Dicas
Leitura 4 min

Tipos de tomada: conheça os modelos Brasil e Internacionais

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

foto de cima: 5 cabos de energia, sendo 1 verde e 4 brancos em volta de uma tomada

Os tipos de tomadas usadas no Brasil e em outros países ainda são motivo de discussão e dúvidas, especialmente entre pessoas que estão programando uma viagem internacional ou querem comprar um produto eletrônico importado.

De fato, os modelos de tomadas usados no Brasil, nos Estados Unidos (EUA), na União Europeia (EU), no Reino Unido (UK) e em outros países são diferentes entre si e ainda não existe um padrão universal de tomadas para todos os países. 

Porém, isso não será um problema se você conhecer os tipos de plug de tomadas usados em cada um. Assim, você saberá se e qual adaptador de tomada pode ser necessário comprar para uma viagem ou para usar um produto importado.

Então, nos próximos tópicos apresentamos os tipos de tomadas usadas no Brasil e em outros países que usam padrões diferentes do nosso. Confira!

Modelos de tomadas

Atualmente existem mais de 15 modelos de tomadas usadas como padrão em diferentes países. Os modelos são classificados e identificados pelas letras do alfabeto, que vão de “A” a “O”.

Isso aconteceu porque desde o final do século XIX, quando as exportações de produtos eletrônicos começaram a aumentar de forma crescente, nunca houve uma preocupação internacional em adotar um padrão universal.

Com isso, cada país acabou adotando um padrão próprio e com o fluxo de importação e exportação, nem sempre o tipo de tomada de um produto que compramos é o mesmo dos plugs fabricados no nosso país.

Assim, conhecer os modelos é importante para saber quando será necessário comprar um adaptador e qual tipo de plug de tomada o adaptador deve ter.

Tipos de tomadas no Brasil

Em 1998 foi publicada a norma ABNT NBR 14136, que determinou a mudança do padrão de tomadas a serem utilizadas no Brasil. Além de padronizar a fabricação dos plugs de tomada do país, a norma também teve como objetivo aumentar a segurança no uso de equipamentos eletrônicos dado o grande número de acidentes domésticos causados por choques elétricos.

Porém, foi somente em 2011 que o Brasil finalizou o seu período de transição para adotar um único modelo de tomada padrão em todo o território nacional. Desde então, todos os produtos fabricados no país devem usar o tipo de tomada “N”, de três pinos com 4 milímetros (correntes de até 10A) ou 4,8 milímetros (correntes de até 20A) de espessura.

Dessa forma, hoje as tomadas “N” são as mais encontradas no Brasil, contudo, ainda encontramos muitos produtos antigos ou importados que têm tomadas com os padrões de outros países.

Tipos de tomadas EUA

Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, são adotados como padrão os modelos de tomadas dos tipos “A” e “B”, caracterizados pelos dois pinos achatados, que também são muito utilizados no Japão e Coréia do Sul, com pequenas diferenças no tamanho dos pinos.

Em geral, usar esse tipo de tomada não é um problema para os brasileiros devido à alta importação de produtos eletrônicos dos Estados Unidos para o Brasil. 

Logo, se você planeja uma viagem para os EUA, ou está aguardando um produto importado, facilmente encontrará adaptadores para os tipos de tomadas “A” e “B”.

Tipos de tomadas EU

Embora os países da União Europeia ainda não tenham adotado um único modelo de tomada padrão, a maior parte dos países do continente usam tomadas dos tipos “C” e “F”, caracterizados pelos dois pinos redondos.

No entanto, alguns países utilizam modelos diferentes, por isso é muito importante ficar atento. 

Por exemplo, na França, Bélgica, Polônia e República Tcheca, o modelo de tomada padrão é o “E”. Já na Suíça, a tomada de tipo “J” é usada como padrão nacional, na Dinamarca, usa-se a tomada de tipo “K”, e na Itália usa-se a tomada de tipo “L”.

Tipos de tomadas UK

Embora sejam parte da Europa, os países do Reino Unido usam um modelo de tomadas diferente como padrão nacional. Atualmente, em todo o Reino Unido e na Escócia o padrão adotado é o de tomadas do tipo “G”.

Antigamente, porém, o padrão britânico era o “D”, que ainda é muito utilizado na Índia e Nepal.

Vai viajar para o exterior? Use o roaming internacional da sua operadora para economizar em ligações!

Dicas para usar diferentes tipos de tomadas

Para encerrar o conteúdo, apresentamos a seguir três dicas essenciais de se seguir ao utilizar diferentes tipos de tomadas:

  1. antes de conectar um aparelho à tomada, certifique-se de que a voltagem é apropriada, pois, cada país utiliza uma voltagem diferente que varia de 100 a 240 volts e um descuido pode danificar ou até mesmo estragar o aparelho;
  2. jamais sobrecarregue uma tomada conectando vários aparelhos simultaneamente, mesmo utilizando um adaptador com mais de uma conexão, pois, aparelhos que exigem muita potência vão sobrecarregar e podem danificar a instalação elétrica;
  3. uma forma de evitar problemas com os plugs de tomadas de padrões diferentes durante viagens é comprar um adaptador universal e fazer alguns testes com os seus aparelhos para se certificar de que não terá problemas.

Se você fez a leitura de todo o conteúdo até aqui, não vai mais se preocupar em descobrir quais os tipos de tomadas usadas no Brasil e em outros países. Então, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes?! Assim você colabora ajudando outras pessoas com as mesmas dúvidas que você!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/tipos-de-tomadas
4.641