Tutoriais24/03/2020 Leitura de 9 min

Como compartilhar internet com outro celular? Aprenda a fazer!

Quer um plano de celular ideal, com tudo o que mais precisa?

Contrate já o Vivo Controle!

Is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Clarice Lispector

Imagine que você esteja fora de casa com algum amigo ou familiar e precisa enviar enviar uma mensagem urgente ou, até mesmo, acessar as redes sociais para conferir alguma informação. Essa seria uma tarefa fácil caso você estivesse com internet no celular, certo? Mas o que fazer quando a franquia de dados acaba?

Fizemos este post completo para que você aprenda como compartilhar internet transformando seu celular em um roteador Wi-Fi e como compartilhar seu pacote de internet móvel de maneira muito simples, seja para aparelhos Android ou iOS, seja de diferentes operadoras. Quer conferir como fazer isso? Então, continue a leitura!

Como compartilhar internet: roteando a conexão

Você sabia que é possível transformar o seu aparelho celular em um roteador de internet? Quer saber como fazer isso? Veja como fazer esse procedimento nos smartphones Android e iOS.

No Android

O roteiro é bem simples! Para compartilhar a sua internet em celulares Android, você deve:

  1. No menu, acessar a opção “Configurações”.
  2. Selecionar a opção de “mais” e, então, em “Roteador Wi-Fi”.
  3. Após isso, ativar a opção de “Roteador Wi-Fi portátil” e de “Vínculo Bluetooth”.

Depois disso, selecione a opção de configurar o roteador e escolha um nome e senha para a conexão, evitando assim que pessoas indesejadas tenham acesso. Repasse essas informações para compartilhar a internet com quem você deseja e pronto!

No iOS

Os dispositivos da Apple também podem ser utilizados como roteadores de internet. Para isso, o passo-a-passo é:

  1. Ativar a conexão de dados no celular — caso o contrário, o processo não funcionará.
  2. Ir até a opção de “Acesso Pessoal” e ative-a. 
  3. Aparecerá uma pop-up na tela perguntando se você deseja ativar o Ponto de Acesso Pessoal para Wi-Fi e Bluetooth. Selecione a primeira opção.

Para conectar à internet, é necessário procurar a rede de Wi-Fi criada, na qual a senha estará abaixo da opção “Acesso Pessoal” no celular que está roteando o sinal. Procure desconectar o aparelho de outras redes para que a conexão atual não seja interrompida.

Como compartilhar internet: dividindo o pacote de dados

Não é apenas o sinal de Wi-Fi que pode ser compartilhado: a sua internet móvel também pode ser dividida com outras pessoas! Saiba como fazer isso acompanhando as dicas, que estão à seguir, para as principais operadoras disponíveis.

Claro

A Claro ainda não oferece o serviço de compartilhamento de internet. Entretanto, é possível transferir créditos que podem ser utilizados para a compra de franquia. Para fazer isso, mande uma mensagem para o número *543 com a palavra CLARO. 

Depois, digite o número de celular que receberá os créditos. É importante digitar o DDD sem o 0, seguido pelo número. Após isso, selecione o valor que será transferido e espere pelo SMS de confirmação da transação. 

Vivo

Quer saber como compartilhar internet Vivo? É simples: vá até o aplicativo Meu Vivo e selecione a opção “Compartilhe internet com amigos”. Insira o número do celular para quem a internet será transferida e a quantidade de dados.

Depois que seguir essas instruções, uma tela de confirmação vai aparecer no seu smartphone avisando que os dados terão validade até as 23:59 h do dia seguinte. 

Também é possível fazer o processo inverso: quando estiver sem dados móveis, você pode pedir, pelo aplicativo, para que seus amigos compartilhem com você.

Oi

Para compartilhar a internet móvel da Oi, acesse o aplicativo Minha Oi e selecione o seu respectivo plano. Após isso, toque na opção de transferir saldo. Digite o número para o qual o valor será transferido e clique em “Fazer transferência”.

Defina qual será a quantia de internet a ser enviada e selecione a opção de confirmar troca. Com isso, os dados móveis serão automaticamente enviados para a pessoa escolhida e seu celular receberá o número de protocolo dessa operação por SMS.

TIM

Para realizar esse procedimento na TIM, é preciso entrar em contato com a operadora pelo número 4003-0941. Porém, o processo de compartilhamento é um pouco diferente: ao contratar o serviço de internet móvel da empresa, ela será distribuída para todos os chips cadastrados.

Agora que você já sabe como compartilhar internet Wi-Fi e móvel pelo celular, você já pode dar aquela mãozinha para os amigos que estão sem internet no momento!  Ou então, você também pode pedir ajuda enquanto estiver sem internet própria no aparelho, não é mesmo?

Se o texto foi útil para você, aproveite para compartilhar nas redes sociais e ajudar outras pessoas a não ficarem sem internet!

como-compartilhar-internet
51
Google PlusLinkedin