• Home
  • Artigos
  • A internet da Viasat é boa? Veja uma análise completa!

Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Descubra aqui se a internet da Viasat é boa! Veja uma análise completa

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Mulher pensando com o celular na mão

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2018, quase 15 mil domicílios no país não tinham acesso à internet. Por conta de dados chocantes como esse, a companhia Viasat ganha enorme importância.

Com a missão de viabilizar a conexão na web, a empresa Viasat, que tem mais de 30 anos de experiência em telecomunicações, traz o conhecimento aplicado em mais de 50 países para contribuir com o progresso de regiões afastadas no Brasil. 

O foco é proporcionar uma internet via satélite de qualidade para a população, mas você sabe como essa tecnologia funciona?

Neste artigo, vamos conhecer um pouco melhor sobre a internet via satélite e entender como a Viasat pode democratizar o acesso à informação. Confira!

Como a internet via satélite funciona na prática?

Embora muito se fale em relação à banda larga, nem todas as regiões do Brasil contam com a infraestrutura necessária para receber um cabeamento de fibra óptica, por exemplo. 

Com isso, a solução mais eficiente que os moradores de regiões afastadas dispõem é a internet via satélite, que distribui a conexão de internet a partir de antenas parabólicas.

De maneira geral, instala-se o modem mediante a um cabo curto que se conecta na antena parabólica, colocada na parte externa da residência ou empresa. 

O sinal do modem passa pelo cabo, é convertido em frequência de rádio e conduzido em questão de segundos para o satélite, fazendo uma jornada contínua de ida e volta.

Disponibilizar internet de ponta para regiões distantes é uma tarefa necessária, até mesmo para empoderar a população que precisa estudar, trabalhar e se divertir de alguma maneira. 

Além disso, conexões de internet como a da Viasat, por exemplo, apresentam menos equipamentos em solo, o que significa que o serviço oferecido falha com menos frequência do que outros, especialmente durante fenômenos climáticos.

Quais são as soluções promovidas pela Viasat?

Agora que você entendeu como funciona o sistema via satélite, obviamente que a decisão mais lógica é procurar empresas que contam com esse tipo de serviço para suprir suas necessidades, certo? 

Então, dê uma olhada abaixo no que a Viasat apresenta em termos de solução para residências, empresas e comunidades carentes.

Internet para residências e empresas

Se algum dia alguém disse para você que não tinha a possibilidade de ter internet onde mora, saiba que não é bem assim que funciona na prática, pois muitas das áreas periféricas ou integralmente rurais podem se conectar com qualidade. 

Os planos da Viasat são similares aos de uma internet para celular, tendo em vista que a disponibilidade de sinal é cobrada via franquia de dados. Veja as características de cada um: 

  • 10 MB — custa 299 reais por mês, tem 35 GB de franquia mensal e serve com tranquilidade para duas pessoas;
  • 25 MB — custa 599 reais por mês, tem 100 GB de franquia mensal, roteador Wi-Fi incluso e é ideal para quatro ou mais pessoais.

Em residências, por exemplo, os moradores podem desfrutar de um grande benefício dos planos que é o Modo Noite Livre, ou seja, das 2h às 7h da manhã as pessoas podem usar a internet livremente sem gastar o pacote de dados. 

Já as empresas, especificamente os pequenos comércios fora dos grandes centros, podem aproveitar a internet via satélite para ampliar as vendas, afinal, aplicativos de mensagens não descontam da franquia. 

Internet comunitária

Destinar uma internet de qualidade é mais do que oferecer um serviço, mas uma obrigação moral de diminuir a desigualdade e promover um acesso democrático à informação

Pensando nisso e até utilizando como base outros projetos realizados pelo mundo, a Viasat também contribui com o avanço de comunidades mais carentes, oferecendo internet de primeira linha a preços populares.

A internet comunitária é uma forma de proporcionar planos pré-pagos para que a população local tenha, pelo menos, o mínimo para se conectar e aproveitar todo o potencial que sites e aplicativos dispõem. 

Basicamente, a equipe da Viasat instala um aparelho de Wi-Fi em um ponto central, conveniado com algum comércio popular, e distribui o sinal para as pessoas que contratam o plano de dados. 

Por enquanto, existem dois pacotes especiais para quem deseja um serviço pré-pago: o primeiro por 1 dia, no valor de 4 reais e com 250 MB de franquia e o segundo por 1 semana, no valor de 12 reais e com 1 GB disponível. 

Nessa história, os moradores têm acesso a uma boa conexão e os comerciantes ganham destaque no bairro, de modo que isso cria uma publicidade positiva para os pequenos empresários.

O que deve considerar antes de contratar a Viasat?

Assim como qualquer decisão tomada na vida, devemos ponderar todos os fatores antes de escolhermos entre A e B, até para não agirmos na emoção e nos arrependermos depois, não é verdade? 

Portanto, trouxemos algumas dicas para você pensar e colocar suas particularidades em pauta, a fim de contratar um plano com consciência.

Analise o fator custo x benefício

A princípio, você precisa averiguar o estado do seu orçamento, no intuito de tomar cuidado com dívidas a longo prazo que possam comprometer suas finanças. 

Coloque no papel os preços dos planos, a taxa de instalação (300 reais cobrados apenas uma vez) e o quanto que você gasta de internet, até para ficar de olho e não extrapolar o limite da franquia antes da data de renovação. 

Identifique suas necessidades de consumo

A velocidade contratada dependerá muito do que você e sua família costuma fazer com a internet, isto é, quais são as suas preferências e como é o dia a dia da sua residência ou, até mesmo, empresa. 

Para quem trabalha como home office, por exemplo, o plano de 25 MB da Viasat proporciona cerca de 500 horas de videochamada, facilitando a vida até na questão de estudo online.

Pesquise a opinião de outras pessoas

Quando estamos indecisos em relação a algo, conversar com outras pessoas e verificar a opinião delas a respeito de uma decisão é muito relevante, isso porque é possível perceber coisas que, talvez, não tínhamos identificado antes. 

Converse com familiares, vizinhos e demais conhecidos que tenham internet da Viasat e veja o que eles acham, provavelmente terá mais sossego na hora de bater o martelo e contratar um plano.

Por fim, perceba que o serviço da Viasat veio para ficar e proporcionar um acesso à internet digno, de modo que as oportunidades sejam iguais e as pessoas consigam aprender mais, trabalhar com qualidade e se divertir bastante. 

Você curtiu o texto e encontrou o que procurava? Fale com nossos especialistas e tire mais suas dúvidas sobre a Viasat!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.