Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Entenda como transferir sua linha através da Portabilidade Nextel

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Portabilidade Nextel: entenda como transferir sua linha

Se você está insatisfeito com o serviço da sua operadora, a portabilidade é a forma mais fácil de migrar para outra empresa. Fazer a portabilidade é uma grande vantagem, pois facilita o procedimento e permite que você mantenha o número da sua linha. Além disso, a troca pode trazer benefícios. Com a portabilidade Nextel, por exemplo, você ganha bônus de 1 GB até 5 GB de internet, de acordo com o plano escolhido.

Quer saber mais sobre como fazer a portabilidade do seu número para a Nextel? Então, confira o passo a passo que preparamos e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Portabilidade Nextel: como funciona

Para fazer a portabilidade do seu número para outra operadora não existem muitas exigências. Basta que você seja o titular da linha para a qual vai fazer a solicitação, não ter pendências em aberto com a operadora atual e que o número em questão mantenha o mesmo registro de área (DDD).

Durante o atendimento, serão solicitadas informações de alguns documentos que você deve ter em mãos. Os documentos necessários são: 

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência e de renda atualizados;
  • última fatura do contrato atual.

Mas, antes de solicitar a portabilidade, é importante ter escolhido qual dos planos Nextel você deseja contratar. Para os consumidores de perfil básico, a operadora oferece planos controle, com pacotes de 8 GB até 12 GB de internet por mês. Já para os de perfil maior consumo, os planos pós-pagos oferecem pacotes de 22 GB até 27 GB mês. 

A Nextel ainda oferece opções para que você possa dividir os pacotes com até três pessoas. Assim, toda a família pode ser atendida no mesmo pacote, ajudando a economizar mais.

Por fim, a portabilidade facilita a troca, pois não é necessário lidar com processos diferentes ao cancelar um contrato e abrir outro com uma nova operadora. Portanto, você não precisa comunicar à operadora atual quando for solicitar a portabilidade Nextel.

Depois de feita a solicitação, a Nextel se encarrega de todo o processo, que leva até três dias úteis. Porém, não se preocupe. Durante esse período o seu telefone continua com o sinal da operadora atual e pode ser usado normalmente. Ao fazer a solicitação você receberá a data e horário em que a troca será realizada, o processo de substituição de operadora dura apenas duas horas.

Então, agora que você já sabe como a portabilidade funciona, vamos às formas de fazer a solicitação no nosso passo a passo!

Portabilidade Nextel: passo a passo

O passo a passo para fazer a portabilidade Nextel é muito simples. Se você já escolheu qual plano quer contratar e reuniu todos os documentos necessários, basta escolher entre pedir a solicitação via telefone, site ou em uma das Lojas Nextel.

Portabilidade pelo telefone

Para pedir a portabilidade Nextel da sua linha pelo telefone você deve ligar no número 1050. Siga as opções do menu para não clientes (opção 1) e, em seguida, a opção “Trazer seu número de outra operadora para a Nextel” (opção 5). Com isso, o seu atendimento será direcionado para um representante da operadora.

Siga então as orientações fornecidas pelo atendente e aproveite para tirar qualquer dúvida ainda possa ter ficado sobre a transferência e o plano escolhido.

Portabilidade pelo site

Fazer a portabilidade pelo portal da Nextel é muito fácil. Basta acessar a página da operadora, escolher o plano e clicar no botão “Contratar”. Isso vai abrir uma janela na qual você deve informar que ainda não é cliente, seu nome completo, CPF e o DDD e número da linha que deseja transferir. 

Com isso, um representante Nextel vai ligar diretamente no seu número para cuidar de todo o procedimento. Basta então seguir as orientações do atendente e aguardar o prazo para que seu chip Nextel seja entregue e finalizar o procedimento.

Portabilidade nas Lojas Nextel

Embora fazer a portabilidade pelo telefone ou pelo site seja muito fácil, algumas pessoas ainda preferem cuidar pessoalmente desse tipo de procedimento. Então, para fazer o pedido em uma das Lojas Nextel, você só precisa levar os documentos necessários e solicitar a portabilidade ao responsável pelo seu atendimento.

O representante da operadora irá solicitar as informações necessárias e cuidará do restante do procedimento junto à operadora atual.

Portabilidade Nextel: dúvidas comuns

Fazer a portabilidade de uma operadora para outra é muito simples, no entanto, é perfeitamente normal ter dúvidas sobre o procedimento. Por isso, respondemos as mais comuns para que você não tenha nenhum problema ao pedir a portabilidade Nextel.

O que pode impedir a portabilidade?

Algumas situações corriqueiras podem impedir a troca de uma linha para outra operadora. As mais frequentes são erros nas informações fornecidas na solicitação. No entanto, outras questões podem causar problemas.

Primeiramente, não é possível transferir uma linha fixa para um plano de linha móvel. Também não é possível transferir o número de uma linha temporária ou que foi cancelada, por isso não se deve romper o contrato com a operadora atual. Da mesma forma, consultas de crédito ao SPC e SERASA podem impedir a portabilidade.

A portabilidade é cobrada?

Em alguns casos as operadoras podem cobrar até R$ 4,00 pela transferência, mas a maioria das operadoras já não cobra pelo serviço, incluindo a Nextel. No entanto, os consumidores devem ficar atentos a possíveis cobranças da operadora atual.

Mesmo depois da transição as empresas podem enviar cobranças pelo uso dos serviços no período anterior à solicitação de portabilidade. Lembramos ainda que a maioria dos contratos de planos de celular e internet exigem fidelização de 12 meses. Portanto, pedir a portabilidade antes desse prazo implica em multa.

É possível cancelar a portabilidade?

Os clientes que fazem o pedido de portabilidade têm até dois dias úteis para desistir do procedimento. 

Para cancelar a portabilidade para a Nextel você deve ligar no número 1050 e, no menu para não clientes, acessar a opção para tratar de comprar e pedidos recentes (opção 4). Outra alternativa para cancelar o pedido é indo até a Loja Nextel mais próxima.

Viu como a portabilidade Nextel é muito simples? A facilidade do processo ajuda pessoas a conseguirem melhores serviços e mais benefícios para aproveitar ligações e internet! 

Então, se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e colabore para que mais pessoas fiquem bem informadas sobre o assunto!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.