Hoje, ter os melhores celulares do mercado já não é o suficiente para quem curte tecnologias funcionais. Há dispositivos que se conectam ao smartphone para dar mais praticidade à vida das pessoas, oferecendo desde a visualização facilitada de notificações a medição de dados de saúde. É aí que entra o smartwatch.
Esses dispositivos móveis já caíram no gosto das pessoas. Mas qual smartwatch comprar e o que observar durante a aquisição? É sobre isso que falamos neste post. Confira!
Qual relógio smartwatch comprar?
Veja alguns modelos de smartwatch das principais marcas do mercado!
1. Apple Watch Series 7
O último lançamento em smartwatch da Apple veio para substituir o Series 6. Ele tem versões de 45 mm ou 41 mm, ou seja, um pouco maior que as anteriores. Sua tela de cristal oferece maior resistência à rachadura e tem classificação IP6X de resistência à poeira. Sua tela de retina sempre está ativa, mas sem gastar mais bateria por conta disso.
Veja algumas funcionalidades que vão além do básico no Apple Watch Series 7 e veja se é a escolha ideal na dúvida de qual smartwatch comprar:
- app Oxigênio no Sangue;
- app ECG;
- notificação de alterações na frequência cardíaca e ritmo irregular;
- SOS de Emergência;
- detecção de queda;
- possibilidade de pagamento por aproximação com o Apple Pay;
- recarga 33% mais rápida.
A Apple também tem outras versões do smartwatch, que inclusive podem ser encontrados com valores abaixo de R$ 2 mil. Mas lembre-se de que, quanto mais antigo o modelo, menos funcionalidades eles terão. Um exemplo evidente disso é que foi a partir do Series 6 que implementaram a mensuração do oxigênio no sangue.
2. Apple Watch SE
Assim como fez com os iPhones, a Apple lançou a versão SE para o Apple Watch. Ele promete ser até 2 vezes mais rápido que o Series 3 e tem tela 30% maior que essa versão de entrada do dispositivo. Os tamanhos vendidos são de 44 mm ou 40 mm.
As funcionalidades básicas estão todas lá, como a carteira, Siri, detecção de ruído prejudicial à sua audição, Busca de aparelhos, bússola, mapas, controle de câmera etc. Em comparação ao Series 7 em características especiais, por exemplo, ele fica devendo na medida de oxigenação do sangue e no eletrocardiograma.
Essa versão mais econômica não tem os acabamentos em aço inoxidável e titânio, nem cristal frontal mais resistente a quebra. As cores disponíveis não têm tanta variedade, e a tela tem menor qualidade (368 x 448 pixels contra 396 x 484 pixels do Series 7).
3. Galaxy Watch 4
Com versão de 44 mm, o Galaxy Watch 4 é elegante e tem design bem icônico. Diferentemente do Apple Watch, que é quadrado, os modelos da Samsung são redondos. A promessa desse dispositivo é que ele vai conhecer o usuário melhor do que ele próprio se conhece.
Veja o que ele oferece:
- sensor Samsung BioActive que mede a porcentagem de gordura corporal, massa muscular, água corporal etc.;
- contagem de passos;
- verificação de calorias;
- GPS;
- mensuração de ECG e pressão arterial, frequência e ritmo cardíacos com sensor de Fotopletismografia (PPG);
- monitor de sono com medição de oxigênio no sangue e padrões de ronco.
Uma grande diferença do Galaxy Watch 4 é que seu sistema operacional Wear OS Powered by Samsung acessa integralmente seus apps, conectando-se melhor aos celulares Galaxy.
4. Galaxy Watch Active 2
O Active 2 é uma versão mais simples de smartwatch da Samsung. Com tamanhos de 44 mm e 40 mm, tem acabamento em aço inoxidável ou alumínio. A tela é ampliada em relação ao modelo anterior, com borda sensível ao toque, e espessura de 1.4".
Entre as funcionalidades e características do Active 2, listamos:
- personalização da tela a partir de uma foto do seu visual;
- monitoramento programado ou automático de exercícios;
- monitoramento de estresse e exercícios de respiração;
- monitoramento da frequência cardíaca com 8 fotodiodos e alerta de alterações bruscas;
- resistente à água com classificação IP68;
- NFC, Bluetooth v5.0, memória de 4GB, velocidade do processador em 1.15 GHz, acelerômetro, barômetro, giroscópio, sensor de luz.
5. Amazfit GTS 2 Mini
Com tela AMOLED sempre ligada e design ultrafino, a Amazfit GT 2 mini é uma boa opção de qual smartwatch comprar. Para quem gosta de conectividade, é um modelo que tem Alexa embutida para facilitar o uso. Dá para pedir a configuração de timers, notificações na agenda e muito mais.
