Internet via Rádio: Vale a pena? Saiba TUDO aqui

Internet 35MB, wi-fi, telefone e mais de 250 canais de TV por apenas 218/mês
Ligue para NET já!
0800 878 4150
É muito difícil se imaginar sem acesso à internet hoje em dia, ainda mais quando temos acesso a qualquer momento pelo celular. Mas muitos lugares remotos não tem acesso fácil à internet, e é aí que entra a internet via rádio.

O rádio é uma tecnologia antiga e presente há bastante tempo em nossas vidas. E usar as ondas de rádio para transmitir internet parece uma coisa meio estranha, mas é uma boa alternativa para quem mora longe.

Falaremos a seguir sobre:

  1. Como funciona a internet via rádio
  2. Transmissão de dados
  3. Vantagens e desvantagens da internet via rádio
  4. Internet via rádio é boa?
  5. Quais as operadoras de internet via rádio
  6. Autorização Anatel
  7. Dúvidas sobre internet via rádio

Como funciona a internet via rádio

A internet via rádio funciona através das ondas de radiofrequência que carregam o sinal até o computador. Assim como o rádio comum, precisa de torres de transmissão e antenas para recepção do sinal.

Como as ondas de rádio são presentes na natureza, a instalação de torres e antenas deve ser feita com muito cuidado. Não pode haver nenhum obstáculo obstruindo o sinal entre as torres e antenas.

Então não pode haver nenhum prédio por perto. Até mesmo uma montanha pode trazer interferência ao sinal. Por isso as torres de transmissão são colocadas nos pontos mais altos.

Se você mora em algum lugar remoto ou rural e sem acesso à internet banda larga à cabo ou fibra óptica, você também pode verificar o sinal de internet via satelite e a disponibilidade de internet discada na sua região.

Transmissão de dados

Mas como transformar um sinal de rádio em um sinal de Internet? Este trabalho quem faz é o modem específico que é instalado no seu computador.

Ele capta o sinal do rádio e o transforma em um sinal que seu computador irá reconhecer e então poderá se conectar à internet. Já a velocidade da internet, para clientes residenciais pode variar entre 1MB e 15MB.

Para fazer a transmissão dos dados via radiofrequência:

  1. As empresas instalam torres, conhecidas como POPs, por toda a região onde o serviço será oferecido. Elas são colocadas nos pontos mais altos e com boa visibilidade do perímetro atendido.
  2. Quando você contrata o serviço, uma antena é instalada em um ponto alto do seu edifício ou casa, que irá captar o sinal emitido pelas torres.
  3. O sinal de rádio é transmitido para à antena, que é conectada ao modem ligado a seu computador.
  4. O modem transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do seu computador como sinal de internet.

Vantagens e desvantagens da internet via rádio

Como toda tecnologia, há vantagens e desvantagens no uso. Por isso as empresas estão constantemente buscando novas soluções e melhorias. Veja abaixo as vantagens e desvantadens da internet via rádio.

Vantagens da internet via rádio

  • Conexão de internet ilimitada e 24h por dia.
  • Bom custo-benefício: preços competitivos para acesso à internet.
  • Não é conectado à uma linha telefônica, o que barateia ainda mais o serviço.
  • Maior alcance de Rede do que outros tipos de internet.
  • Boa velocidade de internet.

Desvantagens da internet via rádio

  • Probabilidade de má qualidade na instalação
  • Problema de estabilidade no sinal, com interferências em caso de mau tempo
  • Custo alto do serviço de instalação

Internet via rádio é boa?

Quando a instalação é feita de forma correta a internet via rádio é uma boa opção para quem mora em regiões mais remotas ou rurais, e não tem acesso à internet à cabo ou fibra óptica.

Os maiores problemas com a internet via rádio seriam decorrentes de erro na instalação das antenas na sua região, que é possivel de melhorar com ajuda da sua provedora de internet, ou instabilidade do sinal por fatores climáticos.

Problemas que não acontecem para quem tem acesso à internet fibra óptica. Verifique se em sua região já chegou esta opção de conexão. Os principais planos hoje são o NET Virtua, Vivo Fribra e Oi Velox e Tim Fibra.

Quais as operadoras de internet via rádio?

Hoje várias operadoras fornecem internet via rádio, mas são sempre empresas locais, portanto você precisa verificar quais provedores locais e de pequeno porte que oferecem o serviço perto de você.

Mas tome cuidado, pois existem provedores ilegais. Então antes de contratar o serviço de alguém, verifique se a empresa está autorizada pela Anatel à fornecer internet via rádio.

Uma marca que fez seu nome com o serviço de internet via rádio antes de ser adquirida pela Vivo, foi a GVT Internet.

Como os provedores deste serviço são locais, eles são diferentes das empresas que cobrem várias regiões do Brasil, como a TIM, Vivo, Oi, Claro, Nextel, SKY e Algar Telecom de banda larga e a Hughesnet de internet via satelite.

Autorização Anatel

Fique atento ao que diz na legislação brasileira sobre o fornecimento de internet via rádio.

Na legislação o provimento de internet via rádio inclui dois serviços: Serviço de Comunicação Multimídia (Telecomunicações) e Serviço de Valor Adicionado ou Serviço de Conexão à Internet.

E também fala que qualquer empresa que fornece serviços de telecomunicação deve ter uma autorização prévia da Anatel. Isso é a fim de evitar interferência no sinal das ondas, problemas no tráfego aéreo, dentre outros problemas.

Dúvidas sobre internet via rádio

Veja abaixo as respostas para as perguntas frequentes sobre este tema:

  • Como é a internet via rádio?

A internet vem por sinais de radiofrequência que são emitidos pelas torres do provedor. O sinal de radiofrequência é catptado pela antena instalada na sua casa.

Por sua vez, a antena é conectada à um modem ligado ao computador, este transforma o sinal em internet e o transmite para a placa de rede do computador.

  • Como é feita a instalação de internet via rádio?

Primeiro são instaladas torres para repetição de sinal na região onde você está. Depois é instalada uma antena em sua casa, em um ponto alto. Esta antena é conectada à um modem, que fica ligado ao computador.

  • Qual é o melhor tipo de Internet?

O melhor tipo de internet atualmente é a Fibra óptica, pois possui um sinal estável e é capaz de oferecer mais velocidade de internet ao usuário.

  • O que é internet de Fibra óptica?

A Fibra óptica é um filamento flexível e transparente, que é feito a partir do vidro ou plástico extrudido. O que faz da Fibra ótptica um condutor de luz, imagens e impulsos codificados de elevado rendimento.

Esperamos que o conteúdo tenha tirado suas dúvidas! Deixe suas impressões ou sugestões nos comentários!