Dicas28/01/2020

Google Assistente: saiba como utilizar no seu dia a dia

Google Assistente: saiba como utilizar no seu dia a dia

Tenha um plano de internet com a melhor tecnologia.

Ligue e contrate a sua Vivo Fibra Ótica!

As tecnologias de comando por voz estão dominando o mercado atual. Afinal, quem não gosta de poder realizar alguma atividade de maneira rápida e prática em vez de apertar uns 20 botões? Os assistentes virtuais são excelentes para quem quer uma mãozinha no dia a dia. Um exemplo é o Google Assistente, aplicativo da gigante Google que trouxe a inteligência artificial para dentro das nossas casas.

Quer entender o que é o Google Assistente, como ele funciona e que tipo de tarefa pode ser feita com esse recurso? Vem com a gente!

O que é o Google Assistente?

O Google Assistente é um recurso que tem o objetivo de tornar o cotidiano de seus usuários mais rápido e simples, com foco no que realmente importa. No Brasil desde 2017, o app pode ser acessado automaticamente por meio do comando “Ok Google”.

Seja acionando por meio de comando de voz, seja digitando a sua pergunta, o Assistente pode acessar os seus contatos e realizar chamadas, enviar mensagens, navegar na internet — tudo sem que você precise ir até o app específico. Os comandos de voz, inclusive, são uma excelente opção para quando você está dirigindo ou não pode tocar seu smartphone por alguma razão.

Ele funciona nos seguintes idiomas: alemão, árabe, chinês (simplificado), chinês (tradicional), coreano, dinamarquês, espanhol, francês, hindi, holandês, indonésio, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, português (Brasil), português (Portugal), russo, sueco, tailandês, turco e vietnamita.

O melhor de tudo é que o Google Assistente é gratuito e funciona muito bem em Android (sendo nativo nas versões mais recentes desse sistema) e iOS.

Como usar o Google Assistente no meu Android?

Quer usar o Google Assistente? Saiba que, para isso, o seu dispositivo precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Android 5.0 ou posterior;
  • o app do Google na versão 6.13 ou posterior;
  • o app do Google Play Services;
  • estar em um idioma suportado pelo recurso;
  • ter, pelo menos, 1 GB de memória livre.

Para acionar esse recurso em aparelhos Android, mantenha o botão home pressionado (caso o seu aparelho conte com esse botão físico na parte frontal) ou apenas fale “Ok Google + comando” e espere que o aplicativo responda.

No primeiro uso, é necessário que você ative o recurso. Será exibida a seguinte mensagem: “O Google Assistente está pronto para ajudar você a fazer as coisas”. Clique em “Ativar” e comece a realizar perguntas.

Como usar o Google Assistente no meu iOS?

Se você tem um iPhone ou outro dispositivo Apple, saiba que ele precisa ter:

  • iOS 10 ou posterior;
  • app Google Assistente instalado;
  • estar em um idioma suportado pelo recurso.

Tudo certo? Então primeiramente, é preciso abrir o app. Depois, diga “Ok Google” ou toque em “Falar no microfone”. Em seguida, é só fazer a sua pergunta ou comando. Isso acontece porque a preferência do sistema iOS é que você utilize a sua própria tecnologia de IA, a Siri — embora seja perfeitamente possível usar as duas simultaneamente no seu celular.

Quais comandos você pode usar no Google Assistente?

Veja abaixo uma lista de perguntas e comandos mais interessantes (e alguns engraçados) para usar nesse assistente virtual, após ativar pelo “Ok Google”:

  1. Me dê um superpoder.
  2. Você me ama?
  3. Envie a mensagem “Chego aí em 20 minutos” para Joana.
  4. Me lembre de comprar ovos amanhã às 18 horas.
  5. Como está o clima hoje em São Paulo?
  6. Me acorde às 07 horas amanhã.
  7. Como está o trânsito hoje para o trabalho?
  8. Toque as notícias.
  9. Que horas o sol se põe?
  10. Mostre algumas fotos de coração.
  11. Converta 100 reais em dólar americano.
  12. Qual é a altura do Monte Everest?
  13. Tocar Beyoncé no Spotify (ou outro aplicativo).
  14. Defina o timer em 1 minuto.
  15. Tocar vídeo sobre cachorro yorkshire no YouTube.
  16. Me dê um desafio.
  17. Pesquise sobre o Vale do Silício.
  18. Vamos jogar um jogo.
  19. Conte uma piada/curiosidade.
  20. Ligar para mamãe.
  21. Como será meu dia?
  22. Encontrar hotéis em Belo Horizonte.
  23. Qual é o sentido da vida?
  24. Quanto é 20% de 70?
  25. Quantos anos você tem?
  26. Eu sou o Batman?
  27. Você gosta de açaí?
  28. Como eu digo “muito obrigado” em francês?
  29. Me divirta.
  30. Me dá dinheiro.

Além das opções que apresentamos acima, outra sugestão é que você pergunte ao Google Assistente “Ok Google, o que você pode fazer?”. O recurso é tão incrível, graças à Inteligência Artificial, que mostra como você pode otimizar o seu uso dele. Legal, não é mesmo?

Outra coisa importante a ser ressaltada é que o app pode ser usado offline. Os pedidos serão mais limitados, é claro, mas ele consegue abrir aplicativos, acessar a galeria de fotos, enfim, fazer tarefas que não precisam de internet — nem banda larga, nem seu pacote de dados móveis.

Com tanta praticidade proporcionada pelo Google Assistente, você já deve estar ansioso para baixar o aplicativo, certo? Agora que você conhece todos os benefícios, é só baixar no seu smartphone e começar a utilizar agora mesmo!

Mas antes, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais? Afinal, temos certeza de que os seus amigos também gostariam de ver essas informações!

google-assistente
00
LinkedinWhatsapp