Na parte de esportes, são mais de 70 modalidades integradas, indoor ao ar livre. Contra com condições e zonas de frequência cardíaca, relatório de dados esportivos, controle de música durante o treino e assim por diante. A bateria de 220 mAh é uma de suas vantagens, pois pode durar até 2 semanas sem uma nova recarga.
Veja algumas funcionalidades e características:
- exercícios de respiração;
- câmera Bluetooth para controlar remotamente as fotos;
- relógio Pomodoro para melhor gestão de tempo; resistência à água até 5 ATM;
- Sistema de Avaliação de Saúde PAI;
- medição do nível de oxigênio do sangue;
- monitoramento de sono;
- 19,5 g2 de peso e espessura de 8,95 mm.
6. Huawei Watch GT 2
O modelo da Huawei promete ser a bateria de maior duração da categoria, graças ao chip wearable Kirin A1. Já pensou não precisar carregar seu smartwatch por 2 semanas? Para criar uma imagem sem moldura, o modelo tem uma face de vidro 3D.
Veja o que mais você encontra no Watch GR 2:
- acompanhamento de treino com sistemas de posicionamento precisos;
- chamada por Bluetooth;
- TruSeen 3.5 de alta precisão para monitorar a frequência cardíaca;
- TruRelax para monitoramento de estresse;
- TruSleep 2.o para rastreamento de sono;
- GPS integrado, resistente a água, memória de 4GB, bússola, barômetro, giroscópio, acelerômetro etc.
- modelos de 46 mm ou 42 mm.
7. Champion
Qual smartwatch barato comprar? Essa também é uma dúvida de muita gente que quer aproveitar os benefícios de um relógio inteligente sem pagar muito por isso. O Champion certamente deve entrar para a sua lista de opções. Nacional, ele é uma alternativa aos dispositivos não homologados pela Anatel, com valores na mesma faixa.
Até mesmo por conta disso, ele não oferece a mesma tecnologia de outras marcas grandes, como Apple e Samsung. Por exemplo, ele só é resistente a respingos de água e tem vidro acrílico, que pode se quebrar com maior facilidade. Os tamanhos são, geralmente, 37 mm x 43 mm.
Quais as vantagens de ter um smartwatch?
O smartwatch é um dispositivo bem funcional, que permite a sincronização com o celular. Isso significa que você tem muitas notificações no pulso, desde que o smartphone esteja conectado à internet em uma região próxima. É possível, por exemplo, visualizar mensagens do WhatsApp e, em alguns modelos, até respondê-las.
Alguns modelos também permitem que o usuário ouça músicas no Spotify ou Deezer sem ter o celular por perto. Isso é possível graças à conexão do aparelho a um chip virtual (ou eSIM), que você deve contratar a parte. Consulte a sua operadora a disponibilidade!
Mesmo sem internet e longe do celular, o smartwatch é bem útil para o usuário. Há até opções de aplicativo offline em que você baixa o conteúdo (por exemplo, algumas músicas do Spotify) para ouvir nos fones sem fio.
Para quem gosta de acessórios para compor um look, ter um relógio bonito e funcional também é uma excelente pedida. Muitos modelos, inclusive, oferecem a possibilidade de troca de pulseiras, com modelos em silicone, metal, tecido, entre outros. Observe essas oportunidades na hora da procura por qual smartwatch comprar.
Vale a pena comprar smartwatch em 2021?
Sim, vale muito a pena! Ainda mais quando se trata dos modelos mais atuais, que oferecem diversas funcionalidades para a sua saúde. Por mais que tenham custos maiores, é um investimento para quem pratica esportes, quer monitorar de perto algumas condições físicas e ter uma extensão do celular tão compacta, conectada ao braço.
Você já conhece as melhores marcas de relógio smartwatch e viu as funcionalidades dos principais modelos vendidos hoje. Então, para escolher o seu, avalie não só o preço, mas o custo-benefício da peça –– ou seja, se o valor realmente compensa pelas vantagens oferecidas.
Entre os fatores para escolher qual smartwatch comprar, considere também:
- tela: entre as opções estão a LED, OLED e AMOLED, que influenciam em questões como brilho, cor mais densa e preto mais profundo;
- resistência à água ou poeira: são tecnologias que deixam você mais despreocupado em relação ao uso;
- sensores: são a "cereja do bolo" dos smartwatches. Somente contar passos é algo que até aquelas pulseiras fitness fazem. Veja como o modelo monitora frequência cardíaca, dados do sono, ECG etc.;
- sistema operacional: e, por fim, o melhor celular que você tem aí no bolso deve ter grande importância na escolha do smartwatch. Isso porque um dispositivo Apple certamente se conectará melhor com a pulseira inteligente da mesma marca, por exemplo
Gostou das informações e já sabe qual smartwatch comprar? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais e ajude-os com essa escolha também!
Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.