Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

Você sabe o que é um streaming de jogos? Descubra aqui!

Flávio Croffi, especialista em Cultura Pop e Tecnologia do Portal de Planos

Por Flávio Croffi

Especialista em Cultura Pop e Tecnologia — Portal de Planos

Menino jogando no computador

Para alcançar um bom desempenho nos melhores games, sem dúvida alguma que é preciso aliar fatores como conhecimento e experiência. Levando isso em conta, o streaming de jogos tem ganhado terreno e traz enormes vantagens para os gamers.

A experiência de consumo em jogos como Fortnite, Free Fire, League of Legends, Fifa, Counter Strike, entre tantos outros tende a ficar cada vez melhor com plataformas que possibilitam uma jogabilidade otimizada

Além disso, acompanhar outras pessoas jogando e ensinando os melhores atalhos para vencer, naturalmente, facilita a vida na hora de passar por fases complexas ou lidar com batalhas intensas.

Neste artigo, você entenderá um pouco melhor sobre esse assunto e saber o que há de interessante no mercado de streaming de jogos. Prossiga na leitura e confira!

O que é um streaming de jogos?

Muito popular por conta de plataformas como a Netflix, o streaming é uma tecnologia que permite a transmissão online de vídeo e áudio por meio de vários dispositivos, dispensando o armazenamento na máquina. 

Isso dá a possibilidade de consumir os mais distintos conteúdos de forma rápida e sem precisar fazer downloads intermináveis. 

A partir dessa explicação, fica mais fácil compreender que o streaming de jogos nada mais é que uma forma de consumir games de maneira instantânea, sem se preocupar com a compra de mídias físicas como era antigamente. 

As plataformas podem oferecer uma experiência tanto para quem joga quanto quem deseja aprender, ou seja, com transmissões ao vivo de torneios de eSports e tutoriais de games.

Quais são os streamings para jogar?

Google Stadia

Pensando primeiro na jogabilidade, o streaming de jogos faz um enorme sucesso no exterior, só que o Brasil ainda aguarda ansioso para ser incluído nesse “clube”. 

A plataforma que mais acena para os jogadores brasileiros é o Google Stadia, tendo em vista que há uma previsão de que, ainda em 2020, seja possível desfrutar dos seus diferentes recursos e preços de jogos a partir do login com a conta do Gmail.

Os brasileiros acessarão o streaming do Google por meio de qualquer navegador Chrome, bem como o sistema operacional da empresa, o popular Chromecast

Claro que os gamers também estão de olho em outras plataformas que ganham destaque no mercado, de modo que essa área ainda tem um vasto campo a ser explorado por aqui.

Para se ter uma ideia da concorrência nesse setor, existem streamings de diversas companhias e com funcionalidades distintas, tais como Playstation Now, GeForce Now, Jump, Nintendo Switch, Microsoft xCloud, entre outros. 

Evidente que além das configurações da máquina e do console serem relevantes, a conexão da internet também será um fator fundamental, de modo que o mínimo recomendado seja a partir de 15 Mbps.

Quais são os streamings de jogos para assistir?

Enquanto as plataformas de streaming para jogar não estreiam no Brasil, o que tem feito sucesso e encontra adeptos todos os dias são os espaços de gameplay, isto é, tutoriais feitos por unfluenciadores ou pessoas comuns sobre vários tipos de games. 

A profissão de Streamer ganhou importância, tanto é que trouxemos abaixo alguns dos melhores sistemas a respeito do tema.

Twitch TV

twitch

Sendo a mais conhecida no meio, a Twitch TV oferece um serviço gratuito em matéria de lives e gravações de jogos, sendo necessário apenas ter o aplicativo ou acessar o site próprio da companhia. 

A ideia é servir com uma verdadeira comunidade e reunir diversas pessoas em torno dos seus gostos favoritos, possibilitando um espaço democrático para assistir e interagir com os streamers. 

Claro que os conteúdos não se resumem apenas em gameplays, mas também transmissões de torneios, streams da vida real, talk shows e várias outras possibilidades criativas. 

Caso o usuário queira uma experiência de consumo mais ampla, existe a possibilidade de assinar o Twitch por meio da Amazon Prime, desfrutando assim de outros benefícios que a empresa oferece.

Mixer

Com uma interface semelhante a um catálogo de streaming de filmes, o Mixer apresenta logo de cara cinco eventos ao vivo para os usuários, além de mostrar os principais streamers e categorias de jogos. 

Existem vários recursos que podem gerar uma interatividade mais agradável nessa plataforma da Microsoft, fazendo com que tanto os streamers quanto os telespectadores tenham uma experiência única.

É possível acumular Embers, moeda virtual da plataforma, no intuito de liberar habilidades especiais para ter destaque nas transmissões, dando um ar mais criativo aos chats. 

Além disso, para quem deseja fazer suas próprias transmissões, torna-se possível combinar com até quatro jogadores para gerar um streaming cooperativo.

YouTube Gaming

Parte de uma das várias vertentes como YouTube Music, Originals e Filmes, o Gaming é o streaming de jogos que tem o funcionamento mais simples entre todos, afinal, basta apenas logar com sua conta Google na plataforma. 

Assim como acontece com os vídeos tradicionais do YouTube, é possível criar uma conta e realizar a transmissão de jogos ou tutoriais, mantendo esse conteúdo gravado depois.

Nos vídeos recomendados, os telespectadores têm acesso aos conteúdos que fazem mais sentido de acordo com os gostos de cada pessoa, tomando como base o histórico de navegação. 

É possível ver também os vídeos mais recentes, canais oficiais de gamers e torneios de todos os tipos e formatos.

Facebook Gaming

Óbvio que Mark Zuckerberg não ficaria de fora dessa festa de streamings, tanto é que o Facebook também dispõe do seu espaço para os criadores de conteúdo e demais usuários, permitindo até uma conexão direta com o Mixer. 

As lives de gameplay são as maiores atrações da plataforma, atraindo grandes jogadores e tornando a interatividade bem similar à rede social. 

É possível acessar essa página tanto pelo site quanto no aplicativo do Facebook, de modo que a área para games também está inclusa e permite que os usuários se divirtam também em vez de só acompanharem

A lista de games para assistir é gigantesca e, assim como acontece no YouTube Gaming, as opções que mais aparecem são baseadas no histórico de navegação dos usuários. 

Para finalizar, veja que o streaming de jogos é a possibilidade de ampliar os horizontes em termos de jogabilidade e interação, proporcionando um entretenimento exclusivo e divertido de consumir. 

Bom, se você curtiu o conteúdo apresentado até aqui e acha que seus amigos vão gostar de saber do tema, aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais!

Quem escreve

Flávio Croffi, especialista em Cultura Pop e Tecnologia do Portal de Planos

Flávio Croffi

Especialista em Cultura Pop e Tecnologia — Portal de Planos

Flávio Croffi é jornalista e, há mais de 15 anos, é especialista em cultura pop e tecnologia. Fundador do Geekness., foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para portais como o MSN, UOL, iG, Terra e R7. Flávio também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.