• Home
  • Artigos
  • Internet Discada ainda existe, saiba mais sobre como ela funciona!

Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Internet Discada ainda existe, saiba mais sobre como ela funciona!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Internet Discada | Saiba como funciona e quem usa

Quem nasceu depois dos anos 2000 talvez não saiba o que é internet discada. As crianças dos anos 1990 cresceram ouvindo inconfundível som da internet discada. E só podia acessar a noite, pra não perder nenhuma ligação.

Naquela época, a internet era conectada pelo sinal do telefone, então você não podia usar o telefone e a internet ao mesmo tempo. Com a evolução temos internet no telefone móvel e podemos fazer ligações pela internet.

Mas a internet banda larga ainda não chegou a todos os lugares, por isso é bom saber mais a respeito. Veja abaixo os tópicos que serão abordados a seguir.

  1. O que é a Internet Discada
  2. Velocidade da Internet Discada
  3. Preço da Internet Discada
  4. Internet Discada ainda existe?

O que é a Internet Discada

Em meados dos anos 90, a única forma de acessar a internet na sua casa era por meio de um cabo que conectava o computador direto à linha telefônica.

A linha ficava ocupada durante todo o tempo que a internet estava conectada. Inclusive se você tirasse o telefone do gancho você podia ouvir o mesmo som que o computador fazia quando estava se conectando à internet discada.

Mas não bastava ter um telefone e um cabo para poder acessar à internet. Você precisava contratar um provedor de internet para poder se conectar. Era o correspondente da época aos planos banda larga de internet de hoje.

Velocidade da Internet Discada

Comparado à velocidade da Internet Banda Larga de hoje, a internet era muito lenta. Você podia passar uma noite inteira para baixar um arquivo de música, série ou vídeo. Bem diferente dos streamings atuais.

Mas como qualquer novidade, o acesso à internet era algo maravilhoso. Mesmo com as quedas constantes de sinal, pois era o que existia na época. Para os padrões de hoje seria um choque, ja que nos acostumamos à banda larga.

Isso sem contar que hoje temos acesso à internet via satélite para quem mora em lugares mais remotos. Algo que em 1990 ninguém imaginava ser algo ao alcance do cidadão comum.

Nessa época, nem se imaginava que acesso à internet pelo telefone seria possível. Pensar que poderíamos ter internet de graça no celular a qualquer momento e lugar, como um café ou restaurante era coisa de filme.

Preço da Internet Discada

É difícil de imaginar que o uso de internet não era comum há 20 anos atrás. Já que hoje passamos o dia todo conectados ao e-mail no trabalho, ou às redes sociais no celular. Mas nessa época, a realidade era outra.

A internet discada era paga por tempo. A cada 3 minutos que você ficava online era o valor de uma ligação. Lembrando que na época, ligações também não eram tão baratas como hoje.

E também precisamos considerar que se demorava 1 noite para baixar um arquivo de música ou vídeo, esse arquivo poderia sair muito caro. A internet devia ser usada com moderação para não pagar muito caro.

Depois de um tempo apareceram os provedores gratuitos, e você acessava a internet por menos. A partir daí a internet foi ficando cada vez mais popular, até a chegada da banda larga.

Hoje você não paga por tempo que fica conectado, já que os modens ficam ligados 24/7. E você encontra pacotes bem interessantes de banda larga TIM Live, Vivo Fibra, Oi Velox, NET, Claro, SKY.

Internet Discada ainda existe?

Com toda essa evolução na tecnologia, é difícil acreditar mas a Internet Discada ainda existe.

Em muitos lugares remotos, onde o sinal de internet que estamos acostumado ainda não chegou, a única forma de se conectar é usando o sinal do telefone.

Mas em algumas regiões rurais você ainda tem a opção de internet via Satélite. Mas mesmo com a Hughesnet, que é a líder no segmento e oferece os preços mais competitivos, o valor ainda é bem alto.

Outra opção seria a internet via rádio que é uma opção mais barata, mas como o sinal é baseado em radiofrequência, se a instalação não for bem feita, seu sinal não será tão bom.

E nesses casos a melhor opção é de internet discada. Para ter acesso à esse tipo de conexão, é só com a Internet Discada Vivo. Cujo provedor dial-up é gratuito e de alta qualidade de conexão.

Para poder acessar é necessário fazer um cadastro no site da Vivo, e você deve selecionar qual sistema operacional do seu computador. Para quem usa MacBook, é necessário entrar em contato com o suporte técnico online da Vivo.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre internet discada? Então compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais, assim mais pessoas têm acesso ao conteúdo!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos
Escrito por:

Yuri Kaminski

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.

artigos/internet-discada
4.652