• Home
  • Artigos
  • Tipos de internet banda larga: conheça as 5 mais comuns
Internet
Leitura 7 min

Tipos de internet banda larga: conheça as 5 mais comuns

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

arte simbolizando transmissão de dados pela internet

Desde o surgimento da conexão de banda larga, muitas soluções começaram a ser desenvolvidas e inseridas no mercado. ADSL, cabo, fibra ótica, satélite, rádio: esses são os tipos de internet mais comuns oferecidos pelas operadoras no país. Mas você sabe quais são as principais características, vantagens e desvantagens de cada um delas?

Como cada tecnologia possui suas particularidades, criamos este conteúdo para ajudá-lo a conhecer melhor todas as opções a fim de escolher a banda larga ideal. Acompanhe!

Conheça os melhores planos de internet!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

1. ADSL

A Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL), ou Linha Digital Assimétrica para Assinante em português, foi um dos tipos de conexão de internet mais usados no Brasil nos anos 2000. No entanto, com a chegada de tecnologias cada vez mais avançadas, ela acabou perdendo espaço no mercado com o passar do tempo. 

A internet ADSL usa a linha telefônica para transferir digitalmente, e em alta velocidade, os pacotes de dados. Como é uma transmissão que acontece de modo assimétrico, a tendência é que a velocidade da troca de informações entre os dispositivos e a rede não seja igual. Na prática isso quer dizer que o download (recebimento de dados) será mais rápido que o upload (envio de dados).

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da internet ADSL:

Vantagens

Desvantagens

É uma tecnologia que está disponível em boa parte das cidades do país, o que facilita o acesso a internet.

Velocidades de download maiores que de upload. Com isso, a qualidade de jogos online e o carregamento de vídeos podem são ações que podem ser prejudicadas.

Não compromete o uso da linha telefônica residencial.

Em horários de pico é natural que a conexão fique mais lenta devido ao número de usuários acessando a  rede ao mesmo tempo.

2. Internet a cabo

Considerado um dos tipos de internet mais comuns no país, a internet a cabo recebe esse nome por utilizar o cabo coaxial para levar os dados disponibilizados pelas operadoras nos postes das ruas até a casa dos usuários. Ao contrário da ADSL, essa conexão é considerada simétrica, ou seja, as velocidades de download e upload tendem a ser iguais. Além disso, a estrutura de instalação não é atrelada à linha telefônica, mas sim ao cabeamento de televisão.

Por essa razão, é muito comum que operadoras de telefonia que oferecem TV a cabo também contem com serviços de internet a cabo em seu portfólio. Assim, o cliente tem a oportunidade de adquirir um plano combo e pagar mais barato para ter acesso à banda larga e TV por assinatura. Portanto, essa pode ser uma ótima opção para quem procura economizar, mas deseja navegar na web e assistir canais fechados. 

Vantagens

Desvantagens

Oferece boas velocidades de upload e download, o que facilita a vida de quem costuma fazer ligações de vídeo ou gosta de jogar online, por exemplo.

Como a rede de cabos é compartilhada entre todos os moradores de uma região, pode haver instabilidade do sinal em horários de pico, como final da tarde e fins de semana.

Possibilidade de contratar o serviço de TV por assinatura juntamente com a internet pagando menos.

A qualidade do sinal de internet que chega até a residência pode sofrer interferência caso a fiação no local seja muito antiga.

3. Fibra óptica

Se você busca internet de qualidade, sem dúvidas a fibra óptica é a que mais se destaca nessa lista. Por ser uma tecnologia de alta performance, ela oferece ao usuário uma excelente experiência de navegação, tanto do ponto de vista de velocidade quanto de qualidade da conexão. 

E por que isso acontece? Porque diferente das modalidades anteriores, que usam a eletricidade para fazer o envio dos dados, a fibra óptica utiliza a luz. Com isso, a velocidade de transmissão acaba sendo muito maior quando comparada a qualquer outra banda larga. E como o material utilizado nos cabos não é o cobre, mas sim o vidro, a tendência é que haja menor interferência de ondas eletromagnéticas, preservando assim a qualidade do sinal.

Conheça as principais vantagens e desvantagens da internet de fibra ótica.

Vantagens

Desvantagens

Velocidade de download e upload superiores à conexões ADSL e a cabo. Por isso, é ideal para quem curte assistir filmes e séries na Netflix, por exemplo.

Como requer a implementação de uma estrutura muito específica e de alto custo, ainda não está disponível em todas as cidades do país.

Por não estar sujeito a oxidação, como acontece com o cobre, a fibra óptica possui durabilidade e resistência maiores.

O preço para adquirir o serviço pode ser mais alto comparado ao internet a cabo.

4. Via rádio

A internet via rádio é uma conexão que utiliza as ondas de radiofrequência para emitir o sinal de internet até os computadores. Como a transmissão acontece por meio de ondas, ela não exige a instalação de cabos, o que acaba facilitando o acesso ao serviço. 

Um dos principais pontos positivos da internet via rádio é a abrangência da sua cobertura. Justamente por não depender de fios, mas sim de antenas, é possível que o sinal chegue até locais mais afastados dos centros urbanos, como em fazendas, por exemplo. 

Veja a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens da conexão via rádio.

Vantagens

Desvantagens

Abrangência da área de cobertura, chegando a locais mais distantes (áreas rurais, bairros mais afastados, etc).

Como a transmissão acontece via ondas de rádio, o sinal pode sofrer com interferências em casos de ventos fortes, tempestades e céu nublado, por exemplo.

Facilidade de instalação por não precisar de fios ou cabos no local da instalação.

Requer que a estrutura oferecida pelo provedor (torre e antena) seja de qualidade para que a internet funcione bem.

5. Via satélite

A internet via satélite, assim como a conexão por rádio, é uma opção que não exige nenhum tipo de cabeamento para seu funcionamento. Dessa forma, é possível que o sinal chegue a locais mais afastados e onde não é possível usar opções que exigem uma estrutura com fios, como em zonas rurais ou em alto mar.

Esse é um dos tipos de internet que proporciona uma alta taxa de transferência de dados e a comunicação é feita do computador do usuário para o satélite e do satélite para o servidor da operadora. Portanto, é necessário que você adquira uma antena, semelhante a uma antena parabólica, para conseguir ter acesso ao serviço. 

Confira as vantagens e desvantagens de usar a internet via satélite.

Vantagens

Desvantagens

Ampla capacidade de alcance por não exigir a instalação de cabos para o seu funcionamento.

Devido a distância entre o satélite (que emite o sinal) e o computador (que recebe o sinal), atividades que exigem trocas muito rápidas de dados, como streaming de jogos, podem ser prejudicadas.

Altas taxas de download.

É necessário que o usuário adquira uma antena para ter acesso ao serviço.

Como foi possível perceber, existem muitas opções de conexão para quem deseja ficar sempre conectado e curtir seus filmes, séries, jogos e programas favoritos. Para escolher a ideal para você, lembre-se que é importante considerar o número de moradores, o perfil de consumo dos usuários e o custo-benefício de cada pacote.  

Agora que você já conhece os cinco tipos de internet banda larga mais comuns no Brasil, que tal dar uma olhada em alguns planos de internet das principais operadoras do Brasil? O Portal de Planos reúne as melhores alternativas para que você consiga escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre a autora
artigos/tipos-de-internet
4.880