O Wi-Fi Direct é uma das formas de conectar aparelhos para transmitir dados e arquivos sem precisar usar cabos e fios. A tecnologia funciona de forma parecida com o Bluetooth que utilizamos, por exemplo, para conectar smartphones às caixas de som portáteis, porém com diferenças que proporcionam algumas vantagens.
Embora o Wi-Fi Direct possa ser utilizado em diversas situações, ainda são poucas as pessoas que conhecem e sabem usar essa tecnologia. Por isso, neste conteúdo explicamos o essencial sobre o assunto.
Confira e entenda o que é o Wi-Fi Direct, como funciona e como usá-lo em seus aparelhos.
Planos de Internet Fixa(Residencial)
O que é Wi-Fi Direct?
O Wi-Fi Direct funciona como alternativa para criar conexões sem fio entre dispositivos como smartphones, tablets, computadores, TVs, TV boxes, impressoras etc. Assim, é possível transmitir arquivos e conteúdos de um aparelho para o outro sem que eles estejam conectados por meio de uma outra rede.
Ou seja, usando dois ou mais dispositivos compatíveis com Wi-Fi Direct, podemos conectá-los e trocar arquivos de forma direta, sem a necessidade de conectar os aparelhos a uma rede de internet ou usar cabos, uma ideia muito parecida com o Bluetooth que conhecemos.
Contudo, além de dispensar o modem roteador para que os dispositivos usem o mesmo ponto de acesso à rede, o Wi-Fi Direct ainda tem a vantagem de enviar dados com velocidade muito maior do que o Bluetooth.
De fato, a ideia para a criação do Wi-Fi Direct partiu do grupo Wi-Fi Alliance, que ao notar a aceitação e a popularização do Bluetooth, decidiram desenvolver uma tecnologia que funcionasse de forma parecida, mas com maior eficiência.
A grande diferença entre o Wi-Fi Direct e o Bluetooth, além da maior capacidade do primeiro de enviar arquivos mais pesados, se dá no maior alcance das conexões Wi-Fi Direct, que podem atingir até 200 metros de distância.
Em contrapartida, o Bluetooth ainda consome menos energia e é compatível com uma gama maior de dispositivos.
Como funciona o Wi-Fi Direct?
Os aparelhos compatíveis com o Wi-Fi Direct possuem uma antena interna e um controlador para estabelecer uma conexão wireless particular. Esse tipo de conexão é mantido por proximidade, através de um protocolo de rede chamado “P2P” (peer-to-peer).
Desse modo, quando o Wi-Fi Direct dos dispositivos é ativado e eles estão em proximidade, eles são capazes de se conectar usando um protocolo de rede P2P para compartilhar arquivos de forma direta.
Para fornecer maior segurança na troca de informações e arquivos, as conexões Wi-Fi Direct usam os protocolos “Wi-Fi Protected Setup” e “Wi-Fi Protected Acess” para que os dispositivos se identifiquem antes de permitir o acesso às informações um do outro.
Dessa forma, é possível configurar os dispositivos como pontos de acesso que dependem do uso de um PIN ou outra forma de identificação.
Como usar o Wi-Fi Direct?
Para usar o Wi-Fi Direct nos seus dispositivos e compartilhar arquivos são necessários, basicamente, dois procedimentos. O primeiro é ativar o Wi-Fi Direct para conectar os dispositivos. O segundo é o procedimento para compartilhar arquivos.
Vamos então ao passo a passo para realizar os dois procedimentos e usar o Wi-Fi Direct!
Como conectar os dispositivos via Wi-Fi Direct
Para apresentar o passo a passo de como conectar os dispositivos via Wi-Fi Direct, vamos usar como exemplo o procedimento em aparelhos Android. Porém, o procedimento é basicamente o mesmo em qualquer dispositivo:
- abra o aplicativo de “Configurações” do Android;
- acesse as opções de “Rede e Internet”;
- acesse as redes Wi-Fi disponíveis e clique em “Preferências de Wi-Fi”;
- acesse a opção “Avançado” e clique em “Wi-Fi Direct”;
- veja na lista os dispositivos compatíveis com o Wi-Fi Direct na sua proximidade e selecione com qual você quer se conectar.
Pronto! Agora você poderá compartilhar os arquivos que quiser entre os dispositivos!
Como compartilhar arquivos via Wi-Fi Direct
Com os dispositivos conectados siga os seguintes passos para enviar arquivos do Android para outros dispositivos:
- selecione o arquivo que deseja compartilhar para o outro dispositivo;
- selecione o ícone de “Compartilhar”;
- na lista de opções para compartilhamento do arquivo, procure pelo ícone do “Wi-Fi Direct”;
- selecione o dispositivo para o qual deseja enviar o arquivo.
Pronto! A transferência será automaticamente iniciada e basta esperar a conclusão.
Como compartilhar fotos e vídeos pelo Wi-Fi Direct?
Ao enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp, muitas vezes a qualidade dos arquivos não é mantida. Por isso, o Wi-Fi Direct é especialmente interessante se você precisa compartilhar fotos e vídeos em alta definição com o bônus de não precisar de conexão dos dispositivos com a internet.
O passo a passo para compartilhar fotos e vídeos pelo Wi-Fi Direct em smartphones é, basicamente, o mesmo para compartilhar qualquer arquivo. Após ativar o Wi-Fi Direct e conectar os dispositivos, basta seguir os passos:
- abra a galeria do aparelho;
- selecione os arquivos que deseja compartilhar;
- clique no ícone de “Compartilhar”;
- na lista de opções de compartilhamento, procure pelo ícone do “Wi-Fi Direct”;
- selecione o dispositivo para o qual deseja enviar o arquivo.
Pronto! Com isso, a transferência de arquivos será automaticamente iniciada e basta esperar a conclusão.
As conexões Wi-Fi Direct são uma das faces do progresso tecnológico que vivemos atualmente e que mantém a conexão entre milhões de dispositivos inteligentes. Nos próximos anos será cada vez mais comum executar ações básicas do nosso dia a dia com dispositivos integrados por redes Wi-Fi, Wi-Fi Direct e 5G.
Tudo isso faz parte do cenário da “Internet das Coisas”, que promete ser o próximo passo evolutivo na era das tecnologias digitais. E você? Já ouviu falar ou sabe o que é Internet das Coisas? Aproveite e confira nosso conteúdo para ficar por dentro de tudo sobre o assunto!
Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.