Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Meu telefone fixo parou de funcionar. O que devo fazer?

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Mulher irritada com o telefone fixo

Apesar de muitas pessoas já não usarem mais o telefone fixo, é fato que quem ainda usa pode acabar se deparando com alguns problemas típicos. Se você ainda faz uso constante do aparelho, pode estar se perguntando “meu telefone fixo parou de funcionar, e agora?” e outras questões. 

Por isso, trouxemos este artigo te ensinando a resolver vários problemas no telefone fixo! Vamos lá?

Meu telefone fixo está mudo. O que fazer?

Um dos problemas mais comuns em telefones fixos é que eles podem ficar mudos de uma hora para a outra. Se o seu telefone fixo está sem som, saiba que podem haver vários motivos para isso.

Então, confira nos próximos tópicos o que fazer caso o seu telefone fixo esteja mudo!

Telefone fixo mudo

Caso o seu telefone fixo esteja sem som durante (ou também fora) das chamadas telefônicas, a primeira alternativa de solução é fazer um reset no aparelho.

Para isso, é necessário retirar a bateria do telefone e colocá-la de volta. Nesse momento, devem aparecer algumas opções no menu do telefone, que é controlado pelas teclas do mesmo. Dentre essas opções, estará o reset ou o registro, que exigirá alguns dados.

Caso isso não resolva o problema, você também pode entrar em contato com a Intelbras. e pedir por uma visita técnica.

Telefone fixo mudo: Vivo

Seu telefone fixo da Vivo está mudo? No caso de um telefone fixo mudo ligado à rede da Vivo, isso provavelmente se deve a defeito na linha telefônica.

Sendo assim, a solução mais simples é entrar em contato diretamente com a empresa e agendar uma visita ou pedir ajuda a um atendente. Afinal, com a ajuda de um profissional que já está acostumado a lidar com esses casos, é mais fácil resolver o problema sem correr o risco de acabar estragando o seu telefone.

Você pode entrar em contato com a Vivo pelo celular ou através do site, no chat Vivo. Além disso, a empresa também disponibiliza um plano de manutenção mensal de telefone fixo, que ajuda muito a evitar esse tipo de problema!

Meu telefone fixo não está funcionando. E agora?

Um dos problemas mais comuns de quem faz uso da telefonia fixa é: meu telefone fixo não está funcionando.  Apesar de um dos problemas no telefone fixo mais comuns serem a falta de som, existem vários outros problemas. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar nessa missão!

Linha estática

A linha estática costuma acontecer em lugares onde há mais de um telefone fixo ligado à mesma linha. Nesses casos, é preciso desconectar tudo o que estiver conectado à linha: telefones, secretarias eletrônicas, roteadores e computadores. Após desconectar cada telefone, ouça e identifique que a linha ainda está estática. Quando um deles não estiver mais estático, está identificada a fonte do problema!

Ao descobrir qual aparelho está causando isso, teste-o em outra tomada. Se o problema desaparecer, mantenha a tomada original sem nenhum telefone, pois o causador da estática não é o aparelho.

Caso o problema persista mesmo com o telefone ligado em outra tomada, alterne o canal até encontrar um sem interferência. Se isso também não ajudar, o causador do problema pode ser o excesso de linhas conectadas à mesma rede. Nesse último caso, será necessário interromper o uso de alguns telefones ou considerar a possibilidade de fazer um upgrade no seu plano.

Telefone sem som de discagem

Quando um telefone fixo não disca, é muito provável que o problema esteja sendo causado pelo cabo: ele pode estar quebrado ou com mau-contato. Por isso, antes de descartar o telefone ou agendar uma visita técnica, tente conectá-lo a outro cabo.

Caso o som de discagem não volte mesmo com o telefone conectado a um cabo diferente, é hora de trocá-lo.

Telefone fixo sem sinal

Este é um dos problemas mais comuns e, felizmente, também um dos mais fáceis de se resolver: se o telefone fixo está sem sinal, tente deixá-lo desligado da tomada por um tempo.

Caso isso não resolva o problema, tente fazer o mesmo com o cabo de linha do telefone.

Se mesmo realizando os dois processos acima o sinal do seu telefone fixo não voltar, confira se o cabo está com defeito, quebrado ou conectado da maneira incorreta. Caso esteja tudo certo, esse problema provavelmente não está no seu telefone, e sim na rede!

É comum que a rede tenha problemas, principalmente durante tempestades ou manutenções, o que pode ter afetado a sua região. Por isso, é provável que o seu telefone volte ao normal após algum tempo. Caso contrário, ligue para a central de atendimento do seu provedor e agende uma visita técnica.

Para deixar sua casa ainda mais completa e conectada, saiba qual a melhor internet residencial para você e contrate o serviço ainda hoje!

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Bianca Broncher

Leitora assídua e redatora por amor à escrita, Bianca Broncher faz parte do time de redatores do Portal de Planos. Apaixonada por diferentes formas de comunicação, Bianca se dedica a escrever de maneira a agregar valor com seus conteúdos e ajudar as pessoas a entenderem até mesmo os conceitos mais técnicos em forma de uma história simples e intuitiva. Apesar de já ter escrito sobre diversos temas, têm se especializado na área de telecomunicações.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!