• Home
  • Artigos
  • Wi-Fi Direct: saiba o que é, como funciona e como usar
Internet
Leitura 6 min

Wi-Fi Direct: saiba o que é, como funciona e como usar

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Pessoa usando um tablet com uma arte de Wi-Fi em volta

O Wi-Fi Direct é uma das formas de conectar aparelhos para transmitir dados e arquivos sem precisar usar cabos e fios. A tecnologia funciona de forma parecida com o Bluetooth que utilizamos, por exemplo, para conectar smartphones às caixas de som portáteis, porém com diferenças que proporcionam algumas vantagens.

Embora o Wi-Fi Direct possa ser utilizado em diversas situações, ainda são poucas as pessoas que conhecem e sabem usar essa tecnologia. Por isso, neste conteúdo explicamos o essencial sobre o assunto. 

Confira e entenda o que é o Wi-Fi Direct, como funciona e como usá-lo em seus aparelhos.

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

O que é Wi-Fi Direct?

O Wi-Fi Direct funciona como alternativa para criar conexões sem fio entre dispositivos como smartphones, tablets, computadores, TVs, TV boxes, impressoras etc. Assim, é possível transmitir arquivos e conteúdos de um aparelho para o outro sem que eles estejam conectados por meio de uma outra rede.

Ou seja, usando dois ou mais dispositivos compatíveis com Wi-Fi Direct, podemos conectá-los e trocar arquivos de forma direta, sem a necessidade de conectar os aparelhos a uma rede de internet ou usar cabos, uma ideia muito parecida com o Bluetooth que conhecemos.

Contudo, além de dispensar o modem roteador para que os dispositivos usem o mesmo ponto de acesso à rede, o Wi-Fi Direct ainda tem a vantagem de enviar dados com velocidade muito maior do que o Bluetooth.

De fato, a ideia para a criação do Wi-Fi Direct partiu do grupo Wi-Fi Alliance, que ao notar a aceitação e a popularização do Bluetooth, decidiram desenvolver uma tecnologia que funcionasse de forma parecida, mas com maior eficiência.

A grande diferença entre o Wi-Fi Direct e o Bluetooth, além da maior capacidade do primeiro de enviar arquivos mais pesados, se dá no maior alcance das conexões Wi-Fi Direct, que podem atingir até 200 metros de distância. 

Em contrapartida, o Bluetooth ainda consome menos energia e é compatível com uma gama maior de dispositivos. 

Como funciona o Wi-Fi Direct?

Os aparelhos compatíveis com o Wi-Fi Direct possuem uma antena interna e um controlador para estabelecer uma conexão wireless particular. Esse tipo de conexão é mantido por proximidade, através de um protocolo de rede chamado “P2P” (peer-to-peer). 

Desse modo, quando o Wi-Fi Direct dos dispositivos é ativado e eles estão em proximidade, eles são capazes de se conectar usando um protocolo de rede P2P para compartilhar arquivos de forma direta.

Para fornecer maior segurança na troca de informações e arquivos, as conexões Wi-Fi Direct usam os protocolos “Wi-Fi Protected Setup” e “Wi-Fi Protected Acess” para que os dispositivos se identifiquem antes de permitir o acesso às informações um do outro. 

Dessa forma, é possível configurar os dispositivos como pontos de acesso que dependem do uso de um PIN ou outra forma de identificação.

Como usar o Wi-Fi Direct?

Para usar o Wi-Fi Direct nos seus dispositivos e compartilhar arquivos são necessários, basicamente, dois procedimentos. O primeiro é ativar o Wi-Fi Direct para conectar os dispositivos. O segundo é o procedimento para compartilhar arquivos.

Vamos então ao passo a passo para realizar os dois procedimentos e usar o Wi-Fi Direct!

Como conectar os dispositivos via Wi-Fi Direct

Para apresentar o passo a passo de como conectar os dispositivos via Wi-Fi Direct, vamos usar como exemplo o procedimento em aparelhos Android. Porém, o procedimento é basicamente o mesmo em qualquer dispositivo:

  1. abra o aplicativo de “Configurações” do Android;
  2. acesse as opções de “Rede e Internet”;
  3. acesse as redes Wi-Fi disponíveis e clique em “Preferências de Wi-Fi”;
  4. acesse a opção “Avançado” e clique em “Wi-Fi Direct”;
  5. veja na lista os dispositivos compatíveis com o Wi-Fi Direct na sua proximidade e selecione com qual você quer se conectar.

Pronto! Agora você poderá compartilhar os arquivos que quiser entre os dispositivos!

Como compartilhar arquivos via Wi-Fi Direct

Com os dispositivos conectados siga os seguintes passos para enviar arquivos do Android para outros dispositivos:

  1. selecione o arquivo que deseja compartilhar para o outro dispositivo;
  2. selecione o ícone de “Compartilhar”;
  3. na lista de opções para compartilhamento do arquivo, procure pelo ícone do “Wi-Fi Direct”;
  4. selecione o dispositivo para o qual deseja enviar o arquivo.

Pronto! A transferência será automaticamente iniciada e basta esperar a conclusão.

Como compartilhar fotos e vídeos pelo Wi-Fi Direct?

Ao enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp, muitas vezes a qualidade dos arquivos não é mantida. Por isso, o Wi-Fi Direct é especialmente interessante se você precisa compartilhar fotos e vídeos em alta definição com o bônus de não precisar de conexão dos dispositivos com a internet. 

O passo a passo para compartilhar fotos e vídeos pelo Wi-Fi Direct em smartphones é, basicamente, o mesmo para compartilhar qualquer arquivo. Após ativar o Wi-Fi Direct e conectar os dispositivos, basta seguir os passos:

  1. abra a galeria do aparelho;
  2. selecione os arquivos que deseja compartilhar;
  3. clique no ícone de “Compartilhar”;
  4. na lista de opções de compartilhamento, procure pelo ícone do “Wi-Fi Direct”;
  5. selecione o dispositivo para o qual deseja enviar o arquivo.

Pronto! Com isso, a transferência de arquivos será automaticamente iniciada e basta esperar a conclusão.

As conexões Wi-Fi Direct são uma das faces do progresso tecnológico que vivemos atualmente e que mantém a conexão entre milhões de dispositivos inteligentes. Nos próximos anos será cada vez mais comum executar ações básicas do nosso dia a dia com dispositivos integrados por redes Wi-Fi, Wi-Fi Direct e 5G

Tudo isso faz parte do cenário da “Internet das Coisas”, que promete ser o próximo passo evolutivo na era das tecnologias digitais. E você? Já ouviu falar ou sabe o que é Internet das Coisas? Aproveite e confira nosso conteúdo para ficar por dentro de tudo sobre o assunto!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/wifi-direct
4.760