Dicas

Atualizado em

O que significa #TBT e #FBF? Descubra como usar agora mesmo!

Mulheres fazendo selfie

É normal que as pessoas passem muitas horas interagindo nas redes sociais, não é mesmo? Em muitas das publicações em redes como o Instagram e Twitter, é comum o uso das chamadas hashtags. Mas você sabe, por exemplo, o que significa tbt?

Se você é uma das pessoas que gosta de se manter conectado, mas ainda não sabe o que é tbt, fbf e outras expressões usadas em hashtags, não se preocupe, você veio ao lugar certo! 

Preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender o que são essas hashtags e como utilizar elas do jeito certo. 

Para isso, a seguir, esclarecemos algumas questões que despertam dúvidas, como o que é uma hashtag, o significado de tbt, o significado de fbf e quais são as melhores formas conhecidas de usar tbt e fbf nas redes sociais!

Então, não perca tempo e continue a leitura. Assim, você fica por dentro de uma das principais tendências em redes sociais!

TBT - Redes sociais

Qual o significado de uma hashtag? 

Enquanto “tag” é um termo que se refere a palavras-chave, as hashtags, popularmente conhecidas como “jogo da velha” no Brasil (#), normalmente são usadas para indicar algo que está acontecendo naquele momento.

Seu uso começou no Twitter e hoje, as hashtags são muito utilizadas em outras redes sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest, Google+ e Youtube. Além de gerar mais engajamento entre os usuários, as hashtags servem também para agrupar o conteúdo de publicações de acordo com o tema, assim como uma categoria em um site.

As hashtags, quando utilizadas em conjunto com uma palavra-chave ou frase, viram hiperlinks dentro do mundo online. Com isso, os usuários podem se conectar uns com os outros e visualizar todas as postagens feitas com a hashtag buscada.

Por exemplo, se você pesquisar no Instagram “#food”, irá encontrar vários conteúdos publicados sobre esse assunto, usando essa hashtag.

TBT - Hashtag no Instagram

O que significa TBT?

Você já deve ter observado às quintas-feiras que muitos dos seus contatos nas redes sociais postam fotos não tão recentes, utilizando a hashtag “#TBT”. 

Bom, primeiramente, para entender o que ela significa, vamos à tradução do termo. “TBT”, significa “Throwback Thursday”, que, traduzindo para o português, fica algo como “Quinta-feira do Regresso” ou “Quinta-feira da Nostalgia”.

Portanto, essa hashtag é usada às quintas-feiras nas redes sociais e, geralmente, vem acompanhada por uma foto do passado, trazendo lembranças que remetem a sentimentos de saudade ou a algo vintage (retrô ou clássico).

Um exemplo de uso da hashtag é postar uma foto de quando você era criança com seu animal de estimação, acompanhada da hashtag TBT na legenda (#TBT). Assim, ela é uma forma de incentivar que os usuários a aprendam um pouco mais sobre o passado uns dos outros.

Você pode utilizá-la e marcar outra pessoa com quem você tenha estado junto e relembrar esse momento com ela através da publicação!

O que significa FBF?

Para entender o que é FBF, primeiro vamos explicar o significado do termo.

O significado de FBF é “Flashback Friday, ou, na tradução para o português, algo como “Sexta-feira do Flashback”. Ela pode ser considerada um derivado ou até mesmo um complemento da hashtag TBT. Assim, os usuários têm mais uma chance de relembrar momentos especiais!

Logo, tbt e fbf têm significados parecidos, sendo #TBT uma hashtag para ser usada nas quintas-feiras e #FBF para ser usada nas sextas-feiras.

Então, se por um acaso você não quiser postar nada na quinta-feira com a hashtag TBT (#TBT) ― ou então se esquecer de postar alguma foto ou imagem antiga, você pode fazer isso na sexta usando a hashtag FBF (#FBF).

Boas práticas ao usar uma #Hashtag

Se você é novato nas redes sociais, ou não sabe exatamente como usar as hashtags, é importante ver as 3 simples dicas adiante para não pagar micos:

  • nunca utilize muitas palavras na mesma hashtag ― Por exemplo, “#fimdesemanacomafamílianapraiafoimaravilhoso”;
  • não crie uma hashtag para cada palavra ― Por exemplo, #esse #fim #de #semana #vai #ser #top #TBT;
  • use outra hashtag que tem a ver com o assunto do seu post ― Digamos, por exemplo, que você cortou o cabelo e postou a foto do novo visual, então poderá usar na descrição da foto algo como “#newhair”, “#looknovo” ou “#mudarfazbem”.

Usando as hashtags com sabedoria você não corre o risco de ser confuso ou incoerente e ainda pode gerar mais envolvimento dos seus seguidores!

Hashtags mais usadas em redes sociais

Você conseguiu perceber a importância de usar hashtags em suas publicações em redes sociais? Elas geram mais interatividades e podem atrair mais seguidores para o seu perfil. 

Por isso, buscamos quais são as 16 hashtags mais utilizadas nas redes sociais. Então fique ligado:

  • #instagood ― Mais de 712 milhões de publicações;
  • #summer ― Mais de 321 milhões de publicações;
  • #cute ― Mais de 407 milhões de publicações;
  • #follow ― Mais de 360 milhões de publicações;
  • #beautiful ― Mais de 449 milhões de publicações;
  • #brazilian ― Mais de 4 milhões de publicações;
  • #food ― Mais de 225 milhões de publicações;
  • #amazing ― Mais de 206 milhões de publicações;
  • #pretty ― Mais de 138 milhões de publicações;
  • #makeup ― Mais de 155 milhões de publicações;
  • #boyfriend ― Mais de 35 milhões de publicações;
  • #eurotrips ― Mais de 32 mil publicações;
  • #sunday ― Mais de 74 milhões de publicações;
  • #birthday ― Mais de 83 milhões de publicações;
  • #beach ― Mais de 171 milhões de publicações;
  • #love ― Mais de 1 bilhão de publicações.

Usando essas e outras hashtags, as chances da sua publicação ser encontrada por mais usuários aumenta muito! Por isso, o uso de hashtags, como TBT e FBF faz tanto sucesso entre os usuários.

Então, use a criatividade e aproveite as hashtags mais populares para se conectar e criar laços com outras pessoas nas redes. Dessa forma, a interação nas redes sociais fica ainda mais divertida!

Agora que você entendeu o que significa TBT e FBF e a importância das hashtags nas redes sociais conte para todos nos comentários o que achou do artigo! Assim, você aproveita para esclarecer alguma dúvida que possa ter ficado e ajuda a deixar nosso conteúdo ainda mais especial!

Perguntas Frequentes

🤔 O que é TBT?

🤷‍♀️ O que é FBF?

❓ Para que serve o uso de hashtags?