com um grupo de mais de 4 pessoas — ou seja, ideal para grande famílias e propriedades rurais. A velocidade do plano é de 25 megas, enquanto a franquia mensal é de 100 GB para você fazer até 500 horas de videochamada por Skype, por exemplo. Nesse plano, a mensalidade é de R$ 599,00.

Para contratar a Viasat, o telefone é o 0800 591 1186.

HughesNet

Com uma excelente reputação no Reclame Aqui, a HughesNet é uma das maiores fornecedoras de internet via satélite do Brasil. A operadora divide seus planos em duas categorias diferentes: Planos Dia e Planos Noite. Em todos eles, o contrato conta com 12 meses de fidelidade, ou seja, se você rescindir antes desse período, estará sujeito à multa.

A instalação da sua internet já está inclusa — exceto nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em que pode ser cobrada uma taxa por deslocamento. Ao adquirir um dos planos, você também recebe o roteador Wi-Fi totalmente grátis, para que possa usar a internet em diferentes pontos da sua casa ou sua empresa.

Planos HughesNet Dia

Essa é a melhor opção para quem costuma utilizar a internet durante o dia, principalmente de 8h00 às 19h00. São disponibilizados três pacotes diferentes, baseados na velocidade da internet:

  • 15 mega;
  • 20 mega;
  • 25 mega.

Planos HughesNet Noite

Os pacotes que fazem parte do Plano Noite são voltados para quem navega mais durante a madrugada, ou seja, de meia noite às 7h00. Frequentemente, é possível encontrar boas promoções para as seguintes velocidades oferecidas:

  • 10 mega;
  • 15 mega;
  • 20 mega.

Para entender mais sobre todos os planos e condições oferecidas pela HughesNet, o recomendável é conversar com um especialista. O telefone para contratar o seu plano ideal é o 0800 591 0622.

Vivo

Atualmente, a Vivo oferece pacotes de internet via satélite apenas para empresas. A operadora disponibiliza esse serviço em várias partes do Brasil, com conexões de até 20 mega e uma Central de Relacionamento exclusiva para atender às demandas desse tipo de serviço.

NetLight

A NetLight também oferece planos de internet via satélite apenas para empresas, com cobertura em mais de 2000 cidades. A grande vantagem é que nenhum deles conta com fidelidade e o preço é fixo, ou seja, você não tem surpresas com alterações depois de alguns meses de contrato. Na operadora, você encontrará quatro pacotes diferentes:

  • 12 mega;
  • 7 mega;
  • 1 mega full;
  • 2 mega full.

OKSat

A OKSat é uma operadora que atende a algumas cidades dos estados do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Os planos empresariais da OKSat são divididos em apenas três categorias: Platinum, Master e Super. Já os planos residenciais são divididos nas categorias:

  • Slim — 12 mbps, com 1 GB de franquia;
  • Start — 10 mbps, com 5 GB de franquia;
  • Basic — 2 mbps, com 10 GB de franquia;
  • Mega — 10 mbps, com 15 GB de franquia;
  • Premium — 10 mbps, com 20 GB de franquia;
  • Silver — 15 mbps, com 25 GB de franquia.

Em todos eles, existe uma free zone de 00h00 às 06h00, ou seja, você pode usar uma determinada franquia de forma livre, sem descontar daquela que foi contratada por você. Essa quantidade extra varia de acordo com o plano contratado e, por isso, o ideal é que você consulte a operadora para saber mais

VRSat

A VRSat conta com diferentes frequências de transmissão da internet via satélite e esse é um dos pontos que determina qual será o valor dos planos. Existem pacotes a partir de 512 kbps, com máximo de 16 mega de velocidade.

O grande diferencial da operadora é a cobertura, que está disponível para todo o Brasil.

Se você precisa muito fazer uso da internet e na sua região não existe nenhum outro plano de internet banda larga disponível, a internet via satélite é a opção mais viável. Porém, caso você ainda tenha a possibilidade de contratar uma internet à cabo ou fibra óptica, não perca tempo: opte por esse serviço, pois será mais barato e as chances de ter mais qualidade de sinal são maiores.

Quer saber qual é a melhor operadora de internet do Brasil? Veja no nosso post especial!

Viasat

A opção ideal para se manter conectado!

Contrate agora
0800 591 1291
internet-via-satelite
542
Google PlusLinkedin