dicas23/06/2020 Leitura de 4 min

HDMI: saiba o que é e para que serve o cabo

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Cabo HDMI sendo conectado ao dispositivo na entrada destinada a ele

Os cabos HDMI já são a forma mais utilizada para conectar áudio e vídeo em equipamentos modernos. Porém, muitos aparelhos mais antigos ainda não contavam com essa tecnologia, o que gera dúvidas sobre como podemos usar esse tipo de conexão.

Além disso, o HDMI é usado em diversos tipos de aparelhos traz recursos interessantes que muitas pessoas desconhecem. Então, se você quer descobrir como aproveitar melhor todos os recursos, veio ao lugar certo!

Nesse conteúdo explicamos o que é HDMI, quais funções ele executa, como esses cabos funcionam e quais os tipos de conexão mais utilizados. Confira!

O que é HDMI?

High-Definition Multimedia Interface é o termo que da sigla, que pode ser traduzido como “Interface Multimídia de Alta-resolução”. Portanto, HDMI é um conector para transmitir dados de áudio e vídeo em alta definição. Esses dados são transmitidos entre diferentes aparelhos eletrônicos, como TVs, computadores, aparelhos projetores, Blu-rays etc.

Projetado no início dos anos 2000, o HDMI surgiu como alternativa a outros padrões de envio de áudio e vídeo, como DVI, VGA, SCART, e RCA. Entre outras, sua grande vantagem se dá na qualidade de transmissão, que suporta resoluções de vídeo de até 4k e 32 canais de áudio digital. Outra novidade interessante é a possibilidade de controlar as funções de vários aparelhos usando o mesmo controle remoto (função CEC).

Isso tudo é feito com um único cabo, ao contrário de outros tipos de conexão que precisam de conexões separadas para canais de áudio e vídeo. Desse modo, o HDMI se tornou uma solução padrão, amplamente adotada nos diferentes aparelhos que usamos.

Quais funções o HDMI executa?

Além da transmissão de áudio e vídeo em alta qualidade, os cabos HDMI são capazes de executar outras funções que podem ser muito úteis!

A seguir, apresentamos o que são as funções CEC, ARC e eARC, HEC, e MHL.

Função CEC

A função CEC (Consumer Eletronics Control), ou Controle de Eletrônicos do Consumidor, permite que o usuário controle as funções de até 15 aparelhos com um único controle. 

Para isso, basta que os aparelhos compartilhem conexões HDMI-CEC e ativar a função na TV conectada ao aparelho periférico. Esses aparelhos incluem consoles de videogame, reprodutores DVD e Blu-ray, aparelhos de som, etc.

Função ARC e eARC

Audio Return Channel, ou Canal de Retorno de Áudio é uma função que possibilita a interconexão de saídas independentes de vídeo e som. Assim, você pode conectar, por exemplo, um console à televisão e a um aparelho de som independente.

Função HEC

A função HEC é extremamente útil, pois permite utilizar o cabo HDMI como cabo de rede ethernet. Assim, você tem mais opções para conectar diferentes dispositivos à rede de internet sem depender de conexões sem fio. 

Função MHL

A função MHL tem como objetivo facilitar a conexão de celulares e outros dispositivos móveis às TVs. Para isso, basta utilizar um cabo que adapta as conexões micro USB de celulares às conexões HDMI. Assim, é possível conectar e transmitir áudio e vídeo do celular para outros aparelhos através das conexões HDMI e também fazer recarga da bateria.

Como funcionam os cabos HDMI?

Os cabos HDMI padrão possuem dois conectores iguais, cada um com 19 pinos com funções diferentes.

Entre as funções dos pinos estão: transmitir o sinal de áudio e vídeo em diferentes canais; transmitir dados de relógio interno e sincronização de sinal; transmitir sinal para funções CEC, ARC e eARC e HEC; fornecer energia de baixa tensão; e detectar e suprir problemas de fornecimento de energia. 

Para se adaptar a diferentes dispositivos, além das conexões HDMI padrão (tipo A), também existem conexões HDMI tipos B, C, D e E:

  • Conexão tipo B ― também conhecida como conexão Dual-Link, contém o dobro de pinos da conexão padrão, sendo recomendado para transmissão em resoluções de 3.840 x 2.400;
  • Conexão tipo C ― conhecida como mini-HDMI, é utilizada para conexão de dispositivos menores, como câmeras e alguns celulares;
  • Conexão tipo D ― conhecida como micro-HDMI, é utilizada para conexões HDMI/micro USB, usada na maioria dos smartphones.
  • Conexão tipo E ― criada para conexões HDMI dentro de veículos terrestres, como carros, ônibus e caminhões, esse tipo de cabo tem uma trava de segurança extra.

Desde que foram criados nos anos 2000, os cabos HDMI já evoluíram muito. De lá para cá já existem mais de 10 versões com diferentes recursos e funções. Por isso, quando for adquirir um cabo HDMI visando utilizar uma função em específico, é sempre recomendável consultar qual é a versão do cabo e quais as funções que ele suporta.

Se esse conteúdo trouxe questões importantes e informações novas para você, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Assim, você pode ajudar mais pessoas que podem ter dúvidas sobre o uso dos cabos HDMI!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
LinkedinWhatsapp